A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Querido Banksy, não queres vir até cá?

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

A pergunta é dos residentes do bairro de Canido, na província galega de Ferrol. Várias artistas estão a deixar a sua marca no bairro e há uma parede na qual ninguém toca. Está reservada, à espera que Banksy apareça. Para que isso aconteça, os moradores não se contiveram e publicaram em vários jornais britânicos, e não só, um apelo ao artista.

Mas não se ficaram por aqui. Em Bristol, de onde Bansky é natural, este apelo está num outdoor. Vale tudo para conseguir a atenção do artista britânico cuja identidade permanece uma incógnita, apesar das muitas suspeitas e rumores.

Querido Banksy, reservámos um espaço para ti numa das nossas ruas para que possas expressar livremente a tua interpretação mais pessoal de As Meninas e ajudar-nos a tornar o nosso bairro um melhor sítio para viver”, lê-se no apelo, que começa também a ser partilhado nas redes sociais.

DR

O desafio de reinterpretar a icónica obra de Diego Velázquez (1599-1660) não surge por acaso. É, na verdade, um desafio que tem sido lançado nos últimos tempos a vários artistas espanhóis, como Antón Patiño, Llorca, Gosia Trebac ou Spela Trobec.

Na origem de tudo está o artista espanhol Eduardo Hermida que viu na arte urbana uma forma de recuperar e revitalizar o bairro.

Além de ter aparecido nos principais jornais britânicos, o apelo saiu ainda nos franceses Le Monde, Le Fígaro e Le Journal de París e ainda no italiano Corriere della Sera. E em Bristol, o outdoor foi colocado num lugar estratégico: foi nessa zona que apareceram os primeiros trabalhos de Banksy e por isso supõe-se que o artista terá morado (ou ainda mora) por ali.

“Imagino que ele até venha mas é óbvio que não vai pintar em frente a toda a gente. Imagino-o a passear por aí, de capuz na cabeça e com quatro amigos, sem que ninguém saiba que é ele”, reagiu Hermida ao La Voz de Galicia.

Do lado de Banksy, claro está, não houve qualquer reacção mas quem o conhece não estranha. Banksy actua sem aviso ou explicação. Há um suspense em torno do apelo. Será que o artista vai aparecer no norte de Espanha? Será até que ele já sabe da campanha? E se Bansky aparecer, quantos apelos se seguirão?

+ Um roteiro de arte urbana por Lisboa 

Últimas notícias

    Publicidade