Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Aldeias de sonho para visitar perto de Lisboa

Aldeias de sonho para visitar perto de Lisboa

À beira mar ou nas montanhas, descubra estas aldeias de sonho perto de Lisboa

Aldeia da Mata Pequena
Fotografia: Aldeia da Mata Pequena/ Booking Aldeia da Mata Pequena
Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade

Há muitas coisas para fazer em Lisboa, mas está na hora de se afastar da azáfama da cidade e descobrir as maravilhas de passar um ou mais dias num ambiente naturalmente calmo e surpreendentemente rico em história e estórias. A poucos minutos da capital, poderá voltar a qualquer momento destas aldeias típicas. À beira mar ou nas montanhas, há opções para todos os feitios, desde cenários pitorescos em arribas até um dos mais bonitos exemplares de uma Aldeia-Museu. Deixe-se deslumbrar por estas cinco aldeias de sonhos para visitar perto de Lisboa.

Recomendado: Escapadinhas de um dia a partir de Lisboa

Uma foto da Time Out Magazine

A Time In Portugal já está disponível

Pode ler a última edição no conforto do seu sofá

Ler a revista

Aldeias de sonho perto de Lisboa

1
Azenhas do Mar
Fotografia: Manuel Manso

Azenhas do Mar

Suspensa entre o céu e o mar, esta aldeia pitoresca, que se estende em socalcos pela arriba, foi local de férias do rei D. Carlos, da sua mulher D. Amélia e da mãe, D. Maria Pia. Actualmente, é cenário de cartão-postal, com o casario empoleirado, o efeito de cascata, que desemboca no Atlântico, e a baía onde foi construída a piscina oceânica do restaurante Azenhas do Mar. Parte da Região Demarcada de Colares desde 1908, destaca-se ainda pelas vinhas em chão de areia. De referir ainda as várias edificações no Estilo Português Suave, nomeadamente com azulejaria nas fachadas, como é o caso da escola e a residência para o professor.

2
Aldeia de Penedo
Fotografia: Câmara Municipal de Sintra

Penedo

Há referências a Penedo, na freguesia de Colares, em Sintra, desde o século XIII. No alto de uma encosta, esta aldeia destaca-se pelas casas de traça antiga, as capelas seculares e as ruas sinuosas, mas sobretudo por ser o último local do continente onde são realizadas as tradicionais festas do “Espírito Santo”, que continuam a existir nos Açores, em particular na ilha Terceira, todas as semanas desde a Páscoa até ao Domingo de Pentecostes. Entre as tradições a não perder, tem o jantar com as tradicionais sopas do Espírito Santo, o cozido, o arroz doce e a massa sovada.

Publicidade
3
Aldeia da Mata Pequena
Fotografia: Aldeia da Mata Pequena/ Booking
Hotéis

Aldeia da Mata Pequena

Mafra/Ericeira

Entre montes e vales, a Aldeia da Mata Pequena, é um povoado rural, feito de paredes caiadas e pavimento lajeado de pedra, com meia dúzia de habitações simples e rústicas. Às portas de Lisboa, em plena Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim, este paraíso sintrense foi recuperado e preservado por Ana e Diogo Batalha, apaixonados pela identidade deste que é um dos raros exemplares da Arquitectura Tradicional da Região Saloia. À sua disposição, há várias acomodações a partir de 60€ por noite, para duas pessoas, com pequeno-almoço e taxas incluídas. Para fazer, terá muitas caminhadas, a pé ou de bicicleta.

4
Aldeia-Museu José Franco
Fotografia: Câmara Municipal de Mafra

José Franco

Entre a Ericeira e Mafra, na localidade do Sobreiro, esta é uma das mais reconhecidas aldeias musealizadas do país. Para contar a sua história é preciso recuar até 1920, ano do nascimento do oleiro José Franco, que viria mais tarde a recriar uma aldeia etnográfica, onde as suas memórias de infância se cristalizassem, através das antigas oficinas, lojas e espaços comuns, decorados por objectos reais, onde se reproduzem os costumes locais. Actualmente, há ainda um museu com réplicas, à escala humana, de muralhas de castelos, moinhos de vento e uma adega onde se podem provar vinhos e o famoso pão com chouriço da região.

Publicidade
5
Aldeia da Pia do Urso
Fotografia: Cova da Iria Hotel

Pia do Urso

A poucos minutos de Batalha e Fátima, esta aldeia foi recuperada e transformada num eco-parque temático e sensorial, pensado em particular para invisuais e composto por várias estações interactivas e lúdicas. Ao longo do percurso pedestre, poderá ainda observar diversas formações geológicas, as chamadas “pias”, onde antigamente os ursos bebiam água. Além de ser ideal para passar um dia em família, é também possível prolongar a estadia, através do aluguer de uma das casas recuperadas, como as do Cova Iria Hotel.

A passear é que se está bem

Praia do pego
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Paraísos perto de Lisboa

Estamos a leste do paraíso. Na verdade, a oeste, a norte e a sul também. Lisboa é tudo o que lhe mostramos todos os dias e é, sobretudo, uma cidade com uma localização privilegiada. À sua volta, há ainda mais recantos bonitos e surpreendentes. Por isso (e porque não resistimos a ir laurear a pevide), seleccionámos dez destinos dignos de capa de revista em qualquer parte do mundo.

Evoramonte - Estremoz
AX
Restaurantes

Escapadinhas gastronómicas que valem a viagem

Lisboa importou restaurantes de todo o país, sobretudo (mas não só) do Norte e do Alentejo. Nada se compara, contudo, à experiência de ir comer à terra de origem. O caminho pode ser longo e demorado, mas estas escapadinhas gastronómicas valem muito a pena. Passámos o país a garfo fino para lhe dizer quais são as dez mesas que justificam cada quilómetro.

Publicidade
six senses douro valley
©DR
Hotéis

Sete hotéis românticos em Portugal para uma escapadinha a dois

Fevereiro é o mês mais propício a escapadinhas românticas, mas todos os dias do ano são bons para levar a sua cara-metade a passear – e melhores ainda para experimentar uma nova cama king size ou ver as vistas à mesa do restaurante do hotel. Para não deixar nada ao acaso, fomos à procura de hotéis românticos em Portugal e encontrámos várias propostas nos destinos mais encantadores do país.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade