Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Momentos (e sabores) sem pressa
Delta Slow Coffee
Slow Coffee

Momentos (e sabores) sem pressa

Para combater a confusão do dia-a-dia, devemos desacelerar e aproveitar os pequenos prazeres da vida. Como um café acabado de fazer ou uma música que nos alimenta a alma. Com a ajuda do Slow Coffee da Delta Cafés, damos-lhe uma combinação entre os dois.

Time Out em associação com Slow Coffee by Delta Cafés
Publicidade

Com a pandemia fomos obrigados a parar. E redescobrimos a importância de momentos de tranquilidade. Assim, em 2021, queremos dar valor ao nosso bem mais precioso: o tempo. Quando foi a última vez que parou para ouvir um álbum de música ou beber e apreciar um bom café? O Slow Coffee da Delta Cafés vem convidá-lo a isso mesmo e promete uma nova experiência para saborear… devagar. Só precisa de escolher uma de duas experiências: Dripping e Pressing – a primeira obtém um café mais suave, a segunda mais encorpado. A diferença está na forma como a água se envolve com o café. Depois, pode escolher entre dois blends com aromas e notas diferentes para preparar nos equipamentos de extracção recomendados. Adicionando à bebida um bom disco, fica pronto para relaxar e aproveitar a música como se fazia antigamente: com calma. Seleccionámos discos icónicos que combinam perfeitamente com uma experiência Slow Coffee, para relaxar e desfrutar de uma combinação de notas sensoriais e musicais desde o momento de preparação até à última gota de café.

Delta Slow Coffee
Delta Slow Coffee
Mariana Valle Lima

1. Para uma tarde sem pressas

The Dripping Experience
Slow Coffee D1
Neste blend, cruzam-se os melhores grãos de cafés da Colômbia, que dão à bebida notas de cacau, caramelo e acidez, com grãos vindos da Etiópia, que evidenciam o aroma floral, com notas de fruta e cereais. Para tirar o melhor partido deste café, utilize os equipamentos Chemex ou V60. Por aqui, recomendamos o primeiro. 

Chemex
Sabia que este equipamento está exposto no MoMA, em Nova Iorque? É verdade, a Chemex, criada em 1941, é um ícone de design internacional. Feita de vidro não poroso, este equipamento não absorve odores, garantindo sempre a qualidade do café. Aqui utilizam-se filtros de papel mais espessos, dando origem a uma bebida mais limpa, sem óleos ou sedimentos. A Chemex não inclui filtros, mas pode encontrá-los aqui. Comece esta experiência com o Starter Kit – aqui tem tudo o que precisa para fazer café. 

Tempo médio de preparação: três minutos. 

Veja, aqui, o tutorial de preparação deste Slow Coffee:

Kind of Blue, Miles Davis
Para acompanhar um café de qualidade garantida, há que ter um disco também ele inquestionável, como é o caso de Kind of Blue, de Miles Davis, o melhor e mais consensual álbum de jazz da história. O trompetista norte-americano foi um dos mais espantosos criadores, inventores e inovadores do jazz, e este Kind of Blue de 1959 é o seu mais inspirado rasgo de génio.
Ouça aqui

Delta Slow Coffee
Delta Slow Coffee
Mariana Valle Lima

2. Para uma pausa num dia de stress

The Dripping Experience
Slow Coffee D2

Um blend onde se encontram diferentes origens de café e que, por isso, é muito rico em sabor. Uma mistura dos melhores grãos da Índia, da Costa Rica, de Timor e da Tanzânia, é o que confere um ligeiro toque a especiarias e notas de avelã e amêndoa torrada. Tal como o blend anterior, este deve ser utilizado nos equipamentos Chemex ou V60. Desta vez, sugerimos o segundo.

V60
Começamos por explicar o nome: V60 porque o suporte de filtros tem forma de “V” e um ângulo de 60 graus. E o design também não é por acaso. Foi cuidadosamente projectado para facilitar o processo de extracção de café. O resultado é uma bebida de sabor único e rica em aromas. Para utilizar este equipamento são precisos filtros de café (também eles responsáveis por uma bebida mais suave e aromática), que já vêm incluídos, assim como uma colher medidora. Quando terminarem, pode comprar mais na loja onlineAqui encontra também o Starter Kit, ideal para os iniciantes na arte do café.
Tempo médio de preparação: três minutos.

Veja, aqui, o tutorial de preparação deste Slow Coffee:

Songs In The Key of Life, Stevie Wonder
Café feito ou em preparação, eis o momento ideal para aproveitar a pausa ao som do também único Stevie Wonder. Qualquer álbum produzido pelo músico nesta fase seria uma boa aposta, mas propomos aumentar o volume com Songs In The Key of Life, de 1976. O mais provável é não conseguir conter-se com “Isn't She Lovely” ou “Sir Duke”.
Ouça aqui

Publicidade
Delta Slow Coffee
Delta Slow Coffee
Mariana Valle Lima

3. Para as manhãs calmas de domingo

The Pressing Experience
Slow Coffee P1

Este blend mistura notas de frutos vermelhos e cítricos da Tanzânia, com a doçura e os aromas florais da Costa Rica. Daqui resulta um café de matizes transcontinentais que deve ser preparado através de um dos três equipamentos: French Press, Aeropress ou Balão. Exploremos o primeiro.

