A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Torre dos Clérigos
© DRTorre dos Clérigos

Sete coisas gratuitas para fazer no Porto nas Jornadas Europeias do Património

Está a precisar de preencher a agenda? Tome nota destes eventos no Porto, integrados nas Jornadas Europeias do Património. Entre visitas guiadas a museus e exposições temporárias, há muito para ver e fazer, com entrada livre.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

O Outono chegou, mas nem os dias cinzentos conseguem parar a cidade. A mais recente novidade são as Jornadas Europeias do Património, que ocupam diferentes cidades do país com várias actividades, até 3 de Outubro. A animação também passa por cá, por isso, tome nota desta lista com sete coisas para fazer nas Jornadas Europeias do Património no Porto. Entre visitas guiadas a museus, exposições temporárias e percursos que o levam a conhecer melhor as obras de arte urbana da cidade, há muito para aproveitar. A melhor parte? É tudo gratuito. 

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto este mês

Coisas para fazer nas Jornadas Europeias do Património no Porto

Publicidade
Visita guiada às rotas do projecto StreetArtCEI
© Marco Duarte

3. Visita guiada às rotas do projecto StreetArtCEI

Os fãs de arte urbana podem e devem inscrever-se na actividade "As Ruas Também São Nossas", que leva o público a fazer uma visita guiada às rotas do projecto StreetArtCEI. Esta é uma boa forma de ficar a conhecer alguma da arte urbana que ocupa as paredes portuenses, a história recente desta prática artística e a relação que tem com a cidade. A visita acontece no dia 2 de Outubro, às 15.00, mediante inscrição obrigatória. 

Inscrições: cei@iscap.ipp.pt

  • Coisas para fazer
  • Bonfim

A Fundação Marques da Silva é uma instituição que serve a preservação, divulgação e investigação de todo o património artístico e arquitectónico de grandes nomes da arquitectura portuguesa. Ao longo de sábado, 2 de Outubro, entre as 14.00 e as 18.00, a entrada é gratuita para quem visitar a exposição "O desenho da vida na obra de Manuel Marques de Aguiar", que se estende até aos jardins da fundação, onde está instalada a experiência imersiva "A vida dos desenhos"

Não é necessário fazer inscrição.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Bonfim

A Fundação Marques da Silva é também responsável pela sessão "Espaços de Privação de Liberdade", marcada para sábado, 2 de Outubro, às 15.00. Jorge Mealha, arquitecto diplomado e doutorado pela FAAUL, autor do estudo de concepção dos novos estabelecimentos prisionais para o Ministério da Justiça, vai reflectir sobre o presente e o futuro das prisões. Não é necessário fazer inscrição prévia, mas os lugares são limitados. 

Não é necessário fazer inscrição.

  • Museus
  • Desporto
  • Campanhã

Até 3 de Outubro pode visitar, no Museu do Futebol Clube do Porto, entre as 10.00 e as 18.00, "Traços e Cores que Contam Histórias", uma exposição desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Poderá ver diferentes abordagens ao tema central – inclusão e diversidade – em diferentes suportes, desde fotografia a vídeo.

Não é necessário fazer inscrição.

Publicidade
Visita guiada "A arte de cuidar"
© DR

7. Visita guiada "A arte de cuidar"

Foi na década de 1990 que a Escola Superior de Enfermagem do Porto se instalou num palacete de finais do século XIX, transformando-o num pólo da escola (a sede fica em Paranhos) e em núcleo museológico. No dia 8 de Outubro, às 16.00, vai ser organizada uma visita guiada gratuita a uma exposição no interior, que permite conhecer o trabalho dos enfermeiros ao longo do tempo. 

Inscrições: museu@esenf.pt

Mais coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer

Está a precisar de sair de casa durante umas horas e espairecer? Então preste atenção a esta lista, com as melhores coisas para fazer no Porto esta semana. Quer seja antes ou depois do trabalho, durante a semana ou nos dias de descanso, há concertos, exposições e performances em vários locais da cidade. Escolha a programação ao seu gosto e não se esqueça da máscara. Para aproveitar bem o dia, experimente um destes sítios para comer cozido à portuguesa no Porto. Ou, se a cozinha tradicional portuguesa não for a sua praia, aposte num dos melhores restaurantes do mundo da cidade.

Recomendado: Coisas para fazer com os miúdos no Porto

  • Coisas para fazer

Visitar museus e exposições, passear por jardins, admirar a arte que existe pelas ruas, ler um livro na biblioteca municipal e ver o pôr-do-sol com vista para o rio Douro. Estas são apenas algumas das ideias que pode encontrar nesta lista com coisas grátis para fazer no Porto. Por enquanto, vá juntando os trocos para mais tarde, encontre boa companhia e saia de casa sem se preocupar com o dinheiro. Se estiver curioso, também temos muitas ideias para lhe dar de coisas para fazer até 5€

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

 

Publicidade
  • Coisas para fazer

A vida está cara, bem sabemos, mas com um pouco de astúcia e curiosidade é fácil contornar os obstáculos monetários e descobrir coisas baratas para fazer no Porto. Aqui tem uma lista com coisas para fazer no Porto até 5€. Algumas nem custam tanto e outras até são de graça. E temos de tudo um pouco, desde sugestões de passeios, museus, sítios para comer, mercados e livrarias. A felicidade não tem preço, como se costuma dizer, mas neste caso é uma pechincha.  

Recomendado: Coisas grátis para fazer no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade