A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
  1. Duchese
    D.R.Duchese
  2. Tíbia
    D.R.Tíbia
  3. Russo
    D.R.Russo
  4. Babá
    D.R.Babá
  5. Esquimó
    D.R.Esquimó
  6. Paris-brest
    D.R.Paris-brest
  7. New York Rolls
    D.R.New York Rolls

Pastelaria Suíça (re)escreve a história da cidade

É um marco histórico que Lisboa viu perder e que se prepara para criar novas memórias. Com a abertura em poucos dias, o Atelier Time Out foi descobrir as novidades da Pastelaria Suíça.

Time Out em associação com Pastelaria Suíça
Publicidade

A Pastelaria Suíça foi, durante anos, ponto de encontro e marco histórico da capital. Agora, pelas mãos da Primefood, volta à Praça da Figueira – desta vez no número 5ºC–  para uma reinterpretação da casa que uniu gerações.

Da antiga Pastelaria Suíça, há quem se lembre da dupla entrada – aquela que dava azo aos caricatos “eu estou na entrada, mas não te vejo.” “Eu também!” –, quem recorde a esplanada convidativa para longas tardes de conversa, quem sinta saudades dos bolos. Tantos bolos!

Na impossibilidade de se reabrir exatamente no mesmo sítio, a preocupação foi, desde o primeiro momento, manter a localização na Praça da Figueira, para lhe devolver a marca e o marco histórico. Ainda assim, toda a história passa para o novo espaço: numa loja mais pequena, mas com uma montra generosa e uma esplanada ampla, marcam presença todas as iguarias que deram fama à Pastelaria Suíça. No interior, encontra um painel de azulejos representativo da cidade, da autoria da Viúva Lamego. As paredes estão pontuadas com imagens da Lisboa dos anos 60 e 70 e, em grande destaque, encontra a fotografia da antiga Pastelaria Suíça.

A própria arquitetura e os pormenores decorativos trazem uma atmosfera marcadamente clássica com linhas e pormenores profundamente contemporâneos. Num novo espaço começa uma viagem ao passado de olhos postos no futuro com a garantia de uma oferta irrepreensível repleta de sabor. Descubra todos os imperdíveis para uma aventura pela montra da nova Pastelaria Suíça e abra o apetite na fotogaleria.  

O sabor tem nova morada

A tradição da Pastelaria Suíça volta em força, com uma homenagem à antiga casa e com a qualidade a que gerações e gerações estavam habituadas. A casa terá fabrico próprio – o que significa que, ao sabor, se junta o cheirinho sempre convidativo da pastelaria  – e traz de volta clássicos como o Duchesse, o Esquimó, a Tíbia, o Babá e o Russo. A pastelaria tradicional portuguesa está também muito bem representada, com iguarias como o Mil-folhas, a Bola de Berlim, o Palmier e os Queques, entre outros.

Sabia que foi a Pastelaria Suíça a responsável pela importação do croissant francês em Portugal? A par de grandes clássicos da pastelaria nacional, as tendências gastronómicas internacionais mantêm um plano de destaque: croissants franceses com novos formatos, Éclairs, Paris-brest e outras referências da doçaria marcam presença na montra.

Outras tendências contemporâneas da gastronomia também ganham aqui espaço, com refeições ligeiras como focaccias, quiches ou salgados. Agora, a Pastelaria Suíça passa a ser ponto de encontro não apenas para pequenos-almoços e lanches, mas também para almoços leves. Em todas as refeições, a promessa é fácil de cumprir: uma combinação de sabores que vai querer repetir. 

Viagem ao passado

Quem se recorda do engraxador, presença assídua, durante muito tempo, na esplanada da pastelaria? Podemos argumentar que se tornou um dos símbolos do espaço e, como tal, não poderia ficar de fora desta reinterpretação. Homenageando o passado da pastelaria e uma das mais antigas profissões da Baixa, há agora uma escultura do Sr. Vasco na esplanada, em representação de todos os engraxadores do passado e do presente. É, em simultâneo, uma homenagem e uma personificação do compromisso da Pastelaria Suíça. Afinal, o Sr. Vasco representa a excelência, a paixão e cuidado com o cliente, e o compromisso com uma experiência ímpar. 

Do passado para o presente, a Pastelaria Suíça promete um futuro doce, muito doce.

-> Praça da Figueira, 5C. Seg-Dom 8.00-23.00 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade