A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Observatório Astronómico de Lisboa abre portas para uma noite grátis

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Este ano, comemora-se o centenário do eclipse solar total de 1919 e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço propõe observações com telescópios, visitas guiadas e uma palestra dedicada ao lado brilhante do Universo. O programa de festas está marcado para esta sexta-feira, 6 de Setembro, a partir das 21.30, no Observatório Astronómico de Lisboa.

No dia 29 de Maio de 1919, observou-se um eclipse total de relevância história, com quase sete minutos de duração. Graças a fotografias tiradas ao fenómeno, foi possível confirmar uma das previsões da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Um século depois, a nossa visão do Universo é consideravelmente mais vasta. O astrónomo americano Edwin Hubble mostrou entretanto que a nossa galáxia é apenas uma num imenso oceano cósmico povoado por outras galáxias. Para celebrar o eclipse, mas também todo o progresso científico feito até agora, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço abre as portas do Observatório Astronómico de Lisboa, a 6 de Setembro, para uma palestra sobre “O Lado Brilhante do Universo”, às 21.30, seguindo-se mais actividades grátis para toda a família.

“O que sabemos hoje sobre estas ilhas de luz, que em vastos grupos se distribuem pelo espaço até onde os instrumentos astronómicos alcançam? Como se formaram as galáxias e qual foi a sua história vivida em conjunto? Terminaremos o ciclo “100 anos de espaço-tempo” com uma viagem a este lado brilhante do Universo”, lê-se em comunicado de imprensa.

O evento – parte da exposição “E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse”, enquadrada no projecto Eddington @ Sundy: 100 anos depois – arranca às 21.30, com uma palestra de José Afonso, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Seguem-se três visitas guiadas (às 23.00, às 23.30 e às 00.00), mediante inscrição prévia no local, e observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, das 21.30 às 00.30.

Todas as actividades são gratuitas, mas a participação na palestra está limitada ao número de lugares disponíveis.

+ Os melhores sítios para ver as estrelas em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade