A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Músicos portugueses cantam As Canções de Leonard Cohen

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

O cantor e poeta canadiano Leonard Cohen comemoraria 83 anos a 21 de Setembro. Para assinalar a data, Jorge Palma, David Fonseca, Miguel Guedes (Blind Zero), Samuel Úria, Mazgani e Márcia vão passar a noite de quinta-feira a cantar As Canções de Leonard Cohen no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

“Ainda no decorrer do mês de Novembro do ano passado, data em que nos deixou Leonard Cohen, a Embaixada do Canadá em Portugal entrou em contacto com o Bairro da Música com o intuito de homenagear o artista”, recordam os promotores, André Sebastião e Tiago Branco. O objetivo deste primeiro contacto era convidar Jorge Palma, agenciado pelo Bairro da Música, para participar num tributo ao cantautor canadiano, “ainda sem que existisse uma ideia concreta sobre o que poderia ser”. Conversa puxou conversa e, por fim, o Bairro da Música foi convidado a conceber o tal espectáculo de raiz.

Depois foi apenas uma questão de escolher e convidar os músicos para o concerto (ou melhor, os concertos, pois também estão confirmadas datas no Porto, Figueira da Foz e Loulé.) “Para nós não faz sentido pensar-se um espectáculo deste género com artistas a quem a obra do homenageado seja indiferente”, assumem os organizadores, antes de sublinharem como David Fonseca, Jorge Palma, Márcia, Mazgani, Miguel Guedes e Samuel Úria “disseram de imediato que sim”.

A admiração é evidente na forma como estes músicos falam do canadiano. “É daqueles raros talentos que conseguiu cruzar a música com a poesia sem atropelar nenhuma delas”, enaltece David Fonseca, que no início deste ano liderou uma homenagem a outro grande vulto da pop falecido em 2016, David Bowie. Samuel Úria sugere que Cohen é “o mais imortal dos que já não estão cá.” Jorge Palma elogia o “poeta solitário e lúcido”, enquanto Mazgani diz que “foi graças a ele que [começou] a escrever canções”. E assume: “Leonard Cohen salvou-me a vida”.

A relação dos cantores com as canções de Cohen influenciou, também, o alinhamento do espectáculo. “Cada artista escolheu um conjunto de temas com os quais se identifica mais”, explicam os promotores. Contudo, essa selecção inicial foi apenas um ponto de partida. “Foi depois alinhavada em conjunto com o director musical do projecto, Pedro Vidal, na perspectiva de se encontrar um alinhamento que, respeitando as preferências [dos vários cantores], fosse também reflexo da dimensão e da diversidade da obra de Leonard Cohen”.

O Bairro da Música prefere não revelar o alinhamento antes do concerto, mas vão ser tocados “alguns dos temas mais emblemáticos de Leonard Cohen e outros menos previsíveis”. Como era de esperar. Sobre o formato preferem também não revelar muito mais do que o elenco. “Um colectivo de músicos formado por Pedro Vidal, na direcção musical e nas guitarras, João Correia, na bateria, Nuno Lucas, no baixo, João Cardoso, nas teclas, e Paulo Ramos e Orlanda Guilande, nos coros.” Mais, só mesmo no Centro Cultural Olga Cadaval.

Mais canções de Leonard Cohen:

+ 10 canções de um poeta raro

As versões que o merecem

Últimas notícias

    Publicidade