A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Tudo o que precisa de saber sobre a Xbox One X

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Mesmo antes da E3, no domingo, a Microsoft anunciou os últimos detalhes, incluindo o preço, a data de lançamento e o nome da consola anteriormente conhecida como Project Scorpio. O futuro da Microsoft, em particular, e dos videojogos, em geral, passa por aqui.


A consola

A Xbox One X, conhecida até agora pelo nome de código Project Scorpio, é a próxima consola da Microsoft. Mais concretamente, é um novo modelo da Xbox One, que vai partilhar as prateleiras com a Xbox One S a partir de 7 de Novembro. Não inaugura propriamente uma nova geração de hardware, e em princípio não terá lançamentos exclusivos, à semelhança da PlayStation 4 Pro. O que traz de novo é, sobretudo, um aumento substancial da fidelidade visual, com uma aposta em gráficos 4K e HDR. Isso e um ligeiro aumento da velocidade de processamento e fluidez de jogo. Sem entrar em grandes detalhes técnicos, vai ser a consola mais poderosa disponível no mercado.

Nos Estados Unidos vai custar 499 dólares, e tudo indica que o preço na Europa ande à volta do mesmo número de euros.


Os jogos

Na conferência em que revelou o nome e o aspecto da Xbox One X, a Microsoft apresentou 42 novos jogos, incluindo 22 que não estarão disponíveis em mais nenhuma consola (pelo menos num primeiro momento). Essas e outras novidades vão ter melhor aspecto no novo equipamento. Além disso, 35 títulos lançados ao longo dos últimos meses vão ser actualizados para aproveitar as novas capacidades. De resto, será possível jogar todos os títulos que correm nos restantes modelos da Xbox One, incluindo alguns da Xbox 360, com melhoramentos muito ligeiros.

A concorrência

A concorrente directa da Xbox One X é a PlayStation 4 Pro, lançada em Novembro do ano passado. Tem a vantagem de custar menos 100 euros, mas não é tão potente e ao contrário da máquina da Microsoft não é retrocompatível com os jogos da PlayStation 3.

Convém também sublinhar que a Xbox One S custa metade do preço (249 euros) e corre os mesmos jogos que a irmã mais velha. A PlayStation 4 também anda à volta do mesmo preço.

Outra opção a ter em conta é o PC, onde os mesmo jogos habitualmente custam uma fracção do dinheiro. E, para quem quer algo diferente, há a Nintendo Switch. Gráfica e tecnicamente, a consola da Nintendo fica a milhas da Xbox One S, mas tem um conceito inovador e jogos que não se encontram em mais nenhum sistema, como Arms ou The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

O futuro

O lançamento da Xbox One S vai ser acompanhado por vários jogos feitos a pensar no novo sistema, com gráficos 4K e aumentos de performance. E o catálogo só vai melhorar com o tempo. Quem quiser comprar uma consola a pensar no futuro dificilmente vai encontrar uma melhor opção. E, olhando simultaneamente para o futuro e para o passado, a Microsoft anunciou no fim-de-semana que brevemente alguns clássicos da Xbox original passarão a ser compatíveis com a gama Xbox One.

+ Sete jogos que vão marcar 2017

Últimas notícias

    Publicidade