A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Museu da Lua chegou a Oeiras e há festa grátis durante quatro dias

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Há uma lua titânica em digressão pelo mundo. Durante quatro dias, poderá ser vista em Oeiras, que a recebe com programação cultural grátis nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal.

Os jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebem esta sexta-feira uma réplica da lua, com sete metros de diâmetro, construída a partir de imagens de satélite da superfície lunar, em alta resolução. Entre 5 e 8 de Julho, poderá visitar o Museu da Lua, projecto do artista britânico Luke Jerram, que anda em digressão pelo mundo, com várias luas, desde que foi lançado em 2017. A instalação é composta por uma fusão de imagens e iluminação lunar e complementada por uma banda sonora criada por outro britânico, o compositor Dan Jones. Além das visitas a este “museu”, o programa inclui apresentações do FameLab, leituras de ficção científica e concertos ao ar livre.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Oeiras e a Embaixada do Reino Unido, decorre no âmbito do Encontro Ciência 2019, que terá lugar de 8 a 10 de Julho, no Centro de Congressos de Lisboa, onde se destacará o 50.º aniversário da chegada do Homem à lua. “É um enorme orgulho poder colaborar com a Câmara Municipal de Oeiras para trazer a Portugal esta fantástica instalação artística”, afirma em comunicado Chris Sainty, o embaixador britânico em Portugal. “Esta Lua em Oeiras e a nossa participação no Encontro Ciência 2019, como país convidado, ilustram na perfeição as fortes relações bilaterais entre Portugal e o Reino Unido nas áreas da educação, cultura, ciência e inovação, que queremos aprofundar no futuro”, acrescenta ainda.

A inauguração do Museu da Lua está marcada para às 21.00 desta sexta-feira, 5 de Julho, seguindo-se um concerto de abertura às 21.30, pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro, que conta com Ana Maria Teixeira ao piano, Bárbara Barradas como soprano e Pedro Rodrigues como tenor.

No dia seguinte, 6 de Julho, a réplica da lua poderá ser vista nos jardins do Palácio Marquês de Pombal entre as 10.00 e as 00.00. A partir das 15.00, Marta Cunha, participante na edição de 2019 do concurso de comunicação FameLab, irá fazer uma apresentação sobre clonagem, a que se seguirá uma conversa sobre a origem da lua, por Hugo Bettencourt, participante na edição de 2017. Mais tarde, às 19.00, Mariana Soares e Manuela Fonseca vão sentar-se ao piano, para um recital a quatro mãos, conduzido pelo maestro José Soares.

Ainda no sábado, pelas 21.00, poderá sentar-se nos jardins a ouvir um conto de ficção científica, sobre como seria a colonização da lua com a tecnologia dos anos 60. Da autoria de João Barreiros, será lido a três vozes, pelo próprio e por Carlos Silva e Cristina Alves, da Imaginauta, projecto de promoção da ficção especulativa produzida em Portugal e em português. A partir das 22.00, o DJ Pedro Brito toma as rédeas da festa, com música pop britânica.

No domingo, 7 de Julho, as visitas livres decorrem durante o mesmo período de tempo. Às 15.00, Marta Cunha e Hugo Bettencourt voltam com apresentações, desta vez sobre ser “cabeça na lua” e universos infinitos, respectivamente. O dia encerra com um concerto, às 21.30, de The Peakles, uma banda de tributo aos Beatles. Já na segunda-feira, 8 de Julho, o Museu da Lua despede-se de Portugal com visitas livres entre as 10.00 e as 17.00.

“Para a Câmara Municipal de Oeiras é muito importante acolher um evento destas dimensões, que alia a ciência à cultura” afirma em comunicado Isaltino Morais, presidente da autarquia. “No âmbito do programa Oeiras Valley, lançaremos nos próximos meses a estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas, a da educação e sociedade, a da inovação, e a da internacionalização. Em 2020, vamos organizar o primeiro festival internacional da ciência, Oeiras Valley Festival de Ciência.”

Jardins do Palácio Marquês de Pombal. De 5 a 8 de Julho. Sex 21.00-00.00, Sáb-Dom 10.00-00.00 e Seg 10.00-17.00. Entrada livre.

+ Os melhores sítios para ver as estrelas em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade