Italian Republic

Restaurantes, Italiano Alvalade
3 /5 estrelas
Italian Republic
©DR

O Italian Republic faz parte de uma cadeia de restaurantes italianos com presença em centros comerciais e serve risotos, pizzas e saladas competentes. O espaço em Alvalade tem uma esplanada agradável na Avenida da Igreja e o mesmo menu que os restantes irmãos que permite comer comida italiana a preços acessíveis.

 

Crítica: 

A Avenida da Igreja reage 
a restaurantes novos com 
a excitação de um grande acontecimento. Quando há uma inauguração, os alvaladenses põem a camisa dos quadrados, o pullover nos ombros e são capazes de esperar uma hora na fila para comer um bocado de comida mediana.

Isto sucede porque durante anos e anos quase nada se passou ali. Lisboa ficou do avesso 
com o turismo, mas a segunda avenida mais importante de Alvalade, no essencial, manteve-se impávida e serena, com as mesmas boutiques e pastelarias e os residentes do Júlio de
 Matos a cravarem cigarros aos transeuntes.

As coisas só parecem terem começado a mexer há uns meses. Depois da comoção 
com a inauguração da Padaria Portuguesa, e do frenesim em volta do Dote, uma cervejaria com francesinhas médio menos – eis que surgiu já este ano o Italian Republic. E a loucura foi total.

Estamos a falar de um restaurante de chef? Não. De uma tasca de estalo? Não. De hambúrguer de lagosta ou outro exotismo importado? Não. Na verdade, o Italian Republic é uma cadeia com presença em centros comerciais, de inspiração italiana, com risotos e pizzas e saladas.

O que explica o sucesso, as filas intermináveis pela calçada, a excitação dos alvaladenses? Primeiro, ser na Avenida da Igreja. Segundo, ter um deck
 de madeira e decoração com sainete. Terceiro, a comida ser incrivelmente razoável por um preço incrivelmente simpático.

Fiz lá duas refeições, recentemente, de que saí satisfeito. Numa comi
 uma pizza fina, estaladiça, sem personalidade e sem problemas. Noutra provei
 dois risotos leves, no ponto, envoltos em mascarpone, um com espargos e atum fresco grelhado (também no ponto), o outro com cogumelos shitake e queijo Grana Padano (fracote) um monte de arroz capaz de alimentar quatro pessoas com pullover aos ombros.

Por isto e mais uma cerveja ou um copo de vinho paga-se 11 euros. Ou seja, temos aqui um negócio justo. Outros apareçam.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por Alfredo Lacerda

Publicado:

Nome do local Italian Republic
Endereço Rua Marquesa de Alorna, 19
Lisboa
1700-036
Horário Todos os dias 12.00-23.00
Preço Até 15€
É o proprietário deste estabelecimento?
Static map showing venue location
LiveReviews|0
0 people listening