French Press
É um dos equipamentos mais conhecidos e talvez até o tenha por casa. Nele, o café repousa e mistura-se uniformemente na água quente. É um dos métodos mais simples de fazer café e dá origem a uma bebida intensa, encorpada e com textura. Este equipamento inclui colher medidora, no entanto pode comprar o Starter Kit que traz tudo o que necessita para uma experiência de café.

Tempo médio de preparação: cinco minutos.

Veja, aqui, o tutorial de preparação deste Slow Coffee:

Anima, de Thom Yorke
O dia só começa depois do café tomado. E fica ainda melhor quando acompanhado de uma música. Ou muitas músicas. Sugerimos que se deixe embalar ao som de Thom Yorke, o vocalista dos Radiohead. Anima, um disco intenso como o café que bebe para acordar, é o terceiro álbum a solo do vocalista dos Radiohead, depois de Tomorrow’s Modern Boxes e The Eraser, com músicas capazes de o deixar a levitar.
Ouça aqui

Delta Slow Coffee
Delta Slow Coffee
Mariana Valle Lima

4. Para desfrutar em qualquer lugar

The Pressing Experience
Slow Coffee P1

Já conhece em pormenor este blend com café da Costa Rica e da Tanzânia e que pode ser utilizado na French Press, Aeropress ou Balão. Qualquer que seja a escolha, o resultado vai sempre ser um café único e aromático. No entanto, para desfrutar em qualquer lugar de um café com tempo, o ideal será explorar a Aeropress e preparar uma bebida única.

Aeropress
A Aeropress é indicada para preparar apenas uma dose de café, mas para partilhar o momento basta repetir o processo. Aqui o café fica em imersão com a água quente e depois é extraído através de pressão manual. Como os óleos e os sedimentos são eliminados através do filtro, cria-se uma bebida limpa, suave e aromática. Por ser um método prático e leve, pode levar a Aeropress para qualquer lado para que nunca lhe falte o café acabado de fazer. O equipamento inclui 350 filtros, porta-filtros, colher medidora, espátula e funil. Se quiser comprar já com café e tudo, opte pelo Starter Kit.

Tempo médio de preparação: quatro minutos. 

Veja, aqui, o tutorial de preparação deste Slow Coffee:

Back to Black, de Amy Winehouse
Tal como este equipamento para fazer café, também a música o pode (e deve) acompanhar para qualquer lado. E enquanto se prepara para sair ou mesmo durante a viagem, redescubra Back to Black de Amy Winehouse, o álbum de 2006 que a catapultou para a fama. Por mais que o tempo passe, canções como “Rehab”, “You Know I’m No Good”, “Back to Black” ou “Tears Dry On Their Own” nunca passam de moda e ditam o mood perfeito para encarar o dia.
Ouça aqui

Publicidade
Delta Slow Coffee
Delta Slow Coffee
Mariana Valle Lima

5. Para relaxar em família

The Pressing Experience
Slow Coffee P2

Desta vez, sugerimos-lhe um café de várias origens: Colômbia, Etiópia, Guatemala e Uganda. Com notas de chocolate provenientes do café do Uganda e notas de castanhas, florais e tropicais da Colômbia. Destes aromas resulta um blend encorpado, ideal para quem gosta verdadeiramente de café. Para fazer este café chegar à chávena, use a French Press, o Aeropress ou o Balão. Falamos-lhe deste último. 

Balão
É o equipamento que vai chamar a atenção de todos os seus convidados. Ideal para maiores quantidades de café, origina um verdadeiro ritual de partilha. O processo é simples: o café mistura-se com a água e depois passa através de um filtro de pano, que permite a passagem dos óleos do café para a bebida, mas que elimina os sedimentos. Assim, sai um café limpo, aromático e com um sabor intenso. O Balão inclui colher medidora, suporte de metal, filtro de pano e lamparina de álcool. Para quem já ficou com vontade de experimentar, recomendamos este Starter Kit.

Tempo médio de preparação: sete minutos. 

Veja, aqui, o tutorial de preparação deste Slow Coffee:

Hounds of Love, Kate Bush
Enquanto o cheiro a café se espalha pela casa, deixe-se acompanhar por um dos mais inspirados e intensos álbuns da década de 1989: Hounds of Love. Kate Bush é uma excelente companhia para qualquer altura, mas “Running Up That Hill'', “Cloudbusting” ou “Hounds of Love” ouvem-se especialmente bem em tardes de frio com o café a aquecer as mãos.
Ouça aqui

 

Ouça a playlist completa aqui: 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade