A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
©Landon Nordeman/A.M.P.A.C.Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo)

‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’ é o grande vencedor dos Óscares

O filme dos “Daniels” venceu sete estatuetas douradas. A curta-metragem portuguesa ‘Ice Merchants’ não ganhou, mas João Gonzalez traz um prémio da cidade das estrelas.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

O filme de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, foi o grande vencedor dos Óscares. Melhor Filme, Realização, Actriz, Actor Secundário, Actriz Secundária, Argumento Original e Montagem foram as categorias pelas quais se distinguiu na cerimónia que decorreu na madrugada desta segunda-feira, no Dolby Theatre, em Hollywood.

Natural da Malásia, Michelle Yeoh tornou-se a primeira mulher asiática a vencer um Óscar para Melhor Actriz, numa altura em que tanto se apela à diversidade. Também emocionante foi a vitória, embora sem surpresas, de Ke Huy Quan, o Melhor Actor Secundário e um dos grandes regressos de sempre ao grande ecrã – o actor é famoso pelos papéis, ainda em criança, de Data, em Os Goonies (1985), e Short Round, em Indiana Jones e o Templo Perdido (1984). O actor nascido no Vietname, que chegou a passar um ano num campo de refugiados, foi ovacionado de pé pela plateia e no seu discurso afirmou que estar ali, naquele palco, era a concretização do verdadeiro sonho americano. Jamie Lee Curtis, filha de actores nomeados ao Óscar (Tony Curtis e Janet Leigh), após uma carreira de muitas décadas dedicada a filmes de terror e de acção, subiu ao palco para receber o seu primeiro Óscar, o de Actriz Secundária, partilhando-o com colegas, família e também com todos os que seguiram os seus “filmes de género” ao longo de todos os estes anos.

Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
©Landon Nordeman/A.M.P.A.C.Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo)

Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo não estava nomeado na categoria de Melhor Actor e foi Brendan Fraser, com o seu papel em A Baleia, que venceu o galardão. Fraser, que esteve afastado dos papéis de destaque na indústria de cinema norte-americana, regressa assim à ribalta, literal e figurativamente, em grande. Como curiosidade, em 1992, Fraser e Quan partilharam o ecrã no filme O Rapaz da Pedra Lascada.

Sem grandes surpresas, Guilhermo del Toro recebeu o Óscar para Melhor Filme de Animação, com o seu olhar diferente, e em stop motion, da velha história de Pinóquio. Ainda no mundo da imagem animada, não foi desta que uma produção portuguesa foi distinguida com um Óscar. Na categoria de Curta de Animação, Ice Merchants perdeu a distinção para O Menino, A Toupeira, a Raposa e o Cavalo, uma produção da Apple TV+ que no elenco tem vozes de actores como Tom Hollander, Idris Elba ou Gabriel Byrne. A boa notícia, além da nomeação, é que durante esta estadia em Los Angeles João Gonzalez recebeu um Annie Award por Ice Merchants, um dos mais reputados prémios do mundo dedicado ao cinema de animação.

Também esperada era a atribuição do Óscar de Filme Internacional à produção alemã A Oeste Nada de Novo (Netflix), mais uma longa-metragem inspirada no livro de Erich Maria Remarque, de onde também partiu o filme homónimo de 1930, de Lewis Milestone, que então venceu os Óscares de Melhor Filme e Realização. Desta vez, a adaptação venceu também os prémios para Melhor Fotografia (James Friend), Banda-Sonora (Volker Bertelmann) e Design de Produção (Christian M. Goldbeck e Ernestine Hipper).

A história dos Óscares também foi escrita com mais um feito inédito: o filme RRR tornou-se a primeira produção indiana a vencer o Óscar para Melhor Canção Original, graças ao tema "Naatu Naatu" (música de M.M. Keeravaani, letra de Chandrabose), que superou músicas escritas por talentos firmados da música como Diane Warren, Lady Gaga, Rihanna e David Byrne.

Os Espíritos de Inisherin (com nove nomeações), Elvis (oito nomeações), Os Fabelmans (sete) e Tár (seis) saíram da cerimónia de mãos a abanar.

Todos os vencedores da 95.ª edição dos Óscares

Filme
Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo (Daniel Kwan, Daniel Scheinert e Jonathan Wang)

Realização
Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo (Daniel Kwan e Daniel Scheinert)

Actor
Brendan Fraser (A Baleia)

Actor Secundário
Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo)

Actriz
Michelle Yeoh (Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo)

Actriz Secundária
Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo)

Argumento Adaptado
A Voz das Mulheres (Sarah Polley)

Argumento Original
Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo (Daniel Kwan e Daniel Scheinert)

Filme de Animação
Pinóquio de Guilherme del Toro

Documentário
Navalny (Daniel Roher, Odessa Rae, Diane Becker, Melanie Miller e Shane Boris)

Filme Internacional
A Oeste Nada de Novo (Alemanha)

Banda-Sonora
A Oeste Nada de Novo (Volker Bertelmann)

Música Original
"Naatu Naatu", de RRR (Música: M.M. Keeravaani; Letra: Chandrabose)

Curta documental
Raghu: O Elefante Adoptado (Kartiki Gonsalves e Guneet Monga)

Curta de Animação
O Menino, A Toupeira, a Raposa e o Cavalo (Charlie Mackesy e Matthew Freud)

Curta de Imagem Real
An Irish Goodbye (Tom Berkeley and Ross White)

Fotografia
A Oeste Nada de Novo (James Friend)

Guarda-Roupa
Black Panther: Wakanda Para Sempre (Ruth Carter)

Edição
Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo (Paul Rogers)

Caracterização
A Baleia (Adrien Morot, Judy Chin e Annemarie Bradley)

Design de Produção
A Oeste Nada de Novo (Christian M. Goldbeck e Ernestine Hipper)

Som
Top Gun: Maverick (Mark Weingarten, James H. Mather, Al Nelson, Chris Burdon e Mark Taylor)

Efeitos Visuais
Avatar: O Caminho da Água (Joe Letteri, Richard Baneham, Eric Saindon e Daniel Barrett)

+ ‘Ice Merchants’, filme português candidato aos Óscares, chega à televisão

+ Nova produção de Star Wars vai ser parcialmente filmada na Madeira

Últimas notícias

    Publicidade