[title]
A “Posso ir?” nasceu no início da quarentena, no âmbito da plataforma Tech4Covid19, para garantir o respeito pelas normas de distanciamento social, sobretudo nas superfícies comerciais, susceptíveis a congestionamentos nas entradas. Com base em dados fornecidos pelas empresas e pelos próprios consumidores, é possível saber o estado da afluência a supermercados, farmácias e outros espaços públicos em tempo real. E em breve será também possível saber se vale a pena arriscar a deslocação a uma determinada praia.
À semelhança da “Info Praia”, lançada pela Agência Portuguesa do Ambiente, esta também inclui informações fornecidas pelos concessionários. Mas a estes dados juntam-se os que chegam, em tempo real, através dos próprios banhistas, que se podem voluntariar para ajudar ao criarem uma conta de Gestor de Espaço. Com este perfil, é possível reportar dados de ocupação através da app, do backoffice da plataforma ou do sistema IVR (resposta a chamada automática).
A aplicação, gratuita, que está disponível para sistemas Android (através do Google Play) e iOS (através da App Store), inclui 45 mil estabelecimentos comerciais e mais de 600 praias em Portugal Continental e nas ilhas.
+ Mergulhos na água e apanhar sol na toalha? Sim, mas à distância