Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Café com Calma

Café com Calma

Restaurantes, Português Marvila
Escolha dos críticos
4 /5 estrelas
Cafe com Calma
1/4
© Arlindo Camacho
Café com Calma
2/4
Fotografia: Ana Luzia
Café com Calma
3/4
Fotografia: Ana LuziaO Café com Calma foi considerado o melhor café
Café com Calma
4/4
Fotografia: Ana Luzia

A Time Out diz

4 /5 estrelas

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme se os espaços continuam abertos.

Nada como começar um dia com calma. Rita Estanislau abriu o Café Com Calma na Marvila semideserta de 2015 para quem o visitar poder desfrutar com vagar, seja para um pequeno-almoço, almoço (servem refeições ligeiras e têm menu de almoço) ou lanche. A decoração é kitsch e confortável e a comida do mais caseiro que há. Ao sábado é servido brunch, entre as 12.00 e as 16.00, e há opção vegetariana (14,90€). 

 

Crítica: 

Na primeira visita, as coisas foram muito pouco calmas. Às 13.00 já havia fila e as empregadas geriam os lugares como se estivessem a jogar o nível 18 do Tetris de olhos vendados. Acabei sentado num canto de uma mesa, num canto da sala, virado para a parede, entretido a ler um cartaz que promovia cursos de permacultura.

Atrás de mim, uma fauna de gente jovem e barulhenta, pessoas que plantam mais ideias do que batatas, a nova comunidade de Marvila em peso, não estivéssemos no centro do bairro, mesmo do outro lado dos antigos armazéns Abel Pereira da Fonseca. Não interessa agora se o hype com a zona foi precoce ou não, a verdade é que o sítio estava cheio de figuras que há anos víamos pelo Bairro Alto.

A comida acabou por acalmar os ânimos. Optou-se pelo menu
 de almoço – e é isso que se deve fazer. Boas as sopas, uma de tomate, fresquíssima, outra de aipo, igualmente fria, igualmente excelente, sem água a mais ou a menos. Nos pratos principais, provou-se uma espécie de lasanha de curgete e manjericão, com camadas de parmesão gratinado
a fazer de massa. Noutro dia,
 havia feijoada de pota, molusco sucedâneo do choco: saborosa, com a excentricidade (inofensiva) de trazer cardamomo. Tudo em modo saudável e bonito, sumos naturais e chás a ajudarem à digestão.

Estava ainda incluída uma micromousse de amendoim e
um café. Tudo isto por oito euros, óptimo negócio. Nem tudo é incrível neste Café com Calma, mais conhecido pelo brunch de fim-de-semana. E calma é coisa que não vai encontrar entre as 13.00 e as 14.30. Mas a cozinha é gerida com inteligência, economia e vontade de fazer diferente. E isso é muito.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por Alfredo Lacerda

Publicado:

Detalhes

Endereço Rua do Açúcar, 10 (Marvila)
Lisboa
1950-242
Preço Até 10€
Contato
Horário Seg-Sex 08.00-18.00
É o proprietário deste estabelecimento?
Também poderá gostar
    Últimas notícias