A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
A pride celebration in Turkey
Photograph: canyalcin / shutterstock.com

Portugal verde no mapa arco-íris 2020

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

Segundo os últimos dados lançados pela ILGA europeia, Portugal está na zona verde dos países do Rainbow Map, um ranking europeu em função das leis e políticas de igualdade LGBTI.

Mapa arco-iris
DR

Com 66%, Portugal tem a mesma classificação do Reino Unido e Finlândia, mas é ultrapassado por Malta (89%), Bélgica e Luxemburgo (73%), Dinamarca e Noruega (68%) e por Espanha (67%). A Turquia (com 4%) e o Azerbaijão (2%) são os países com pior classificação no ranking.

Portugal desceu 1% em relação ao ano interior, o que de acordo com a ILGA Portugal pode significar um “retrocesso no reconhecimento legal de direitos das pessoas LGBTI em várias regiões do continente”.

A associação considera que a “Europa está globalmente melhor que em 2012, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, escrevem.

De acordo com os resultados do inquérito também agora lançado pela Agência para os Direitos Fundamentais da União Europeia, 68% dos portugueses que responderam consideram que o preconceito e intolerância desceu nos últimos 5 anos em Portugal. Ainda assim, mais de metade (57%) dizem evitar “frequentemente ou sempre” andar na rua de mãos dadas com o parceiro do mesmo sexo.

+ Leia a Time In desta semana grátis

Últimas notícias

    Publicidade