Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As melhores marcas de calçado do Porto e arredores

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Josefinas
© ByCoolWorld Sabrinas da Josefinas

As melhores marcas de calçado do Porto e arredores

Se há coisa que sabemos fazer bem são sapatos. Por isso, reunimos numa lista algumas das melhores marcas de calçado do Porto e arredores.

Por Margarida Ribeiro e Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Ora ponha aqui o seu pezinho. Prometemos que não se vai arrepender, já que estas são algumas das melhores marcas de calçado do Porto e arredores. Muitas delas são marcas sustentáveis, preocupadas com o futuro do nosso planeta, e todas têm loja online, que é para poder fazer compras sem sair do sofá. Há modelos mais clássicos e outros mais arrojados. Feitos com cores mais sóbrias e outras mais garridas. Há ainda stilettos cheios de pinta, sabrinas, botas e sapatilhas confortáveis. Há, portanto, de tudo um pouco e para qualquer tipo de pé. Depois de ler esta lista, vai sentir-se uma Cinderela que encontrou o seu par ideal. De sapatos, claro.

Recomendado: 15 lojas online do Porto que tem de conhecer

As melhores marcas de calçado do Porto e arredores:

Sanjo
Sanjo
© DR

1. Sanjo

É uma das marcas de sapatilhas portuguesas mais conhecidas. Foi fundada há mais de oito décadas e, há uns anos, a Sanjo reinventou os seus modelos icónicos: o K100 e o K200. Foram criadas colecções novas com diferentes materiais e cores, preservando as suas características originais, para todos os géneros e estações. 

Ambitious, marca portuguesa, calçado, roupa
Ambitious, marca portuguesa, calçado, roupa
© Pedro Afonso

2. Ambitious

Fundada em Guimarães, em 1994, é uma empresa familiar que dá prioridade aos materiais de qualidade, como a pele e a camurça, e à produção tradicional. Ao mesmo tempo, a Ambitious também investe em novas técnicas e inovação tecnológica. O catálogo consiste, maioritariamente, em sapatilhas, mas também há botas. Recentemente, a marca aventurou-se no vestuário.

Publicidade
Alameda Turquesa
Alameda Turquesa
© DR

3. Alameda Turquesa

Fundada por um duo de mãe (Ana) e filha (Carolina), a Alameda Turquesa ficou conhecida pelo uso de pompons e fitas coloridas, como é o caso das sandálias da fotografia. O catálogo da marca inclui botas, sapatos de salto alto, sapatilhas, malas, pulseiras, brincos e até uma linha para noivas. Tudo feito à mão e em Portugal. 

Zouri
Zouri
© DR

4. Zouri

As sapatilhas e as sandálias vegan da Zouri são produzidas artesanalmente em Guimarães. As solas são feitas com plástico recolhido das praias, que é trabalhado e misturado com borracha natural. Depois, entram no processo outros materiais, como o algodão orgânico e o piñatex, feito a partir de fibra de folhas de ananás. 

Publicidade
Marita Moreno
Marita Moreno
© DR

5. Marita Moreno

Nasceu há mais de uma década, mas só em 2018 é que a Marita Moreno se tornou uma marca mais amiga do ambiente. Para isso, começaram a usar materiais naturais, como o linho, rendas, madeira ou cortiça, e outros mais inovadores, como o piñatex ou placas de fibra de casca de banana. Ao longo do tempo foram introduzidos novos produtos e acessórios, como malas. 

Nobrand
Nobrand
© DR

6. Nobrand

Criada em 1988 e com a fábrica a produzir incessantemente em Felgueiras, a Nobrand é uma marca que se orgulha de reinventar os modelos clássicos de sapatos, para homem e mulher, dando-lhes um ar contemporâneo e moderno, mas privilegiando sempre a produção nacional e tradicional. O calçado da marca já anda por cá há mais de 30 anos. 

Publicidade
Friendly Fire
Friendly Fire
© DR

7. Friendly Fire

Alexandra Castro e Rute Marques criaram, em 2015, a Friendly Fire, em Guimarães. Pensada para mulheres, a marca conjuga cores, materiais e texturas improváveis. Apostam na qualidade, por isso, os seus sapatos são produzidos numa fábrica com mais de 25 anos de experiência e com muita atenção aos detalhes.

