A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Barü.Ba

  • Restaurantes
  • Chiado/Cais do Sodré
Sobremesa, Barü Pastry, Tarte de meloa, mirtilo e menta fresca
©DRTarte de meloa, mirtilo e menta fresca do Barü Pastry
Publicidade

A Time Out diz

Às vezes acho que o design está a engolir a culinária, e a pastelaria é um alvo prioritário: comer de “olhos fechados”, fazendo por ignorar a identity, o branding, o packaging, é quase um acto de resistência, pela busca nuclear do que queremos de algo que se come: o sabor. Mas nem sempre se é imune à beleza, particularmente perante o equivalente, em estética contemporânea, à casa encantada de Hansel e Gretel: pacotinhos de trufas, frasquinhos coloridos de açúcares, montinhos de bolachas doces e salgadas aromatizadas com os afamados óleos essenciais: os olhos percorrem as prateleiras mágicas da Barü.Ba em histeria, e só a vitrine da pastelaria rouba derradeiramente a atenção.

O bolo do dia era de coco e cardamomo, de estilo bem caseiro, sofisticado, com um creme de cardamomo e umas gordas raspas de coco. Fui inundada de alegria ao perceber que, apesar das perseguições estéticas, não havia lugar à mutilação do bolo, quero dizer, aparar a superfície mais tostadinha, operação tristemente comum, que empobrece em grande medida o percurso degustativo.

Achei que uma das propostas desafiantes seria a sandwich de bolacha de chocolate. A espessura generosa fez-me temer que fossem massudas, mas feliz desengano. As duas “fatias” eram recheadas por ganache de chocolate, mesclada na proporção ideal com um coco ralado muito fresco e suculento. Comidas bem fresquinhas, resulta num surpreendente doce estival.

Para o fim, deixei a delicada tartelette, cuja massa tinha graus de gordura, espessura e crocância perfeitos, sendo a piscininha ideal para um creme rico de amendoim, com toque de whisky, que se sente muito, mas sem chegar ao ardor alcoólico. Esta densidade é equilibrada com um toque inteligente de citrinos. A inteligência é, aliás, qualidade primeira destes doces, tão bem pensados e tão competentemente executados.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Escrito por
Violeta de Vasconcellos

Detalhes

Endereço
Calçada da Estrela, 5
Lisboa
1200-661
Preço
2,50-6,90€
Horário
Qua-Sex 12.00- 17.00, Sáb 10.00-14.00
Publicidade
Também poderá gostar