A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Guerra dos Tronos: o videojogo das cadeiras

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Game of Thrones, da Telltale, é uma das ofertas PlayStation Plus deste mês. Apesar de imperfeita, é uma boa reprodução de Westeros

O Casamento Vermelho foi um dos principais marcos de A Guerra dos Tronos. No espaço de cinco minutos, morreram personagens cruciais como Robb Stark, rei do Norte, ou Catelyn, a sua mãe, mais uma série de nobres e soldados que lhes eram fiéis. Uma das vítimas foi Lord Gregor Forrester, o pai dos protagonistas de Game of Thrones: A Telltale Games Series. O jogo começa precisamente no meio desse massacre e é uma das ofertas PlayStation Plus deste mês, mesmo a tempo da estreia da sétima temporada da série.

Lançado em seis episódios, entre 2014 e 2015, para computador, dispositivos móveis iOS e Android, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One, é uma aventura narrativa à moda dos estúdios Telltale, com um ou outro quebra-cabeças, raros momentos de acção e uma grande ênfase colocada nas decisões tomadas pelo jogador. Poder-se-ia dizer que é um jogo de escolha múltipla, em que cada acção e resposta dada tem consequências que afectam a história. No final de cada capítulo, somos informados das escolhas dos outros jogadores, e há vários finais diferentes com base nelas.

Controlamos quatro membros da família Forrester e o seu escudeiro Gared Tuttle. Os protagonistas são uma versão barata dos Starks, nortenhos honrados e tradicionalistas, que sofreram grandes perdas no Casamento Vermelho e encontram-se geograficamente separados, em lugares como King’s Landing, Essos ou a muralha de gelo – o que lhes permite interagir com os protagonistas da série, desde Danaerys a Ramsay Snow, passando por Cersei e Tyrion Lannister. Todavia a escrita não está ao nível da série original, nem dos outros jogos da produtora. O que, juntamente com o excesso de personagens, dificulta a identificação com elas. Não é o que se espera de A Guerra dos Tronos, e esse é um dos principais problemas deste título. Que, mesmo assim, vale a pena.

As outras guerras dos tronos

Game of Thrones: A Telltale Games Series não é o primeiro, nem vai ser o último, videojogo inspirado em A Guerra dos Tronos (e nos livros originais de George R. R. Martin). O jogo de estratégia A Game of Thrones: Genesis saiu em 2011 e um ano mais tarde a Atlus publicou um RPG chamado apenas Game of Thrones. Em 2013 foi a vez de Game of Thrones Ascent, um jogo de estratégia para dispositivos móveis e Facebook. Nenhum destes títulos ficou para a história. Além disso chegou a falar-se num RPG online, Game of Thrones: Seven Kingdoms– que estaria em desenvolvimento, mas não há notícias há anos. E aguarda-se a sequela do jogo da Telltale.

+ Drinking Game of Thrones: copos para a maratona de A Guerra dos Tronos

+ O Dicionário de A Guerra dos Tronos

Últimas notícias

    Publicidade