A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Viral: a exposição mais contagiante do mundo está de volta a Lisboa

Qual é o maior agente de contágio do mundo? A resposta a esta e outras perguntas está na exposição “Viral”, que regressa ao Pavilhão do Conhecimento com conteúdos actualizados.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Talvez se lembre do Túnel Virulento, talvez esteja a percorrê-lo pela primeira vez. Mas se ouvir um “atchim” repentino o melhor é ter cuidado. O contágio começa ainda antes de entrar na exposição, onde não só há espirros e tosse como muitos micróbios e vírus invisíveis, mas contagiantes. Pronto para aprender a proteger-se ou, quem sabe, a ser “Viral”? “É que o contágio nem sempre é negativo”, garante Rosalia Vargas, directora do Pavilhão do Conhecimento.

Criada de raíz pelo Pavilhão do Conhecimento, em colaboração com os museus Cidade das Ciências e da Indústria, em Paris, e Heureka, em Helsínquia, esta premiada exposição itinerante e interactiva já foi vista por mais de dois milhões de pessoas. “Há cinco anos, quando a estreamos, estávamos bem longe de imaginar que algum dia teríamos uma situação real de contágio biológico, à escala mundial”, afirma Rosalia Vargas, no regresso de “Viral” ao centro de ciência português, agora com novos conteúdos relacionados com a Covid-19. Mas avancemos: há muito para ver e rever.

Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento

Depois de atravessar o Túnel Virulento, deverá desinfectar as mãos com álcool-gel (o dispensador está estrategicamente posicionado à sua esquerda) e recolher um dispositivo, que ao pôr ao pescoço como um colar se liga automaticamente. A partir desse momento, passará a estar “susceptível”, “infectado” ou “imune” – bastará olhar para a luz colorida a piscar (amarela, vermelha ou azul) e ficar atento a quaisquer mudanças ao longo da visita, onde estará em contacto com os restantes visitantes, também eles susceptíveis, infectados ou imunes.

Começa-se a visita pelo lado biológico e os diferentes agentes infecciosos e avança-se até outras formas de contágio, como o riso ou o bocejo, através de 25 módulos independentes – mais nove do que os 16 originais. Dos mais dinâmicos aos mais intimistas, todos exploram as várias vertentes do contágio, desde a transmissão de doenças até à propagação de ideias e comportamentos, e questionam o impacto deste fenómeno nas nossas vidas, mas também como fazemos parte dele e o podemos promover, controlar ou combater.

Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento

Na primeira área expositiva, o módulo “De mão em mão” desafia os visitantes a abrir gavetas e a descobrir qual o papel das suas mãos no contágio. Como os micro-organismos podem permanecer muito tempo em superfícies e objectos, muitas vezes, sem darmos por isso, tocamos nos olhos, nariz e boca e deixamo-los entrar no nosso corpo. Mas o contágio não acontece de qualquer forma: os contactos necessários para a propagação de uma determinada doença diferem. E é exactamente isso que podemos descobrir em “Contacto Adequado”, já numa segunda área dedicada à definição do contágio, onde poderá resolver vários desafios e até identificar culpados através de um divertido jogo de apanhar peluches.

Num outro espaço, fala-se ainda da diversidade do contágio: dos resultados do “bocejómetro” à descoberta dos neurónios do espelho, os visitantes vão poder aprender também sobre o que é o contágio financeiro e o que faz um vídeo tornar-se viral. Mas e a imunidade? Será que, para um mundo sem contágio, o isolamento é a chave? Para reflectir sobre a ausência de contágio, o melhor é entrar na sala silenciosa.

No final, a mesma questão a martelar a moleirinha. Afinal, qual é o maior agente de contágio do mundo? Carregamos no botão para descobrir: o ecrã escuro ilumina-se e vemos o nosso próprio reflexo. Eureka. A verdade é que podemos ser infectados com vírus, bactérias e outros agentes biológicos através do ar que respiramos, dos objectos em que tocamos e até dos insectos que nos picam, mas também podemos infectar – e muitas vezes fazêmo-lo intencionalmente, seja para propagar ou travar o contágio.

Pavilhão do Conhecimento. Largo José Mariano Gago 1 (Parque das Nações). Ter-Sex 10.00-18.00 e Sáb-Dom e feriados 11.00-19.00.

+ Este brinquedo explica aos mais novos o que é o vírus e como combatê-lo

+ Leia já, grátis, a edição Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade