Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Polpetta

Polpetta

Restaurantes Lisboa
3 /5 estrelas
4 /5 estrelas
(2comentários)
Polpetta
1/4
Fotografia: Arlindo Camacho
Polpetta
2/4
Fotografia: Arlindo Camacho
Polpetta
3/4
Fotografia: Arlindo Camacho
Polpetta
4/4
Fotografia: Arlindo Camacho

A Time Out diz

3 /5 estrelas

Não sei bem o que é comida de conforto, mas almôndegas
 é o tipo de coisa em que penso depois de andar uma semana em restaurantes da moda (Deus me poupe). Penso e só penso. É que encontrar das boas é difícil. Um prato popular até aos anos 80, acabaram liquidadas pela modernidade saudável
 e apressada e pelas cantinas
 de uma loja de mobiliário nórdico. Mas almôndegas é 
fixe. Bolinhas de carne com gordura e alho e ervas e muito molho por cima é fixe. Foi
 por isso com entusiasmo que um destes dias almocei numa casa da especialidade, aberta recentemente, ali no Regueirão dos Anjos. E quando digo da especialidade estou a falar de um menu monotemático. Só há almôndegas.

As hipóteses na carta são cinco: de novilho, frango, porco, veggie e a especial (esgotada no dia da visita). Há ainda quatro molhos possíveis à escolha (tomate, cogumelos, iogurte, pesto) e seis acompanhamentos (puré, polenta, pasta fresca, legumes assados, cuscuz, salada).

Gostei da veggie, recheada com grão, ervilha, caril e coentros. Casou bem com o molho fresco de iogurte. As de novilho seguiram-se no ranking das preferências, estas imersas numa tomatada com dose extra de mozarela por cima. Por fim as de porco, com pimento assado e cebola.


O menu de almoço custa 8,50€ e é um bom negócio. Vem com café, bebida (inclui limonada e chá) e sobremesa, que pode ser um brownie de chocolate ou um cheesecake de caramelo salgado (no dia em que lá fui foram substituídas por uma espécie de bavaroise de limão e outra de baba de camelo).

O que é que falta? Pormenores. Pormenores cruciais. Quando se tem uma casa monotemática, tem de ser tudo especial. E as almôndegas são razoáveis, mas falta-lhes gordura e tempero e algo... especial. Os acompanhamentos, por sua
 vez, são fraquinhos. Umas almôndegas têm de ter pelo menos um grande puré. Não 
foi o caso. Pior ainda a polenta
 e os legumes assados (na verdade, pareciam estufados). Falta também louça e serviço condizente com o espírito da almôndega: eu optaria por servi-las em tachinhos e não em pratos rasos indistintos e de megastore.

Na Lisboa de hoje, já não basta ter um bom conceito, decoração Ikea e quinquilharia vintage. Este Polpetta pode tornar-se numa coisa muito boa, mas precisa trabalhar o receituário e, como dizem os empresários (perdão, empreendedores) do sector, melhorar a experiência.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por Alfredo Lacerda

Publicado:

Detalhes

Endereço Regueirão dos Anjos, 81
Lisboa
1150-011
Transporte Metro: Anjos
Preço Até 15€
Contato
Horário Seg-Ter 12.00-15.00, Qua-Sáb 12.00-15.00/19.30-23.00
É o proprietário deste estabelecimento?

A vossa opinião (2)

4 /5 estrelas

Average User Rating

4 / 5

Rating Breakdown

  • 5 star:0
  • 4 star:1
  • 3 star:0
  • 2 star:0
  • 1 star:0
LiveReviews|2
1 person listening
tastemaker

De imediato: almondegas de novilho e massa fresca, como molho de tomate, queijo e salsa, perfeição pura. Ponto final, se é isso que se pretende saber. 

Espaço descontraído, tamanho razoável qb, cheio de pequenos mimos e da simpatia do proprietário/Cozinheiro o João Fonseca, que é inexcedível para proporcionar a melhor experiência possível.

Acontecimentos que não gostei e que certas pessoas não valorizam:

Ida na terça de Carnaval, liguei a reservar mesa e a perguntar se tinham menu almoço, pelo telefone percebi que sim. Cheguei lá e era feriado e não havia menu almoço. Tudo bem, não era por isso que não ficava, mas descontos são sempre simpáticos.

Fiquei na mesa junto ao wc, sem problema por isso, problema, morri de frio. Almocei com camisa, camisola, casaco vestido e foi muito, mesmo muito desagradável. E não era a única. Há um aquecedor a gás na entrada mas não fez diferença onde estava. Foi muito desagradável.

tastemaker

Melhores almôndegas de Lisboa! Muito bem feitas, de tamanho certo e com uma conjugação de sabores fantásticos de almôndegas vs molhos. Provámos todas e todos os molhos! LOL Podem ser levadas em take-away já feitas e boas almôndegas 

Os side dishes deixam um pouco a desejar para mim... tinha lido que o puré era muito bom e achei fraco e pouco cremoso. O espaguete também banal. 

Não é nada fácil lá chegar mas estaciona-se bem e vale muito pelas almôndegas, que não é um prato fácil de encontrar bem feitinho. ;)