A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lisbon Food Week: pensar sobre comida, sem restrições alimentares

Escrito por
Catarina Moura
Publicidade

Tem glúten, lactose e boas doses de carne. A Lisbon Food Week (LFW) regressa para a sua segunda edição e não está preocupada com restrições alimentares, até porque o programa não é para abstinências: há seis jantares especiais focados em produtos e gastronomias específicos com chefs como Miguel Castro e Silva, Gonçalo Costa, Rui Martins e Luís Gaspar (vencedores do Chefe Cozinheiro do Ano 2016 e 107, respectivamente); o Congresso Nacional de Cozinheiros, que se vai focar em produtores e produtos; e três conversas que vão trazer a Lisboa Nuno Mendes e reunir Mulheres com Tomates.

A programação dedicada à comida começa já nesta sexta-feira, dia 3, e prolonga-se até 13 de Novembro. É organizada pelas Edições do Gosto, Essência do Vinho e Masemba e, estando este evento na sua segunda edição e a querer afirmar-se na cidade, junta-se a duas plataformas de discussão da gastronomia e dos vinhos que já não são estreantes nestas andanças. De 10 a 13 de Novembro, há a 18ª edição do "Encontro de Vinhos, Encontro de Sabores", organizado pela Revista de Vinhos com a presença de cerca de 400 produtores no Centro de Congressos de Lisboa. Também nada caloiro, o Congresso Nacional de Cozinheiros (CNC), que acontece desde 2005, este ano fala sobre produtos e produtores – a relação entre o chef e o produtor, a importância do produto, da sua história e a valorização das produções que estão próximas das cozinhas são uma das grandes tendências da actualidade e é isso que o CNC vai discutir entre os dias 11 e 13 no Centro de Congressos de Lisboa com chefs como João Rodrigues, do Feitoria, Anthony Gonçalves, do Kanopi em Nova Iorque, ou Michel van der Kroft, do holandês ‘t Nonnetje.

Mas a reflexão sobre a indústria da gastronomia e o que a rodeia começa uns dias antes, primeiro a 6, segunda-feira, com uma conversa sobre como um chef pode ser proprietário da cozinha que dirige. É o que acontece com Hugo Brito, do Boi Cavalo, Manuel Dias, do Raízes, Tiago Feio do Leopold e António Galapito, que será dono e chef do Prado, que abre em breve no edifício do apart-hotel The Lisboans, perto da Sé. Os quatro vão falar, no Boi Cavalo, sobre os desafios desta coincidência de papéis. No mesmo dia, Nuno Mendes, chef do Chiltern Firehouse e da Taberna do Mercado, no mercado de Spitalfields, em Londres, apresenta o seu livro Lisboeta: Recipes from Portugal’s City of  Light na loja Vintage Departament.

A facada final nas conversas da LFW ganhou o nome de "Mulheres com Tomates" e vai juntar no Second Home, no Mercado da Ribeira, mulheres ligadas ao mundo da gastronomia, dos vinhos e do bar. Já que ser uma mulher neste meio é uma excepção, Alexandra Prado Coelho, jornalista ligada à área, Ana Carrilho, responsável pelos azeites Esporão, Constança Cordeiro, barmaid e responsável pelo projecto Raposa Silvestre, Graça Adriana Saraiva, da Ervas Finas, Maria Canabal, presidente do Parabere Forum, a chef Marlene Vieira e Rita Nabeiro, da Adega-Mayor, não se acanham e falam sobre o assunto.

Mulheres com Tomates
DR

Parle-a-pied é muito bom, mas melhor se for empurrado com uma mão-cheia de refeições que são em si manifestos. É o que acontece com o jantar que Vítor Adão vai servir na Cozinha Popular da Mouraria sábado, dia 4, e que gira todo à volta da cabidela transmontana; ou como o que Gonçalo Costa serve no Tágide e que reflecte sobre as cozinhas do Tejo, em Espanha e Portugal. Promete-se ainda muita carne no dia 13, quando os vencedores do prémio Cozinheiro do Ano Luís Gaspar (2017) e Rui Martins (2016) declararem o seu amor à carne de vaca no restaurante Sala de Corte, isto depois de Vasco Coelho Santos apresentar um menu vegetariano no jantar Out of the Box, n’ O Apartamento.

O menu completa-se com um jantar dedicado à lusofonia no Espaço Espelho d’Água (sexta-feira, dia 3), um pequeno-almoço australiano no Café Garrett (sábado, dia 4), o jantar A Raposa e o Lobo, em que Bernardo Agrela empresta o restaurante - o Cave 23 - e o menu para uma harmonização com os cocktails de Constança Cordeiro (dias 3 e 8), o já indispensável Jantar do Ano, com Henrique Sá Pessoa, Justa Nobre, Vítor Sobral e João Rodrigues no Convento do Beato (dia 11) ou o jantar Uma Cozinha Lisboeta Imaginada por Miguel Castro e Silva, João Sá e Gonçalo Ribeiro no Lumni (dia 7). Não haverá barriga para tudo – sendo que o festival ainda lhe faz uma curadoria de restaurantes (pelas Edições do Gosto) e tascas (pelo jornalista Tiago Pais, autor de As 50 Melhores Tascas de Lisboa) que pode consultar no site. Lembre-se uma água com gás alivia a digestão.

+“O Jantar do Ano” é no Beato e os bilhetes já estão à venda

Últimas notícias

    Publicidade