A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Volta ao mundo em 83 fotografias no Museu do Oriente

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Nuno Lobito já viajou pelos 204 países do mundo e agora mostra a sua experiência em “Laços – mais do que viajar”, no Museu do Oriente.  

“A melhor experiência que se tem na vida não é olhar para um ecrã, é ir para o terreno. É cheirar, partilhar, tocar e trocar laços com as pessoas”, explica o fotógrafo à Time Out, frisando que isso simboliza a sua “interação com o mundo”. Pisar a Sérvia em guerra, visitar Dalai Lama e estar na Faixa de Gaza fazem de Nuno “um ser singular e fora do baralho”, diz. 

Nuno Lobito pretende que esta exposição seja uma montra do mundo para os portugueses, dando a conhecer países que as pessoas nem sabem que existem ou avivando memórias através de imagens. “A viagem é algo que nos traz um elevado grau de conhecimento que aqui em Portugal não nos chega tão facilmente, e eu quero dar isso às pessoas”.

Todas as fotografias expostas têm pessoas, uma interação entre o fotógrafo e as gentes. Há apenas uma excepção: a imagem da Coreia do Norte. “É um mundo que nós não conhecemos e fiz questão de essa fotografia não ter ninguém, para ilustrar o mundo como ele é, cru”, afirma.

Na última sexta-feira de cada mês, há visitas guiadas feitas pelo fotógrafo, que legenda ao vivo cada fotografia com a sua própria experiência.

Museu do Oriente. Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte). Até 22 de Outubro. Ter-Dom 10.00-18.00 e às Sex 10.00 22.00 (entrada livre entre as 18.00 e 22.00). 6€.

+ Exposições a não perder este Verão em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade