A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Gelados Pascoalini abrem em Lisboa

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

O nome é capaz de dizer mais aos escalabitanos do que aos alfacinhas, mas a partir de domingo, dia 21, o caso muda de figura. A geladaria Pascoalini ganhou fama em Santarém graças aos seus gelados com sabor a doces tradicionais ribatejanos e agora vai instalar-se no centro de Lisboa. 

Rui Pascoalinho abriu a geladaria no início de 2013 – depois de um período de formação em Bolonha, encomendou as máquinas italianas com que aprendeu a técnica dos gelados artesanais e pôs mãos à obra com a mulher, Patrícia. Às tantas, quis dar-lhe um quê de portugalidade e começou a desconstruir os doces tradicionais e a transformá-los em gelados: já tinha feito de pastel de nata, mas virou-se para a região e apostou nos Pampilhos, nos Celestes (um doce conventual à base de ovos e amêndoa) e na mousse de chocolate com arrepiado, típico de Almoster. 

“Fomos falar com as pessoas que fazem estes doces há muito tempo. No caso dos Celestes, a senhora já os fazia há 40 anos. Seguimos todos os passos da receita tradicional. A única diferença é que o gelado também leva leite”, conta Rui à Time Out. 

Os gelados de fruta também ganharam reconhecimento, por serem feitos com a matéria-prima de pequenos produtores e quintas próximas de Santarém. É o caso do gelado de morangos e do de melão, ambos de Almeirim. Correu tão bem Rui Pascoalinho começou a receber desafios de outros municípios ou de chefs. Com Pedro Mendes (do restaurante Maria Pia, em Cascais) fez gelado de bolota torrada – depois de várias tentativas, entre a bolota caramelizada e a torrada –, com Edgardo Pacheco (autor do livro Os 100 melhores azeites de Portugal) fez gelado de azeite. 

A Pascoalini já desenvolveu cerca de 100 sabores e há mais invenções na calha – com a entrada no mercado lisboeta, a ideia é começar a fazer sabores com ligação à cidade, mas Rui ainda está em testes e não levanta a ponta do véu.

A geladaria só tem balcão, para pegar e andar, e terá todos os dias 18 sabores. Destes, oito são fixos (os incontornáveis morango, chocolate e baunilha estarão sempre lá, assim como os sabores do Ribatejo que se tornaram cartão de visita da marca) e 10 estarão sempre a rodar, também de acordo com a época do ano. 

Os croissants que existem na loja de Santarém, e que fazem salivar muitos escalabitanos, não vêm para Lisboa, mas haverá waffles ou poffertjes (mini-panquecas holandesas). 

Aponte na agenda: a inauguração é domingo, 21 de Maio, às 13.00.

Rua da Palmeira, 28B (Príncipe Real). 93 703 1330. Dom-Qui 12.30-20.00. Sex-Sáb 12.30-22.30.

+ Derreta-se com as melhores getalarias em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade