A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Quase um ano depois, Praça do Martim Moniz reabre vazia

Sebastião Almeida
Escrito por
Sebastião Almeida
Publicidade

Praça no centro de Lisboa reabriu ao público depois de câmara ter rejeitado projecto que previa a instalação de contentores comerciais. Concurso para requalificação do local será lançado em breve.

Os tapumes que vedavam o acesso à Praça do Martim Moniz começaram a ser retirados durante a noite de segunda-feira. Passado quase um ano de terem sido colocados para dar início ao projecto que previa a instalação de contentores naquele espaço, o plano acabou por ser abandonado pela câmara, depois da contestação das forças políticas da oposição, dos moradores, de movimentos de cidadãos e da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Nesta terça-feira de manhã ainda era possível ver a estrutura que ladeava a praça a ser removida. A obra que previa a criação de uma área comercial com cerca de 30 a 50 lojas chegou a iniciar-se, tendo sido transportado para o local um contentor-modelo e instaladas as fundações para as estruturas metálicas. Mas os tapumes foram vandalizados e foi aí que os problemas com o lixo, o tráfico e o consumo de droga aumentaram. E com tudo isso veio a insegurança.

Daniel Miguinhas, 61 anos, é morador na zona há três. Desde que as obras começaram diz que se assistiu a um agravamento da situação no Martim Moniz. A sua janela dá para a praça e é de lá que diz ter assistido muitas vezes “a bebedeiras, roubos e zaragatas”, dentro e fora da zona vedada. O morador aponta que os quiosques anteriormente instalados não cumpriam com os horários de fecho, mas que, de certa forma, amenizavam o que “sempre se passou ali”.

O espaço reabriu ao público sem os quiosques que estavam no local antes do começo das obras
Fotografia: Inês Félix

Em Julho, a autarquia anunciou que o projecto entregue à empresa concessionária Moonbrigade Lda. não iria avançar e que seria lançado um concurso de ideias para a requalificação do espaço até ao final do ano. Fernando Medina, presidente da câmara, disse que os tapumes começariam a ser removidos em Setembro, mas tal só aconteceu agora. Entretanto, fruto das queixas de moradores e comerciantes, o município decidiu avançar com obras de preservação do espaço, melhorando a iluminação circundante e plantando novas árvores e plantas nos canteiros da praça.

Apesar das transformações iniciadas pelo executivo, Manuela Costa, 44 anos, residente e dona de um dos quiosques de jornais que circundam a praça, não se mostra satisfeita com a situação de abandono a que a praça foi votada. “O Martim Moniz agora não tem nada”, lamenta. “Vai haver traficantes, drogas. Acho que ficará pior”. A comerciante refere que quando os quiosques e bares estavam na praça havia movimento e que os donos não deixavam que algumas das situações de insalubridade e de tráfico e consumo de droga ocorressem. No futuro, gostaria que o espaço viesse a ser um jardim, apesar de o antever difícil.

A câmara iniciou trabalhos de preservação do espaço e plantou novas árvores e plantas nos canteiros da praça
Fotografia: Inês Félix

Miguel Coelho, presidente da junta de Santa Maria Maior, espera agora que a câmara ponha em marcha o concurso para um novo projecto, algo “que será para breve”, e mostra-se disponível para participar no processo. “Sabemos o que queremos para ali. Queremos uma solução feliz para a praça, tendo como base um jardim com zonas de lazer para as famílias e para as comunidades que habitam o território”, disse. À Time Out, lembrou que aquele território não poderá ser um “espaço comercial e de diversão nocturna, como o era anteriormente e que muitos problemas causou aos moradores”. 

+ Os argumentos da discussão sobre o Martim Moniz

Últimas notícias

    Publicidade