A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Prémio LeYa 2022
DRCelso José da Costa, vencedor do Prémio LeYa 2022

Matemático brasileiro Celso José da Costa vence Prémio LeYA 2022

‘A Arte de Driblar Destinos’, assinada sob o pseudónimo Fagundes Andrade, foi escolhida por unanimidade. E é o romance de estreia do matemático de 73 anos.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O Prémio LeYa deste ano é atribuído por unanimidade ao romance de estreia do matemático brasileiro Celso José da Costa. Assinado sob o pseudónimo Fagundes Andrade, A Arte de Driblar Destinos segue um jovem, a sua vida e educação, em contextos nem sempre fáceis. O anúncio foi feito pelo grupo editorial esta quarta-feira, 26 de Outubro.

Nascido no estado do Paraná, Brasil, em 1949, o matemático Celso José da Costa, de 73 anos, é conhecido por ter descoberto a Superfície Costa (conhecida internacionalmente como Costa’s Surface), no âmbito do seu doutoramento no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, que completou em Dezembro de 1982, com uma tese na área da geometria diferencial. De acordo com o júri, o seu romance de estreia destaca-se por ser “uma saga familiar que reflecte muito bem, com ritmo e vivacidade, o mundo social do interior do Brasil”, o “forte pendor autobiográfico” da obra e “a forma como se organiza a estrutura romanesca e a limpidez da narrativa”.

Para esta edição, foram submetidos para avaliação 218 originais, oriundos de Portugal, Alemanha, Brasil, Espanha, Holanda, Inglaterra, Japão, Moçambique e Polónia. Além de Manuel Alegre, faziam parte do júri a escritora e poeta angolana Ana Paula Tavares; a jornalista, escritora e crítica literária portuguesa Isabel Lucas; o editor, jornalista e tradutor brasileiro Paulo Werneck (da revista literária Quatro, Cinco, Um); os professores Lourenço do Rosário, fundador e antigo reitor da Universidade Politécnica de Maputo, e José Carlos Seabra Pereira, da Universidade de Coimbra; e ainda o escritor português Nuno Júdice.

Com o valor de 50 mil euros, o Prémio LeYa é o maior prémio literário para romances inéditos em língua portuguesa, podendo concorrer autores sob pseudónimo. Atribuído pela primeira vez em 2008, ao romance O Rastro do Jaguar, do escritor brasileiro Murilo Carvalho, já premiou dez autores: Gabriela Ruivo Trindade foi a única mulher distinguida até ao momento, com o romance Uma Outra Voz, em 2013. Em 2010, 2016 e 2019, o galardão não foi atribuído por alegada “falta de qualidade” das obras candidatas, e foi suspenso em 2020 por causa da pandemia. Em 2021, o Prémio LeYa foi atribuído a José Carlos Barros, por As Pessoas Invisíveis, editado pela LeYa em Abril deste ano.

+ Estante Time Out: Livros, livrarias e apps para leitores

+ A edição de Outono da Time Out Lisboa já está nas bancas

Últimas notícias

    Publicidade