A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Festival Fuso volta a animar a cidade com vídeo arte

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Isso de Agosto ser um marasmo em Lisboa já não é bem assim. O Fuso vai agitar a cidade a partir dia 22 

O festival Fuso - Anual de Vídeo Arte Internacional regressa a Lisboa com a sua 9.ª edição, espalhada por seis locais diferentes entre 22 e 27 de Agosto, sempre com entrada livre. E como o Verão pede dias ao ar livre, tudo acontece em jardins e terraços da cidade, nomeadamente a Travessa da Ermida, o jardim do MAAT, o jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, o jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, o jardim do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Claustro do Museu da Marioneta.

Este ano o festival está integrado na programação do Lisboa Capital Ibero-Americana de Cultura, e foca-se no diálogo entre a Europa e as Américas, em destaque a do Sul e a Central. O artista brasileiro Paulo Bruscky vai ser homenageado durante os dias do evento, tendo sido ele o impulsionador da vídeo arte e arte sonora a partir dos anos 70.

Cada dia de festival decorre num sítio diferente e está entregue também a um curador diferente. Vamos por partes: dia 22 de Agosto a inauguração do Fuso está marcada para as 22.00 com a apresentação de “Testemunhas de um Tempo”, de Solange Farkas (Brasil), na Travessa da Ermida.

No dia 23, o festival muda-se para o MAAT com curadoria de Jean-François Chougnet (França) e no dia 24 será nos jardins do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado entregue a Pablo Leon de la Barra (México) e Lori Zippay (EUA). A 25 de Agosto, a vídeo arte vai directa para outros jardins, os do Museu Nacional de Arte Antiga com curadoria de duas artistas: Lisette Lagnado (Congo/Brasil) e Emília Tavares (Portugal).

Durante o fim-de-semana, no dia 25 é hora de marchar até ao jardim do Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Miguel A. López (Perú / Costa Rica) e Jorge La Ferla (Argentina) e, no dia de encerramento é Cristiana Tejo (Brasil) que toma conta do Claustro do Museu da Marioneta.

 22-27 de Agosto a partir das 22.00. Entrada livre.

+ A cidade vai ser ouvida no Lisboa Soa

Últimas notícias

    Publicidade