A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Villa Sousa em 2019
HGS | Villa Sousa em 2019

O Valmor que foi com as couves

O Rossio na Betesga #12 – Toda a cidade em pequenas curiosidades

Helena Galvão Soares
Escrito por
Helena Galvão Soares
Publicidade

Nos antigos (e enormes) jardins da antiga Villa Sousa está agora uma belíssima horta de couves galegas, viçosas e muito bem alinhadas – uma séria candidata a Mais Bonita Horta da Cidade, se tal galardão existisse. Já do palacete, pouco mais resta do que a fachada com um elegante torreão e as paredes laterais, que permitem ter uma ideia da dimensão do edifício original. Quem passa por ali, naturalmente interroga-se: o que seria isto?

A Villa Sousa, também conhecida como Palacete na Alameda das Linhas de Torres, foi encomendada pelo banqueiro José Carreira de Sousa ao arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior, sendo reconhecíveis na fachada elementos característicos das obras deste arquitecto, como os arcos de volta perfeita. Construída em 1911, foi distinguida com o Prémio Valmor de 1912.

A Villa Sousa em 1912
Joshua Benoliel/ Arquivo Fotográfico de Lisboa | A Villa Sousa em 1912

Embora não haja muita informação sobre o edifício, diz-nos o site Património Cultural que em 1981 se encontrava em vias de demolição e que em 1987 já se encontrava em ruínas; em 2003 já só restava a fachada.

+ O Rossio na Betesga #11: onde as ruas têm dois nomes

O Rossio na Betesga #10: de 'mamarracho' a 'Franjinhas'

Mais de City Identity

    Últimas notícias

      Publicidade