A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços
Câmara Municipal do SeixalFábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

Seixal vai acolher conferência internacional do património

A Big Stuff, que se realiza em Setembro, promove o encontro de especialistas nacionais e internacionais em torno da salvaguarda do património de grandes dimensões.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A conferência internacional Big Stuff prepara-se para promover, mais uma vez, a partilha entre especialistas de todo o mundo. A 8.ª edição desta iniciativa, que se dedica à conservação e salvaguarda do património industrial e tecnológico de grandes dimensões, vai realizar-se no Seixal, em formato híbrido, presencial e online, entre os dias 28 e 29 de Setembro.

“É com orgulho e sentido de responsabilidade que o concelho do Seixal acolhe esta conferência que reúne especialistas nacionais e internacionais em torno de um tema relevante como é o da salvaguarda do nosso património industrial”, afirma o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.

Co-organizada pela autarquia, através do Ecomuseu Municipal do Seixal, e pelo Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, esta edição vai privilegiar os seguintes tópicos de discussão: “Processos de conservação do património industrial in situ”, “Experiências e metodologias para a conservação operacional de objectos industriais”, “Agentes e processos de salvaguarda e conservação” e “Formação de profissionais na conservação do património industrial e tecnológico”.

Em foco, vai estar ainda a Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, um sítio patrimonial pós-industrial, localizado em Corroios. Parte do Ecomuseu Municipal do Seixal desde 2001, a fábrica foi classificada em 2012 como monumento de interesse público. Para salvaguarda do seu património imóvel, móvel e integrado, a Câmara Municipal promoveu o seu processo de musealização in situ. Actualmente, é também objecto de um Plano de Valorização da Biodiversidade (2021-2022), decorrente de um protocolo entre a autarquia e a Associação Vita Nativa – Projeto Brama, do qual resulta oferta de actividades regulares de interpretação e conhecimento sobre a biodiversidade local, bem como de acções de voluntariado ambiental.

O programa completo ainda não está disponível, mas já estão abertas as inscrições para especialistas, que devem submeter as suas comunicações através de formulário online até 5 de Fevereiro. Segundo o comunicado, o comité científico deve dar o seu parecer até 12 de Março.

+ Palácio Nacional de Sintra redescobre galeria única do século XVI

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade