Hamburgueria 21

Restaurantes, Hambúrgueres Avenidas Novas
0 Gostar
Guardar
Hamburgueria 21
©DR

À entrada lê-se numa ardósia: “Entre como cliente, saia como amigo”

A frase está escrita de forma tosca e infantil e a mensagem pode ser apenas um truque de manual de marketing. Em todo o caso funciona, até porque somos logo recebidos com sorrisos pelos empregados e o ambiente na sala é de jovens lavados da Avenida de Roma em cavaqueira saudável.

A decoração não tem nada de invulgar mas não ofende ninguém, paredes em madeiras claras, candeeiros modernos, uma Vespa à entrada, espaço amplo, bar de gins
 e outros clichés de restaurantes modernos que queriam ser franchises.

Quanto à carta, a receita também é a do costume em sítios acima das cadeias planetárias de pão com carne e derivados. Para beber,
 há limonadas caseiras e cervejas artesanais Musa, fora o costume de refrigerantes e afins. Para comer, pode escolher-se entre uma dúzia de opções de hambúrgueres, entre elas as alternativas mainstream de frango panado e a vegetariana de cogumelo portobello (já nem o hambúrguer se safa dos portobello).

Pão fofo, fresco, torrado no interior, carne saborosa, alta, batatas fritas às rodelas e preços que vão dos 6,40€ aos 10, 20€ por hambúrguer. Se tiver estômago, vá pelo Guloso ou então pela versão musculada, o Sem Cerimónia, que leva ovo estrelado, bacon e queijo cheddar, um threesome de categoria.

Agora, houve alguma emoção no final? Não houve.

O que se passa com algumas hambúrguerias de sainete artesanal será o mesmo que se passa com algumas cervejas pretensiosas. De artesanal têm muito pouco. Eu ia jurar que já comi estas batatas às rodelas com pelzinha noutros sítios. Sem tirar nem pôr, iguaizinhas, amolecidas, sem alma, com pouco sabor.

Portanto, é o seguinte. Está na hora de subir de divisão em matéria de hambúrgueres. Depois dos multinacionais, dos pseudo-artesanais, o que era mesmo bom era termos menos banalidade.

Não se trata de bizarrias, de meter entre dois buns tudo e mais alguma coisa. Trata-se de explorar o que pode ser feito para melhorar a equação “dois pedaços de pão e uma rodela de carnes moídas” – porventura a invenção mais deliciosa que os americanos nos deram logo a seguir a Cameron Diaz.

É cada vez mais difícil encontrarmos um mau hambúrguer, mas também é cada vez mais difícil darmos com uma coisa excepcional. Este restaurante não destoa.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por Alfredo Lacerda

Publicado:

Nome do local Hamburgueria 21
Contato
Endereço Avenida João XXI, 45 A
Lisboa
1000-303
Horário Seg-Sáb 12.00-23.00
É o proprietário deste estabelecimento?

You may be interested in: