A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Calçada portuguesa. Pense rápido em três cidades (sem ser Lisboa)

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Dia 24 de Março, o Museu do Oriente recebe a conferência "A Calçada Portuguesa pelo Mundo", pretexto para escutar as histórias de dois experientes calceteiros. E para viajar até Alemanha, Qatar, Macau e mais além.  

Falar de calçada portuguesa é pensar em Lisboa, como é também evocar acesos combates entre beleza artística e níveis de funcionalidade. Saltemos para outro passeio, com o mesmo tipo de pavimento, é verdade, mas a vários quilómetros de distância. Se não sabia fica a saber que este emblema bem português tem palmilhado o mapa inteiro, para além dos recantos óbvios, e agora é altura de falar sobre "A Calçada Portuguesa pelo Mundo". 

A 24 de Março, o Museu do Oriente recebe a conferência que parte das imagens do fotógrafo Ernesto Matos — que durante as suas viagens foi captando vestígios da presença portuguesa além-fronteiras, e inventariando estes tapetes de pedras que forram os solos de destinos na Europa, Ásia, África ou América. 

Um dos destaques deste encontro é a presença de dois calceteiros de quem se pode dizer, literalmente, que andam a partir pedra há muito tempo. Da região de Fanhões, berço de inúmeros artífices, chega o mestre Zé da Clara, que neste dia se faz acompanhar por Manuel Barbosa, que executou calçadas em Macau (onde deu formação), Alemanha, Espanha, França, e mais recentemente até no Qatar. Na foto de cima, um postal de Moçambique. Em baixo, uma paragem em Macau. 

Museu do Oriente

Av. Brasília, 

24 de Março. 18.30

Entrada livre

Últimas notícias

    Publicidade