Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Os melhores sítios para comer e beber na Rua do Almada
Vai do Largo dos Lóios à Praça da República e está repleta de coisas boas. Estes são os melhores sítios para comer e beber na Rua do Almada
Para todas as horas e para todas as ocasiões, nos melhores sítios para comer e beber na Rua do Almada há alternativas para todos os gostos. Das peças de carne que impõem respeito aos clássicos portugueses, dos brunches aos hambúrgueres, dos vinhos aos cocktails, há muito para provar nesta que é uma das artérias mais importantes e movimentadas do Porto. Se gosta de andar sempre em cima das novidades gastronómicas da cidade mas não dispensa marcar mesa no restaurante de sempre, esta rua é um bom spot para ficar de barriga cheia. Bom apetite.
Recomendado: Os 50 melhores restaurantes no Porto
Os melhores sítios para comer e beber na Rua do Almada
1. Queijaria do Almada
Há várias dezenas de variedades de queijo nesta queijaria, onde muitos restaurantes da cidade se fornecem. Vindos de vários países, todos os queijos são feitos com matéria-prima de qualidade e por pequenos produtores. Se nunca lá entrou, esta é a oportunidade para abastecer a despensa e alargar o seu conhecimento queijeiro.
2. Do Norte
O Do Norte Café & Terrace abriu recentemente na Baixa e é dos mesmos donos do Hungry Biker, em Miragaia. Inspirado no norte que lhe dá nome (de Portugal e dos países escandinavos), serve brunch todos os dias entre as 09.00 e as 16.00. O que dá nome à casa tem abacate, ovos mexidos, iogurte com fruta e muito mais.
3. DeGema Hamburgueria Artesanal
Veio de Braga mas a DeGema já conquistou o seu lugar na Invicta, com vários restaurantes espalhados pela cidade. Os hambúrgueres, com nomes de expressões nortenhas, e os gelados caseiros são as grandes especialidades. E os candeeiros com cabeçudos, uma das suas imagens de marca.
4. MUU
Se anda sempre à caça de boa carne e ainda não foi ao MUU, tente já marcar mesa (o verbo tentar está bem aplicado). O espaço é muito concorrido e isso explica-se porque a carta está cheia de sugestões criativas, pensadas para carnívoros. Mas não só.
5. Esporão no Porto
O Esporão no Porto é um restaurante com pratos portugueses e sazonais, mas também é uma loja e um espaço para workshops e provas de vinhos e azeites. A carta tem a assinatura do chef Carlos Albuquerque e a decoração de Christian Haas. Acaba de abrir no Porto e é o primeiro espaço do grupo fora do território de produção.
6. Dan's Finger Food and Drinks Porto
Vindos directamente de Guimarães, os hambúrgueres do chef Dan estão agora à disposição de todos os portuenses num espaço com três andares na Rua do Almada. São dezenas deles, muitos com combinações fora do vulgar, como o de picanha e camarão panado com presunto, brie, cebola frita e alface. Para beber, há bons cocktails e sangrias.
7. Cookery Food Bar
Aqui, neste espaço instalado dentro do Workshops Pop Up, tudo é servido em taças. Lá dentro, há criações doces e salgadas, para pequeno-almoço, almoço e lanche, desenvolvidas por conhecidos bloggers e chefs como Ruy Leão, João Pupo Lameiras e Luís Américo.
8. Ö Tascö
Já é um clássico na Baixa e um sítio onde muitos grupos vão parar em noite de copos. Há pataniscas (muito boas, por sinal), panados, arroz de feijão, de tomate, e uma boa sangria de espumante com frutos vermelhos. É preciso mais?
9. Miss Pavlova
Além do doce que lhe dá nome (com opções para todos os gostos), na Miss Pavlova há também muitas alternativas para um brunch guloso. Falamos de ovos, tostas, panquecas e até de macarons, outra das especialidades da casa.
10. Elemento
Neste restaurante de fine dining onde se cozinha exclusivamente com o fogo, o chef Ricardo Dias Ferreira trabalha com produtos maioritariamente portugueses e, sempre que possível, de pequenos produtores. A carta muda consoante a época mas há sempre bons vinhos na garrafeira para acompanhar o melhor que a estação dá.
11. Frankie Hot Dogs
Esqueça as rulotes. Neste restaurante de fast food, os cachorros são de outro campeonato. Mais leves ou mais gulosos, bons para curar a ressaca, são uma óptima escolha para os domingos mais deprimentes. O 4 Fingers, com aros de cebola frita, é um dos mais procurados.
12. Copos & Cusquices
Quando os petiscos ainda não tinham invadido todas as ruas da cidade já estes brilhavam na Rua do Almada, no Copos & Cusquices. A tradição portuguesa está na origem da criação de todo o menu, pensado para partilhar com os amigos em momentos, claro está, de copos e cusquices.
13. Pontual
Anda sempre à procura de um prego no pão em condições? No Pontual encontra-o (dica: peça o especial). Por lá há também uma boa francesinha e, aos almoços, pratos portugueses a preços muito simpáticos. O balcão é um dos mais simpáticos da cidade e o atendimento também lhe faz justiça.
14. Arcádia Casa do Chocolate
Alerta gulosos: a Arcádia dispensa apresentações mas é um dos sítios obrigatórios na Rua do Almada, seja para provar um bombom no momento ou para levar uma caixa cheia de línguas de gato para casa. As variedades são muitas, com e sem açúcares adicionados, por isso pode ser difícil escolher apenas uma.
Mais ruas para comer e beber
Os melhores sítios para comer e beber na Rua do Bonjardim
Comida tradicional e do mundo, petiscos, francesinhas, sobremesas e alguns espaços ao ar livre para aproveitar os dias soalheiros que aí vêm – os melhores sítios para comer e beber na Rua do Bonjardim estão nesta lista.
Os melhores sítios para comer e beber na Rua Passos Manuel
Nesta artéria pode comer algumas das melhores francesinhas da cidade, é certo, mas também há bons pratos portugueses, alternativas vegetarianas e bons spots para começar a noite: estes são os melhores sítios para comer e beber na Rua Passos Manuel.
Os melhores sítios para comer e beber na Rua de José Falcão
Nesta via no centro da cidade não faltam alternativas para lhe encher a barriga a qualquer hora do dia. Das panquecas ao vinho, dos pratos japoneses à cerveja, estes são os melhores sítios para comer e beber na Rua José Falcão.