Teatro em Outubro: 12 peças a não perder

É Outono e, como o tempo, o teatro continua a aquecer. Sinal de que não faltam espectáculos, apesar das marotices do Ministério da Cultura. Lá vão 12
A Fera na Selva
©DR A Fera na Selva
Por Rui Monteiro |
Publicidade

Há as peças que já vêm do início da temporada, agora a caminho do fim de carreira, e que é uma pena se não se despachar a ver. E depois há as outras, as que chegam frescas, com o seu leque de autores, géneros e temáticas variados, motivo de encenações e interpretações mais ou menos imaginativos, mais ou menos respeitadores dos originais, mais ou menos ousados. Algumas peças são estimulantes motivos de discussão e de reflexão, outras, puro entretenimento, e ainda umas quantas dadas ao desafio da experiência. Nestas 12 peças de teatro para ver em Outubro tem de tudo. É aproveitar.

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa este mês

Teatro: em Outubro é à dúzia

1
A Pior Comédia do Mundo
©DR
Teatro, Comédia

A Pior Comédia do Mundo

icon-location-pin Teatro da Trindade, Chiado
icon-calendar

E se de repente a porta dos bastidores se abrisse e o espectador tivesse acesso ao que por lá se passa? Foi a partir deste pressuposto que Michael Frayan escreveu esta comédia agora encenada por Fernando Gomes. O objectivo é, claro, fazer rir, através de um “olhar alucinante sobre o teatro e as loucuras e devaneios dos que o fazem, cujas tendências para crises descontroladas de ego, falhas de memória e alguma promiscuidade, transformam cada actuação numa verdadeira aventura de alto risco” interpretada, além do encenador, por Ana Cloe, Cristóvão Campos, Elsa Galvão, Inês Aires Pereira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes, Paula Só e Samuel Alves.

Teatro da Trindade. Até 27 Jan (excepto entre 29 Out e 21 Nov). Qua-Sáb 21.00, Dom 16.30. 8€-18€.

Outubro em Lisboa

Camerata Alma Mater
©DR
Música

Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Outubro

Outubro, em cujo primeiro dia se comemora o Dia Mundial da Música, é fértil em concertos de entrada livre. Esta trintena de sugestões permite-lhe ouvir música ao vivo durante quase todo o mês sem gastar um cêntimo. O Festival de Sintra, o SeixalJazz e o Festival Sons de Almada Velha contribuem para esta longa lista de possibilidades. Rachmaninov, Bach, Schubert, Mozart, Prokofiev ou Brahms são nomes sonantes na clássica. Mas, para começar pela música dos vizinhos, propomos que ponha um ouvido nas canções populares espanholas. 

Academia TimeOut - Cozinhas do Mundo: Coreia
©DR
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Os workshops de cozinha da Academia Time Out a não perder em Outubro

Chegou o Outono mas o ambiente na Academia Time Out não arrefece. Em Outubro, a agenda de cursos de cozinha está bem recheada, à espera apenas de gente com vontade de pôr as mãos na massa. Para dar a volta ao mundo, não precisa de fazer as malas: basta vestir o avental e embarcar nos workshops de cozinhas como a da Coreia, a de Itália ou a do Japão. Se antes de viajar para longe, prefere aprender as bases nacionais, vai encontrar aulas sobre  pratos tradicionais portugueses incontornáveis, como os pastéis de nata ou de bacalhau. Os miúdos não foram esquecidos e para eles também há aulas de volta dos tachos: que tal aprender a fazer raviolis ou brownies? Toca a vestir o avental. 

Publicidade
mallu magalhães
©Gonçalo F. Santos
Música

Concertos em Lisboa em Outubro

As temperaturas começam a baixar, as folhas começam a cair e os concertos sucedem-se. O  Verão que nos perdoe, mas não há nada como ver concertos em Lisboa no Outono. De preferência dentro de uma boa sala.  Além do OUT.FEST, logo no início do mês, destacam-se os concertos do cantor e compositor indie-folk sueco José González com The String Theory, a brasileira Mallu Magalhães ou os Kodaline, todos no Coliseu dos Recreios. Ainda há Xavier Rudd ou Unknown Mortal Orchestra, ambos na Aula Magna. Ou, entre outros, Anna Calvi, Kurt Vile & The Violators e Fausto Bordalo Dias.

Publicidade