Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As melhores lojas para os maluquinhos do DIY
Cores, Pintura, Pinceladas
©Design by Freepin

As melhores lojas para os maluquinhos do DIY

Não há nada mais frustrante do que pôr mãos à obra e, de repente, faltar qualquer coisa essencial para acabar o trabalho. Abasteça-se com tudo o que precisa antes de aderir ao admirável mundo do faça você mesmo.

Por Vera Moura
Publicidade

A sigla DIY – para do it yourself, ou faça você mesmo – generalizou-se e ficou na berra. Ganhou vídeos e canais de Youtube, ganhou gurus e livros e, como não podia deixar de ser, ganhou também lojas especializadas para abastecer quem gosta de trabalhos manuais. Da costura à pintura, do restauro à olaria e cerâmica, o que não falta é material para fazer as suas obras de arte de trazer por casa. E mesmo quem não tem jeitinho, vai gostar de conhecer o admirável mundo destas lojas, físicas ou online.   

Recomendado: Leia grátis a edição especial DIY Time In Portugal

As melhores lojas para os maluquinhos do DIY

Compras, Decoração, At Home Hobby
Compras, Decoração, At Home Hobby
©Facebook/At Home Hobby

At Home Hobby

Compras São Sebastião

Desafio aos corações mais duros, às mãos mais trapalhonas, aos gostos mais duvidosos: entrar na At Home Hobby, em Lisboa, e não ficar cheio de vontade de fazer uns trabalhos fofinhos em casa. Duvidamos que consiga superar uma prova destas, entre tantas folhas com padrões, carimbos e washi-tapes (a fita-cola tradicional é muito 1999) para álbuns de fotografias personalizados; tantos novelos de lã enroladinhos para finalmente se atirar ao macramé; tantos tecidos coloridos alinhados nas prateleiras para uma colcha de retalhos ou um fatinho para bebé; e tantas ideias para dar um novo look à casa ou tratar de oferecer um presente original.

Rua das Picoas, 10C (Saldanha). www.athomehobby.com

Compras, Malhas, The Craft Company, Cascais
Compras, Malhas, The Craft Company, Cascais
©Facebook/The Craft Company

The Craft Company

Compras Cascais

Linhas, agulhas, fitas, tesouras, novelos, alfinetes, botões, carimbos e moldes: esta loja em Cascais é o paraíso de todos os fanáticos da costura, sejam eles aspirantes ou profissionais, adeptos do crochet, do macramé ou do tricot. Além de todo o material disponível – até quem não sabe coser um botão fica fascinado com as cores dos novelos espalhados pelas prateleiras de madeira escura e pelas máquinas de costura com pinta vintage –, há workshops e cursos privados.

Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 4, Cascais. thecraftcompany.pt

Publicidade
Compras, Loja, Rosa com Canela
Compras, Loja, Rosa com Canela
©Facebook/Rosa com Canela

Rosa com Canela

Não há agenda que se adapte às suas necessidades? Então faça uma agenda ao seu gosto e medida, personalizando não só a capa mas cada dia do ano. A Rosa com Canela, com morada em Lisboa, no Porto e online, é o sonho dos maluquinhos das papelarias, dos obsessivo-compulsivos das secretárias, dos fanáticos da organização diária e dos campeões dos embrulhos, com soluções com muita pinta para todos. Além das famosas agendas – diárias, semanais, personalizáveis ou em formato calendário – há manualidades que nunca mais acabam, de rolos para pintar a autocolantes, de colas com glitter a ráfia colorida.

www.rosacomcanela.com

Ponto das Artes

Compras Chiado

No Chiado, é a loja preferida dos alunos de Belas Artes, mas não só: é também um pólo cultural activo, com workhops e cursos de pintura, e um mundo de possibilidades para quem quer explorar pela primeira vez os seus dotes artísticos. Tem espaços noutros pontos do país, que há mais talento por esse Portugal fora: Porto, Cascais, Cacém e Almada também contam com esta mina de lápis, canetas, tintas, pincéis, telas, cavaletes, colas, réguas e compassos.

