Fábrica Lisboa

Restaurantes, Cafés Baixa Pombalina
  • 4 /5 estrelas
  • 3 /5 estrelas
(5comentários)
4 Gostar
Guardar
Fábrica Lisboa
1/2
Croissant da fábrica lisboa
2/2

Amália canta o fado quando entramos. Ao lado de um rádio a válvulas, uma pilha de cassetes representa alguns dos maiores hits portugueses e estrangeiros do século XX. Estão lá Um Caranguejo na Praia, de Nel Monteiro, canções de amor de Elvis Presley e até o heavy metal de Iron Maiden. Dito isto, a música que mais interessa é outra: a do sino que toca sempre que sai uma fornada quentinha. Ao primeiro tinir, os croissants – as estrelas da casa – desaparecem. Todos os dias, desde que a padaria abriu no início do mês, que saem às centenas das mãos do chef Francisco Moreno, sempre atarefado a esticar a massa debaixo de uma larga arcada em pedra.

“Quando encontrámos este espaço, ele estava devoluto. Tinha as pedras cobertas de tinta e as portas foram recuperadas à semelhança das originais”, diz João Múrias, um dos donos, apontando para uma fotografia da fachada do prédio, datada de 1906. “Queríamos que as pessoas entrassem na Fábrica e viajassem até aos anos 60”.

Não foi difícil. Nas estantes há caixas de mercearia antigas, que outrora guardaram arroz, farinha e açúcar; em cima do balcão, uma balança serve de apoio a almanaques Borda d’Água; e é numa máquina industrial antiga, a primeira da Delta, que se tiram os cafés servidos aos clientes (0,70€).

À mesa comem-se, então, os croissants com ou sem recheios de queijo, fiambre, salmão fumado, ovo estrelado e tomate, ou em versões mais doces, como os de Nutella, compota ou de creme de amêndoa (até 4,70€). Mas não é tudo. Há quiches, saladas de presunto, tostas e uma pastelaria com cheesecakes e tartes de fruta.

Aproveite e leve o pão caseiro que aqui se faz, porque eles aceitam encomendas.

Por Mariana Morais Pinheiro

Publicado:

Nome do local Fábrica Lisboa
Contato
Endereço Rua da Madalena, 121
Lisboa
1100-319
Horário Ter-Sex 08.00-20.00, Sáb 09.00-19.00, Dom 09.00-17.00

Average User Rating

3.2 / 5

Rating Breakdown

  • 5 star:0
  • 4 star:3
  • 3 star:1
  • 2 star:0
  • 1 star:1
LiveReviews|5
1 person listening
joana.tab
tastemaker

A decoração foi das primeiras coisas que me levou à Fábrica Lisboa, mas depois de provar os fabulosos croissants com creme, não hesitei em voltar vez e vez sem conta. Quer seja para comer no café ou levar para casa, vale muito a pena passar por aqui. Para quem optar por ficar lá dentro, recomendo o cappuccino, é bem doce, mas é um dos melhores que já bebi em Lisboa!

Natacha D

Sei que a minha crítica não é original, mas é verdade. quem gosta de croissants tem de lá ir obrigatoriamente. doces ou salgados, com extras ou sem qualquer extra, vale a pena. E quem não conhece, vai ficar fascinado com o sítio.

José F

Gosto de lá ir pelos croissants, são óptimos. Como é que os franceses, um povo que inventou uma coisa tão perfeita, são os mesmos que se lembraram de inventar a quiche. A sério, quem é que gosta realmente de quiche?

Steffany c
Staff Writer

Um café cheio de antiguidades que vale a pena visitar nem que seja para ficar a olhar para as prateleiras e identificar pequenas graças do passado. As especialidades, os croissant, são deliciosos e o cheiro de quando saem do forno é divinal. Há doces e salgados e para o pequeno-almoço nada melhor que o "Extra Large".

Nádia C

Está sempre cheio de turistas que não sabem o que é um verdadeiro e bom pastel de nata. Este tipo de sítios para inglês ver descaracteriza a cidade. Uma pena.