Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 5 dicas para ser mais sustentável (e poupar) em casa
MEO Energia
©DR MEO Energia

5 dicas para ser mais sustentável (e poupar) em casa

Voltámos a estar fechados em casa. E se por um lado já sabemos de cor as dificuldades que este confinamento vai trazer, por outro podemos tentar lembrar algumas coisas boas.

Por Time Out em associação com MEO
Publicidade

Mais tempo com a família, mais tempo para cuidar da horta, mais tempo para fazer maratonas de séries – mas, acima de tudo, mais tempo para mudar comportamentos e começar 2021 de uma forma mais sustentável.

Além de levar o seu próprio saco quando vai às compras ou de apostar em roupa em segunda mão, há pequenas mudanças que pode fazer mesmo dentro de casa. Aponte estas dicas que o vão ajudar a ser mais amigo do ambiente e ainda poupar na conta da luz. Para uma ajuda extra, conte com o MEO Energia, um serviço de electricidade 100% verde, produzido exclusivamente a partir de energias renováveis. E se for cliente MEO ganha o dobro da net móvel em todos os telemóveis do seu pacote MEO. Preparado para mudar?

1. Use lâmpadas LED e/ou inteligentes

É provável que já tenha ouvido esta dica antes, mas sabe realmente quanto é que pode poupar se optar por lâmpadas LED? Até 8€/lâmpada, num ano. Por isso, aproveite o tempo extra em casa para se certificar que todas as lâmpadas já estão trocadas. E já que falamos em luz, damos-lhe outra pista: aposte nas lâmpadas inteligentes. A sua funcionalidade de controlo remoto, através do smartphone, permite poupar até 35% na iluminação. Estão à sua espera aqui.

2. Opte por tomadas e extensões eléctricas com interruptor

Com o teletrabalho, os computadores, monitores e impressoras invadiram as casas. E por esquecimento (ou preguiça, vá) muitas vezes ficam ligados. No entanto, o consumo médio destes aparelhos em stand-by significa uma despesa anual média de 40 euros. Uma forma de o evitar? Usar tomadas e extensões eléctricas com interruptor. Esta pequena mudança pode reduzir a factura de energia em ​10%. Se quiser uma boa sugestão, o MEO dá: a Xiaomi Mi Smart Plug, com controlo à distância através do smartphone.

Publicidade

3. Deixar o frigorífico frio e quieto

Este é um dos electrodomésticos que mais gasta, afinal tem de ficar sempre ligado. Mas há pequenos truques para conseguir poupar. Por exemplo, se abrir menos vezes a porta do frigorífico, pode poupar até 25% de energia no consumo. Já quando for de férias (estamos a fazer figas para não faltar assim tanto), aumente a temperatura. É que o maior consumo de energia que o frigorífico efectua é no equilíbrio da energia gasta com a abertura da porta e, assim, poupa a energia dispensada para manter temperaturas mais baixas. ​Em última análise, pode e deve pensar em opções mais económicas, como estas aqui.

4. Optar por programas de 40 ºC

Nestes dias de frio e chuva, se há electrodoméstico que ganha protagonismo é a máquina de secar roupa. Mas temos uma dica que vai fazer bem às suas contas e ao meio ambiente: opte por programas a 40 ºC, em vez de 60 ºC. A roupa vai ficar bem limpa e seca na mesma e assim poupa cerca de 40% no consumo energético. Se esta conversa toda o deixou a pensar que bom, bom era comprar uma máquina nova, então confira estas.

Publicidade

5. Instalar detectores de presença

Agora que não podemos sair, acabamos por visitar até as divisões mais abandonadas da casa. É o exemplo da garagem. Mas em vez de estar sempre a ligar e desligar a luz para lá ir espreitar alguma coisa, uma solução mais económica e sustentável é um detector de presença que usa a energia de forma ​​​​racional. O MEO recomenda a Xiaomi Mi Motion Activated 2, que acende quando detecta movimento e apaga automaticamente ao fim de 15 segundos.

 

O MEO Energia é um serviço com benefícios para clientes MEO e sem qualquer fidelização. Pode simular a sua factura de electricidade aqui para saber quanto pode poupar. A oferta do dobro da net móvel é exclusiva para clientes MEO e implica a activação do Débito Directo e Factura Electrónica na adesão ao serviço MEO Energia.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade