Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As melhores praias do Oeste

As melhores praias do Oeste

Sugerimos várias praias naquela zona onde o Inverno costuma ir passar as férias grandes: o Oeste.

Praia do Bom Sucesso
Fotografia: Arlindo Camacho Praia do Bom Sucesso
Publicidade

Nem sempre é fácil avistar uma praia na zona do Oeste quanto mais colocar os pés na areia. Mas descanse: nos momentos em que o sol aparece, são as melhores para se estar. Os areais são extensos, o mar convida a mergulhos ou desportos com prancha (surf, windsurf, stand up paddle e afins), e das esplanadas dá para ver o sol a ir para a cama mais tarde.

Siga as nossas dicas — e o ponto cardeal que aponta para o Atlântico — e viaje pela costa, entre a Ericeira e Torres Vedras.

Recomendados: As melhores praias no Algarve para este Verão

As melhores praias do Oeste

Atracções, Praias

Praia da Formosa

icon-location-pin Grande Lisboa

“Ir ver o mar”, esse desporto nacional, a actividade mais praticada aos domingos depois de uma comezaina, versão balnear do clássico “desmoer” que também é conhecida por um nome  mais pejorativo: “Passeio dos tristes”. Em Santa Cruz, o melhor sítio para o praticar é esta praia-postal na base de uma arriba e adornada por um conjunto de rochas, um trabalho da mãe natureza em colaboração com o que parece ser uma turma do primeiro ano de Olaria. É a preferida dos garotos porque o mar é amansado por uma pequena baía. E é detestada por pessoas com problemas nas articulações por causa da sua interminável escadaria.

COMO CHEGAR: A8 até Torres Vedras, placas até Santa Cruz. Siga indicações para o Aeródromo e vá andando em direcção ao mar.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Santa Cruz tem mais pizzarias do que marisqueiras e a explicação é simples: esta foi sempre uma zona de veraneio e não de pesca – para isso há Peniche. Mas se quer comer bem vá ao Vela D’Ouro.

Praia da Calada
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Praias

Praia da Calada

icon-location-pin Mafra/Ericeira

Há quem lhe chame “O Algarve” pelas semelhanças térmicas com essa região do Sul de Portugal. Motivo: as arribas que ladeiam a praia protegem-na da inclemente nortada e formam um nanoclima (um clima dentro do microclima).

COMO CHEGAR: Finja que está a ir para a Ericeira (aquela combinação de A8 com A21) e continue sempre em frente, ignorando Ribeira D’Ilhas e São Lourenço até encontrar as indicações para a Calada.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: A poucos quilómetros desta praia está o Clube Naval da Assenta, um dos melhores restaurantes de peixe da zona Oeste. É um segredo público, escondido na base de uma arriba.

Publicidade
Praia de São Lourenço
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Praias

Praia de São Lourenço

icon-location-pin Mafra/Ericeira

A praia de São Lourenço tem uma areia invulgarmente grossa mas é famosa sobretudo pelas ondas. Boa praia para o paddle, aquele desporto moderno das jangadas em que as pessoas parece que estão a gozar com os náufragos.

COMO CHEGAR: Faça o seu percurso preferido até à Ericeira e vá por aí fora até achar as indicações.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Procure pelo Estrela do Mar, uma marisqueira com uma famosa Sopa rica do mar (18€ a dose, que mata a fome a três ou quatro).

Praia de Ribeira D'Ilhas
Fotografia: Arlindo Camacho
Atracções, Praias

Praia de Ribeira D'Ilhas

icon-location-pin Mafra/Ericeira

Para quê gastar tempo e dinheiro a viajar até à Califórnia se se pode pegar no carro, passar por Baleia, A-do-Pipo e Carne Assada e chegar a Ribeira D’Ilhas, o areal mais cosmopolita do Oeste? O surfcamp é ideal para quem se quer iniciar na vida anfíbia.

COMO CHEGAR: Vá até à Ericeira, ignore a Ericeira e siga até à descida para Ribeira d’Ilhas. 

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Convém lembrar que mesmo ali ao lado, na Ericeira, comem-se os melhores pastéis de nata de Portugal. Vá conferir o título atribuído em 2017 à pastelaria O Pãozinho das Marias. 

Publicidade
Praia da Foz do Lizandro
DR
Atracções, Praias

Praia da Foz do Lizandro

icon-location-pin Mafra/Ericeira

É uma praia semi-abrigada dos ventos do Oeste graças ao Lizandro, rio com nome de cantor romântico brasileiro que escavou um vale naqueles montes. É um areal grande, perto da Ericeira, frequentado por famílias e os omnipresentes surfistas. Desaconselhamos os banhos no rio. Se quer fazer degustação de pirolitos, faça-o no mar.

COMO CHEGAR: Faça o caminho até à Ericeira sem chegar à Ericeira. A Foz do Lizandro fica exactamente antes, no sentido sul-norte.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Se o tempo está mau para a praia, as pessoas do Oeste vão até à Aldeia Típica José Franco. É uma espécie de Portugal dos Pequenitos em miniatura com entrada gratuita.

Outras praias onde vai querer mergulhar

Atracções, Praias

As melhores praias em Sintra

Já se sabe que Sintra guarda os seus caprichos, portanto não estranhe se estiver um calor intenso em Lisboa e precisar de uma malhinha por estas bandas. É um clássico, na verdade. Nunca sabemos muito bem como estará o tempo em Sintra, mas seja qual for o cenário, os índices de beleza prometem compensar todos os banhistas sem excepção, tanto os que se aventuram nas águas frias como os que não arredam pé do conforto da esplanada. Adraga? Praia Grande? Parta connosco à descoberta das melhores praias de Sintra. O paraíso está à espreita nestes recantos feitos de areia e mar. 

Ribeira do Cavalo - Praia
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Todas as praias da Arrábida

De Setúbal ao Cabo Espichel, há várias nesgas de paraíso. Para alcançar algumas das praias da Arrábida, é preciso vencer um purgatório ou apanhar boleia do barqueiro. Corra connosco este 40 kms. A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos: os que levam os miúdos a reboque e querem vida facilitada e os que não se importam de percorrer trilhos mais ou menos complicados para poder usufruir de areais paradisíacos. É por isso um dos destinos mais solicitados, e também um dos mais congestionados, verdade seja dita. Daí as medidas que vigoram durante a época balnear: "Arrábida sem carros" é o lema da Câmara Municipal de Setúbal, para evitar aquelas filas de trânsito épicas. Mas por agora relaxe e navegue connosco. No final, decida em que praia vai estender a toalha. 

Publicidade
praia da conceição
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

As melhores praias da linha de Cascais

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. As praias são, diga-se sem rodeios, o grande atractivo de quem procura Cascais no Verão. De Carcavelos ao Guincho, damos-lhe dez sugestões de praias em Cascais. No final, é só escolher onde estender a toalha. 

Publicidade