A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Aldeia da Mata Pequena
Fotografia: Aldeia da Mata Pequena/ BookingAldeia da Mata Pequena

Aldeias de sonho para visitar perto de Lisboa

À beira-mar ou nas montanhas, descubra estas aldeias de sonho perto de Lisboa.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Há mesmo muitas coisas para fazer em Lisboa, mas está na hora de se afastar da azáfama da cidade e descobrir as maravilhas de passar um ou mais dias num ambiente naturalmente calmo e surpreendentemente rico em história e estórias. A poucos minutos da capital, poderá voltar a qualquer momento destas aldeias típicas. À beira-mar ou nas montanhas, há opções para todos os feitios, desde cenários pitorescos em arribas até um dos mais bonitos exemplares de uma Aldeia‑Museu. Deixe-se deslumbrar por estas cinco aldeias de sonho para visitar perto de Lisboa.

Recomendado: As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Aldeias de sonho perto de Lisboa

Azenhas do Mar
Fotografia: Manuel Manso

1. Azenhas do Mar

Suspensa entre o céu e o mar, esta aldeia pitoresca, que se estende em socalcos pela arriba, foi local de férias do rei D. Carlos, da sua mulher D. Amélia e da mãe do rei, D. Maria Pia. Actualmente, é cenário de cartão-postal, com o casario empoleirado, em efeito de cascata, que desemboca no Atlântico, e a baía onde foi construída a piscina oceânica do restaurante Azenhas do Mar. Parte da Região Demarcada de Colares desde 1908, destaca-se ainda pelas vinhas em chão de areia. Há também várias edificações no chamado estilo português suave, com azulejaria nas fachadas, como é o caso da escola e da residência para o professor.

  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

Entre montes e vales, a Aldeia da Mata Pequena é um povoado rural, feito de paredes caiadas e pavimento lajeado de pedra, com meia dúzia de habitações simples e rústicas. Às portas de Lisboa, em plena Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim, este paraíso mafrense foi recuperado e preservado por Ana e Diogo Batalha, apaixonados pela identidade deste que é um dos raros exemplares da Arquitectura Tradicional da Região Saloia. À sua disposição, há várias acomodações a partir de 60€ por noite, para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído. Para fazer, terá muitas caminhadas, a pé ou de bicicleta.

Publicidade
José Franco
Fotografia: Câmara Municipal de Mafra

3. José Franco

Entre a Ericeira e Mafra, na localidade do Sobreiro, esta é uma das mais reconhecidas aldeias musealizadas do país. Para contar a sua história é preciso recuar até 1920, ano do nascimento do oleiro José Franco, que viria mais tarde a recriar uma aldeia etnográfica, onde as suas memórias de infância se cristalizassem, através das antigas oficinas, lojas e espaços comuns, decorados por objectos reais, onde se reproduzem os costumes locais. Actualmente, há ainda um museu com réplicas, à escala humana, de muralhas de castelos, moinhos de vento e uma adega onde se podem provar vinhos e o famoso pão com chouriço da região.

Penedo
Fotografia: Câmara Municipal de Sintra

4. Penedo

Há referências ao Penedo, aldeia na freguesia de Colares, em Sintra, desde o século XIII. No alto de uma encosta, esta aldeia destaca-se pelas casas de traça antiga, as capelas seculares e as ruas sinuosas, mas sobretudo por ser o último local do continente onde são realizadas as tradicionais Festas do Espírito Santo, que continuam a existir nos Açores, em particular na ilha Terceira, todas as semanas desde a Páscoa até ao Domingo de Pentecostes. Entre as tradições a não perder, tem o jantar com as tradicionais sopas do Espírito Santo, o cozido, o arroz doce e a massa sovada.

Publicidade
Pia do Urso
Fotografia: Cova da Iria Hotel

5. Pia do Urso

A poucos minutos de Batalha e Fátima, esta aldeia foi recuperada e transformada num eco-parque temático e sensorial, pensado em particular para invisuais e composto por várias estações interactivas e lúdicas. Ao longo do percurso pedestre, poderá ainda observar diversas formações geológicas, as chamadas “pias”, onde antigamente os ursos bebiam água. Além de ser ideal para passar um dia em família, é também possível prolongar a estadia, através do aluguer de uma das casas recuperadas, como as do Cova Iria Hotel.

A passear é que se está bem

  • Viagens

São os caminhos mais rápidos para o chamado slow living, esse conceito sedutor mas fugidio. Depois destas escapadinhas, voltaremos certamente muito mais felizes e disponíveis às nossas cidades de sempre, à felicidade desse casamento, queiram elas perdoar-nos a infidelidade.

  • Atracções
  • Atracções turísticas

A moda de baloiços panorâmicos foi adoptada pelos portugueses há uns anos e o número continua a crescer. Têm vista para o rio, para a serra ou para o campo e têm uma resistência acima da média. Conheça alguns dos melhores baloiços do país e comece a planear a sua visita.

Publicidade
  • Viagens

O caminho até lá é longo e a estrada serpenteia ao longo de quase uma hora. De Padornelos, em Montalegre, a Boticas, já em Vila Real, os 30 quilómetros que separam a Casa de Padornelos da Casa do Pedro, dois dos restaurantes que integram a Rede de Tabernas do Alto Tâmega, mostram como este é um território tão diverso. A paisagem muda, o clima também. E em cada sítio a gastronomia parece ter uma identidade singular.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade