Sun Tan

Restaurantes, Asiático contemporâneo Chiado/Cais do Sodré
0 Gostar
Guardar
1/5
Os 15m2 do Sun Tan
Sun Tan
2/5
Sun Tan
3/5
Sun Tan
4/5
Sun Tan
5/5

As sopas de noodles asiáticas conquistaram finalmente Lisboa. Falamos quase sempre de massa 
(de farinha de arroz ou de trigo) imersa num caldo aromático. Esta simplicidade aparente esconde receitas extensas e complexas, com mais de 20 ingredientes, muitas horas ao lume e filtrações e contra-filtrações. O resultado vem em forma de tigelas fumegantes (é essencial que estejam muito quentes) que nos enchem a alma e nos aconchegam o corpo.

As sopas asiáticas mais célebres 
são as pho vietnamitas, as ramen japonesas, mas também as tom
yum tailandesas. E são elas também
 as estrelas do Sun Tan, aberto recentemente por dois jovens viajados.

O restaurante fica entre São Bento e o Poço dos Negros, zona que renasceu com uma nova vitalidade artística
 e criativa. Na verdade, não falamos bem de um restaurante mas de um minibalcão com meia-dúzia de lugares, sem grandes adornos mas bonito, as panelas a fumegar mesmo à frente do nosso nariz.

No dia em que lá fui almoçar, 
havia um pho de frango e outro vegetariano. O pho de frango tinha
um caldo simples, com especiarias discretas, sem a presença notória de ervas aromáticas frescas (pena). No recheio, os noodles de arroz (de pacote) vinham acompanhados de cubos de peito de frango (secos e insípidos) 
e umas saborosas julianas de alho francês assado. A sugestão de topping de cebola frita revelou-se prejudicial, ofuscando os outros sabores. Uma nota ainda para as tigelas: elegantes mas disfuncionais.

Há coisas a melhorar, mas este fast food saudável e saboroso tem tudo para ser um sucesso. Basta não atalhar.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por Alfredo Lacerda

Publicado:

Nome do local Sun Tan
Contato
Endereço Rua de São Bento, 66 A
Lisboa
1200-109
Horário Seg-Qua 11.00-18.00, Qui e Sex 11.00-23.00
Preço Até 20€
É o proprietário deste estabelecimento?

You may be interested in:

Average User Rating

5 / 5

Rating Breakdown

  • 5 star:2
  • 4 star:0
  • 3 star:0
  • 2 star:0
  • 1 star:0
LiveReviews|3
1 person listening

Vou ao Sun Tan todas as semanas. Sim, todas as semanas. As sopas incríveis, caldos feitos com o maior cuidado e apurados durante horas, cheios de sabor. Muito, muito bom.

tastemakerTastemaker

Não sei bem precisar quantas vezes já aqui fui desde que abriu. O facto de ser a 10m do meu local de trabalho é possivelmente um elemento facilitador da minha presença. Amo a culinária asiática e os meus vizinhos surpreendem-me todos os dias que lá vou com sabores que me remetem para a minha próxima viagem. Todos os dias há 2 pratos e normalmente um é de carne e outro vegetariano. Já provei o Pho e o Ramen. Muito bom.