www.pontodasartes.com/pt

Publicidade
Compras, Craftelier
Compras, Craftelier
©Facebook/Craftelier

Craftelier

Tem um tempinho livre antes de se atirar a uma nova arte ou ofício? Aconselhamos uma viagem demorada pelo site desta loja. Aqui encontra todo o material que pode imaginar para as Belas Artes – óleo, aguarela ou pastel? Caligrafia, modelagem ou escultura?–; um sem-fim de ideias para ser um artesão de mão cheia – missangas, porcelanas ou tecidos? Papel, madeira ou esferovite? –; e ainda centenas de produtos para se dedicar ao scrapbooking. Não sabe do que se trata? É a arte quase terapêutica de criar álbuns de memórias de raiz, com capas, folhas, autocolantes e carimbos escolhidos a dedo. A coisa pode ir ainda mais longe e incluir origami, costura, découpage e aguarela. Está preparado para isto?

craftelier.com/pt-pt

Compras, Loja, Papeloja
Compras, Loja, Papeloja
©Facebook/Papeloja

Papeloja

Compras Campo de Ourique

Esta loja em Lisboa, e respectivo site, podem não ser aconselháveis a cardíacos do DIY. Não nos responsabilizamos pelas reacções alérgicas aos pompons e purpurinas. Aos fios e washi-tapes. Às tintas e plasticinas. É que até coisas sem glamour nenhum, como lixas, alicates, x-actos e espátulas, podem pôr em causa a saúde de criativos descontrolados.

Rua Freitas Gazul, 10A. papeloja.online/loja

Publicidade
Compras, Loja, Papel, Azert
Compras, Loja, Papel, Azert
©Facebook/Azert

Azert

Para alguns de nós, a palavra “papel” remete apenas para uma simples folha branca. Mas as irmãs à frente deste projecto, vêem muito do que isso. Vêem álbuns, andarilhos, balões, bonecas, brinquedos, cadernos e caixas. Vêem candeeiros, envelopes, flores, frisos, grinaldas, leques, máscaras, moinhos, origamis, sebentas e tsurus. Vêem tudo, desde que seja feito em papel – e já agora amigo do ambiente. Nesta loja online que vale a pena explorar, encontra ainda uma data de coisas que, sem serem de papel, gravitam à volta dele e de todas as suas possibilidades.

www.azert-paperstore.com

Faça você mesmo

Margarida Garcia, DIY
©Grão a Grão

DIY: Os Macgyvers dos tempos modernos

Coisas para fazer

Têm bicho carpinteiro ou um enorme talento natural, gente que faz das mãos a sua ferramenta principal para transformar este mundo e o outro. Falámos com sete pessoas com jeitinho para trabalhos manuais de todos os géneros e lançámos-lhes um desafio: entreter os nossos leitores com um projecto de DIY.

Malga
©Inês Felix

A nova geração de artesãos de Lisboa

Coisas para fazer

O mundo está a mudar. Com o futuro na mira, repensa-se o impacto do consumo desenfreado e recuperam-se os velhos ofícios que fazem parte da nossa tradição. Criar com as mãos será sempre uma das coisas mais bonitas que o ser humano é capaz de fazer, mais ainda quando às técnicas artesanais se juntam o design contemporâneo, novas formas de produção e a consciência de que as peças descartáveis têm os dias contados. 

Publicidade
KiwiCo
Eureka Crate by KiwiCo

Caixas de subscrição para pôr mãos à obra

Compras

É fácil aprender coisas novas sem sair de casa. Com uma caixa de subscrição para pôr mãos à obra mais fácil ainda. Basta escolher o ofício, encomendar o material e esperar pelo carteiro. Depois de ter tudo a seus pés é uma festa “do it yourself”. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade