A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Chains, o novo bar gay do Príncipe Real

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

Fica no espaço do antigo Memorial, mas ao contrário do que se passava antes é um bar/clube a pensar no público masculino e fetichista.

Um Warm-up. É assim que Miguel Ricardo descreve o seu novo espaço numa cave do Príncipe Real, com pista de dança e aquilo a que prefere chamar de “black box” em vez de quarto escuro, a funcionar a partir das 10 da noite. “Notei que não havia aqui nenhum sítio convidativo para dançar antes das três da manhã”, explica. “Via sempre pessoal a saltar de um lado para o outro à espera que abrisse algum local e às vezes quando eram duas da manhã já estavam cansados e iam para casa.”

Há um ano, quando voltou da Suíça, depois de 26 anos a trabalhar fora do país, decidiu montar um negócio seu e pensou neste bar/clube que esteve para se chamar Bunker (fica numa cave e o nome também lhe assentaria bem), mas acabou por se chamar Chains.

A rodear a tal “black box” está uma cortina de correntes ou não estivesse o bar a piscar o olho à comunidade mais fetichista. Aliás, é aqui que vão acontecer os próximos encontros e festas do Gear Club de Portugal, que comemora em Setembro três anos.

Ainda assim, Miguel Ricardo não quer dar-lhe rótulos fortes. “As pessoas perguntam se é um bar de fetiche, um bar de sexo, mas respondo-lhes que não. É um bar alternativo.” As cortinas pretas do quarto escuro foram postas por pressão dos clientes. “Tem a ver com a vida gay de Lisboa, que é mais… tímida, chamemos-lhe assim. As pessoas não gostam de fazer as coisas tão à vista.”

O DJ, Marco Baptista, toca às quintas, sextas e sábados e o bar só encerra ao domingo. A entrada são 6 euros consumíveis (dá para duas cervejas, por exemplo), à excepção de festas especiais, como a do próximo sábado, 19, de inauguração oficial, que deverá custar 10€.

Esperemos que o espaço, com bidons pintados de amarelo a servir de mesas, tenha mais sorte do que os seus antecessores. Em tempos, funcionou aqui o mítico Memorial, popular entre a comunidade lésbica. Em 2011, transformou-se em Zoo, onde aconteciam after-hours. Há um ano, chamava-se Tabum, assim mesmo, com M, e alugava-se para festas de aniversário e eventos privados.

Rua de Gustavo Matos de Sequeira, 42-A (Príncipe Real). Seg-Qui 22.00-02.00, Sex-Sáb 22.00-03.00

+ Os melhores bares gay de Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade