A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

ALERTA PASSATEMPO: descubra a Lisboa jesuíta e ganhe bilhetes para o filme 'Silêncio'

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

Silêncio, o novo filme de Martin Scorsese, tem no centro a história da perseguição aos padres jesuítas portugueses no Japão do século XVII.  À boleia do filme, recriámos um roteiro pedestre pelos  principais marcos da presença da Companhia de Jesus em Lisboa, desde a chegada à cidade até à sua expulsão pelo rei D. José I. Um itinerário  desenvolvido em parceria com a Ordem dos Jesuítas e o Museu de São Roque, que vamos percorrer, em visita guiada, já este domingo. Connosco queremos levar 30 leitores a quem vamos oferecer bilhetes para assistir ao filme.

Para concorrer, diga-nos apenas isto: que episódio da história portuguesa mais merecia um filme e porquê? Seja genial na resposta, mas económico nas palavras. Rende mais. Envie resposta para: leitores@timeout.com até às 17.00 de hoje. Se for um dos vencedores, basta comparecer domingo, às 10.00, junto à portaria do Hospital de São José e trazer consigo um exemplar da Time Out desta semana.  

Visita: Domingo 10.00 às 13.00.
Ponto de encontro: Portaria do Hospital de São José.

  

HOSPITAL DE SÃO JOSÉ

O edifício foi construído no século XVI para albergar os ensinamentos do jesuíta Colégio de Santo Antão-o-Novo. Aí se ergueram uma igreja e uma sacristia – que ainda hoje existe, mas como capela do hospital, desenhada pelo arquitecto João Antunes, autor da Igreja de Santa Engrácia. Com a expulsão dos jesuítas de Portugal e a destruição do Hospital de Todos os Santos pelo terramoto de 1755, é aqui oficializado o Hospital de São José, em 1759.

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL

O percurso segue em direcção ao local onde funcionou o antigo Noviciado da Cotovia, onde se preparavam os candidatos ao ingresso na companhia. Foi construído no então chamado Monte do Olivete ou Cotovia, numa quinta doada pelo governador da Índia, Fernão Teles de Menezes, cujo túmulo foi levado para a igreja do Noviciado – túmulo que hoje faz parte da colecção do museu, entre outras preciosidades. 

IGREJA DE SÃO ROQUE

Neste local, onde chegou a existir um cemitério para sepultar as vítimas da peste, D. Manuel I mandou erguer uma ermida dedicada ao milagreiro São Roque. Mais tarde foi demolida, com a passagem do testemunho desse templo aos jesuítas. Composta por apenas uma nave, nas paredes da igreja está um conjunto de grandes pinturas dedicadas à vida de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

MERCADO DA RIBEIRA

E chegamos à frente ribeirinha. Foi do rio Tejo que Cristóvão Ferreira partiu a bordo da nau São Valentim, em Abril de 1600. Com ele viajavam mais 19 jesuítas rumo a Goa, de onde no ano seguinte partiram os missionários que tinham como destino a China e o Japão. O resto da história chama-se Silêncio.

 

Leia a crítica do filme e a entrevista aos protagonistas e veja ainda o trailer de Silêncio.

Últimas notícias

    Publicidade