A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Slowdive tocam no Lisboa Ao Vivo

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Os Slowdive foram uma das maiores bandas de shoegaze dos 90s. Calaram-se cedo, mas regressaram em 2014, depois de duas décadas de silêncio. Quinta-feira dão o primeiro concerto em Lisboa.

"Barulhinho bom" não é só um disco de Marisa Monte de 1996. É o que muita gente faz. Foi o que os Slowdive fizeram entre 1989 e 1995. E o que voltaram a fazer desde que se reuniram em 2014. Ao contrário de uns e outros que se reúnem, eles melhoraram com os anos, como sabe quem os viu quando tocaram no Primavera Sound ou em Paredes de Coura ou quem ouviu o álbum do ano passado. Como vai ficar a saber quem os vir quinta-feira no Lisboa Ao Vivo.

Mas voltemos ao princípio. Ou pelo menos ao final dos anos 80. Quando o shoegaze começa a ser codificado em Isn’t Anything, dos My Bloody Valentine; quando Neil Halstead e Rachel Goswell, dois amigos de infância, se juntam a mais três moços de Reading e roubam o nome a uma canção de Siouxsie and the Banshees; quando nascem os Slowdive.

O primeiro álbum, Just For A Day (1991), conta-se entre os melhores exemplares do género. Durante os seus três quartos de hora, nuvens de ruído cobrem um oceano melódico, o belo e feio confundem-se nas suas canções. É bom, mas Souvlaki (1993) é ainda melhor. É uma obra-prima. É música cálida e narcotizada, sedutora sem ser atiradiça. São 40 minutos de êxtase pop divididos por dez canções que são sonhos lindos. E ainda há Pygmalion (1995), um disco onde efabulação pop, música ambiental à moda de Brian Eno e pós-rock confluem.

Uma semana depois da edição de Pygmalion, contudo, os Slowdive são despedidos pela editora Creation e separam-se. Passado um bocado, três dos seus membros começam a fazer country onírica como Mojave 3. Fim.

Pelo menos até 2014, quando um convite para tocarem no festival Primavera Sound e a vontade de voltarem a partilhar um palco é o suficiente para regressarem. Para começarem a escrever um novo capítulo. “Tudo de uma forma muito orgânica”, nas palavras do guitarrista Neil Halstead. Entretanto, concerto puxa concerto, linha de guitarra puxa linha de guitarra, canção puxa canção, e em 2017 lançam um disco novo: Slowdive.

É o que vamos ouvir esta quinta-feira no Lisboa Ao Vivo. Um disco que existe fora do tempo e mesmo assim se mantém actual. É de 2017 como podia ser de 1997, como se eles nunca se tivessem separado. E é melhor que qualquer outro álbum do género feito no presente século, à excepção de m b v (2013), dos My Bloody Valentine. Se partilha o nome com a banda é porque representa bem quem eles foram, quem eles são, quem podem vir a ser.

A música é expansiva e estelar, mas à sua maneira simples, ao mesmo tempo luminosa e enevoada. Estão lá as melodias paliativas, os ritmos espaçados, as guitarras distorcidas, as vozes amolecidas pela droga e pelo vinho (não sabemos se foram mesmo amolecidas pela droga e pelo vinho). É uma experiência beatífica.

Últimas notícias

    Publicidade