Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Aldeias de sonho para visitar perto de Lisboa
À beira-mar ou nas montanhas, descubra estas aldeias de sonho perto de Lisboa
Há muitas coisas para fazer em Lisboa, mas está na hora de se afastar da azáfama da cidade e descobrir as maravilhas de passar um ou mais dias num ambiente naturalmente calmo e surpreendentemente rico em história e estórias. A poucos minutos da capital, poderá voltar a qualquer momento destas aldeias típicas. À beira-mar ou nas montanhas, há opções para todos os feitios, desde cenários pitorescos em arribas até um dos mais bonitos exemplares de uma Aldeia-Museu. Deixe-se deslumbrar por estas cinco aldeias de sonho para visitar perto de Lisboa.
Recomendado: Escapadinhas de um dia a partir de Lisboa
Aldeias de sonho perto de Lisboa


1. Azenhas do Mar
Suspensa entre o céu e o mar, esta aldeia pitoresca, que se estende em socalcos pela arriba, foi local de férias do rei D. Carlos, da sua mulher D. Amélia e da mãe do rei, D. Maria Pia. Actualmente, é cenário de cartão-postal, com o casario empoleirado, em efeito de cascata, que desemboca no Atlântico, e a baía onde foi construída a piscina oceânica do restaurante Azenhas do Mar. Parte da Região Demarcada de Colares desde 1908, destaca-se ainda pelas vinhas em chão de areia. De referir ainda as várias edificações no chamado estilo português suave, nomeadamente com azulejaria nas fachadas, como é o caso da escola e da residência para o professor.


2. Penedo
Há referências ao Penedo, aldeia na freguesia de Colares, em Sintra, desde o século XIII. No alto de uma encosta, esta aldeia destaca-se pelas casas de traça antiga, as capelas seculares e as ruas sinuosas, mas sobretudo por ser o último local do continente onde são realizadas as tradicionais Festas do Espírito Santo, que continuam a existir nos Açores, em particular na ilha Terceira, todas as semanas desde a Páscoa até ao Domingo de Pentecostes. Entre as tradições a não perder, tem o jantar com as tradicionais sopas do Espírito Santo, o cozido, o arroz doce e a massa sovada.
3. Aldeia da Mata Pequena
Entre montes e vales, a Aldeia da Mata Pequena, é um povoado rural, feito de paredes caiadas e pavimento lajeado de pedra, com meia dúzia de habitações simples e rústicas. Às portas de Lisboa, em plena Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim, este paraíso mafrense foi recuperado e preservado por Ana e Diogo Batalha, apaixonados pela identidade deste que é um dos raros exemplares da Arquitectura Tradicional da Região Saloia. À sua disposição, há várias acomodações a partir de 60€ por noite, para duas pessoas, com pequeno-almoço e taxas incluídas. Para fazer, terá muitas caminhadas, a pé ou de bicicleta.


4. José Franco
Entre a Ericeira e Mafra, na localidade do Sobreiro, esta é uma das mais reconhecidas aldeias musealizadas do país. Para contar a sua história é preciso recuar até 1920, ano do nascimento do oleiro José Franco, que viria mais tarde a recriar uma aldeia etnográfica, onde as suas memórias de infância se cristalizassem, através das antigas oficinas, lojas e espaços comuns, decorados por objectos reais, onde se reproduzem os costumes locais. Actualmente, há ainda um museu com réplicas, à escala humana, de muralhas de castelos, moinhos de vento e uma adega onde se podem provar vinhos e o famoso pão com chouriço da região.


5. Pia do Urso
A poucos minutos de Batalha e Fátima, esta aldeia foi recuperada e transformada num eco-parque temático e sensorial, pensado em particular para invisuais e composto por várias estações interactivas e lúdicas. Ao longo do percurso pedestre, poderá ainda observar diversas formações geológicas, as chamadas “pias”, onde antigamente os ursos bebiam água. Além de ser ideal para passar um dia em família, é também possível prolongar a estadia, através do aluguer de uma das casas recuperadas, como as do Cova Iria Hotel.
A passear é que se está bem
Paraísos perto de Lisboa
Estamos a leste do paraíso. Na verdade, a oeste, a norte e a sul também. Lisboa é tudo o que lhe mostramos todos os dias e é, sobretudo, uma cidade com uma localização privilegiada. À sua volta, há ainda mais recantos bonitos e surpreendentes. Por isso (e porque não resistimos a ir laurear a pevide), seleccionámos dez destinos dignos de capa de revista em qualquer parte do mundo.
Escapadinhas gastronómicas que valem a viagem
Lisboa importou restaurantes de todo o país, sobretudo (mas não só) do Norte e do Alentejo. Nada se compara, contudo, à experiência de ir comer à terra de origem. O caminho pode ser longo e demorado, mas estas escapadinhas gastronómicas valem muito a pena. Passámos o país a garfo fino para lhe dizer quais são as dez mesas que justificam cada quilómetro.
Sete hotéis românticos em Portugal para uma escapadinha a dois
Fevereiro é o mês mais propício a escapadinhas românticas, mas todos os dias do ano são bons para levar a sua cara-metade a passear – e melhores ainda para experimentar uma nova cama king size ou ver as vistas à mesa do restaurante do hotel. Para não deixar nada ao acaso, fomos à procura de hotéis românticos em Portugal e encontrámos várias propostas nos destinos mais encantadores do país.