 

Gladz
Gladz
© DR

8. Gladz

Inspirada na evolução do movimento feminista e na figura revolucionária de Simone de Beauvoir nasceu a Gladz. Uma marca portuguesa especializada em calçado que conta com botas, sapatilhas e sandálias femininas e intemporais, que combinam materiais luxuosos com texturas inesperadas. O calçado é todo produzido em Vila de Cucujães, em Oliveira de Azeméis. Saiba que é fácil de reconhecer um sapato Gladz graças ao característico tacão (como os da fotografia). 

Publicidade
Josefinas
Josefinas
© DR

9. Josefinas

A marca bracarense Josefinas conta com várias colecções de sabrinas, entre elas uma inspirada no movimento sufragista (as da fotografia). Além disso, o catálogo também tem uma colecção vegan e sabrinas com o nome de mulheres importantes da história, como Marie Antoinette. Quase todas as linhas consistem em reinterpretações das clássicas sabrinas, mas também pode comprar botas, sapatilhas e outros acessórios. 

Walkest
Walkest
© DR

10. Walkest

A Walkest, de Amarante, é uma marca com uma forte consciência ecológica. Por cada par de calçado que Carlos Gonçalves vende online, o dono planta duas árvores – o objectivo é ajudar na reflorestação. A marca é produzida integralmente em Portugal e junta a paixão pela natureza ao savoir faire de artesãos com mais de 50 anos de experiência. À venda, além das botas originais, também vai encontrar sapatos e acessórios. 

Mais lojas online do Porto e arredores para conhecer:

Cet Objet du Désir
© DR

Cinco lojas vintage do Porto que vendem online

Compras Lojas de segunda mão

Arranjámos a solução perfeita para todos os amantes de peças com história que agora não podem sair de casa. Estas lojas vintage vendem online e têm catálogos recheados de roupa, calçado e acessórios, de diferentes estilos e épocas, desde os anos 1920 aos 90. O difícil é escolher em quais gastar o seu dinheiro. 

Muitas pessoas fazem compras nas lojas em segunda mão para diminuir a pegada ecológica. Se for o seu caso, aproveite e fique também a conhecer marcas sustentáveis e os projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta

Recomendado: 13 lojas online do Porto que tem de conhecer

Cantinho das Aromáticas, chás, infusões, ervas aromáticas
© Nelson Garrido

Cinco lojas para comprar chá online

Compras Alimentos especializados

Estar tanto tempo fechado em casa não é fácil e é essencial encontrar formas de relaxar e manter a calma. Fazer umas comprinhas nestas lojas talvez ajude. Têm catálogos variados que incluem chá verde, chá preto e até algumas infusões fora da caixa, com ingredientes de várias partes do mundo, de Portugal ao Japão. Quando acabar de beber uma generosa chávena de chá, continue o ritual de bem-estar e siga à risca uma das receitas de cosméticos para fazer em casa ou instale uma das cinco apps de yoga e meditação para enfrentar a quarentena.

Recomendado: Lojas para fazer compras sustentáveis online

Publicidade
Champô sólido da Mind The Trash
© DR

Lojas para fazer compras sustentáveis online

Compras

Agora que passamos mais tempo em casa, que tal dar uma oportunidade a hábitos mais amigos do ambiente? Espreitar lojas online dedicadas à venda de produtos sustentáveis pode ser um bom começo, já que não há mercados ecológicos a acontecer nem eventos dedicados à sustentabildade. Se não sabe muito bem por onde começar, pondere trocar o champô habitual por um champô sólido, adquirir sacos de congelamento reutilizáveis para evitar os descartáveis, comprar uma cápsula reutilizável para a máquina de café ou completar a biblioteca de casa com uma secção dedicada à literatura que lhe ensina a ser mais amigo do ambiente.

Recomendado: Sete projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta

Recomendado

    Também poderá gostar

      Também poderá gostar

        Publicidade