Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 3 razões para fazer parte da mudança
5G, MEO
©DR

3 razões para fazer parte da mudança

Nas últimas décadas, habituámo-nos a grandes saltos tecnológicos – do aparecimento da internet ao arranque da era dos smartphones. O próximo avanço está aí à porta: o 5G.

Por Time Out em associação com MEO
Publicidade

tecnologia 5G é a rede móvel de quinta geração. E o MEO faz parte desta mudança com opções de internet móvel 5G à máxima velocidade e equipamentos com esta tecnologia. Mas, afinal, o que é o 5G e quais são as suas vantagens? Explicamos-lhe tudo tintim por tintim.

Mais velocidade
Todos já sofremos com aquela paragem a meio da nossa série preferida ou com o jogo a bloquear quando estamos mesmo a chegar à parte final. Mas agora a tecnologia 5G promete fazer esse problema desaparecer. Com uma velocidade que permite downloads de grandes dimensões em segundos, vamos conhecer uma nova geração de entretenimento, sem paragens nem lags. O resultado? Uma experiência ainda mais rápida para jogar sempre em cima do inimigo ou acabar de ver a série sem pausas.

Menor tempo de resposta
A tecnologia 5G promete abrir novos mundos e criar novas oportunidades. Com uma rede que responde em milissegundos, é possível criar um atendimento personalizado com maior qualidade, mesmo remotamente. Uma solução muito útil para áreas como a saúde, especialmente neste contexto de pandemia, já que pode melhorar a qualidade, rapidez e alcance das teleconsultas, chegando até regiões do país mais isoladas e infoexcluídas.

Maior capacidade
De certeza já se viu numa situação em que não conseguiu aceder à internet ou fazer uma chamada – seja à meia-noite da passagem de ano, seja num concerto ou num jogo de futebol (acreditamos que já falta pouco para voltarmos a estes momentos). A tecnologia 5G vem responder a este problema, sendo capaz de entregar internet e voz com qualidade mesmo em zonas e situações mais congestionadas. Afinal, partil​har não escolhe​ horas nem lugares.

Quer ver o 5G em acção? Veja aqui o simulacro de um acidente de aviação em que as equipas de socorro usaram comunicações 5G para suporte da sua intervenção no terreno.

3 perguntas sobre o 5G

Telemóvel, Samsung Galaxy S21
Telemóvel, Samsung Galaxy S21
©DR

1. O que é?

O 5G é a evolução da rede móvel para a quinta geração. Com o 5G chegam velocidades muito superiores, menores tempo de resposta e uma rede mais robusta, que irá proporcionar uma melhor experiência de utilização para muitos equipamentos em simultâneo e onde quer que estejamos.

2. Quando vamos poder usá-la?

A disponibilização da tecnologia 5G depende da atribuição de frequências pela ANACOM, prevendo-se que o processo decorra até final do primeiro trimestre de 2021.

Publicidade

3. Vai funcionar em todos os telemóveis?

Para beneficiar desta tecnologia será necessário um equipamento 5G, como é o caso do novo Samsung Galaxy S21, já disponível nas lojas MEO. Até dia 15 de Fevereiro, na compra deste smartphone de última geração, com maior resolução, sensor bright light e bateria inteligente, recebe 12 meses de internet móvel 5G do MEO à máxima velocidade. Mesmo que já tenha outro smartphone 5G, com o lançamento comercial do 5G poderá adicionar ao seu tarifário MEO a opção de internet móvel 5G à máxima velocidade por 5€/mês.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Também poderá gostar

        Publicidade