Conheça o projecto que vai mudar Entrecampos

Foi hoje apresentado o projecto que vai mudar a cara de Entrecampos e que inclui os terrenos da antiga Feira Popular.
operacaoentrecampos1
1/6
operacaoentrecampos2
2/6
operacaoentrecampos3
3/6
operacaoentrecampos4
4/6
operacaoentrecampos5
5/6
operacaoentrecampos6
6/6
Por Renata Lima Lobo |
Publicidade

Tem nome de operação secreta, mas estará aberto a discussão pública. Operação Integrada de Entrecampos é o nome da iniciativa municipal que prevê a construção de 700 fogos de habitação a renda acessível, 279 em regime de venda livre, creches, um jardim de infância, uma Unidade de Cuidados Continuados, um Centro de Dia e Lar, uma galeria de arte e até um espaço de preservação da memória do Teatro Vasco Santana, o grande palco da antiga Feira Popular de Lisboa. A área total da operação é superior a 25 hectares, um terço dos quais serão reservados a espaços verdes. Na proposta que será apresentada à Assembleia Municipal de Lisboa lê-se que esta é a maior operação urbana realizada em Lisboa desde a Expo98.

Percorra a galeria acima para conhecer o projecto (©18-25 Studio).

Operação Integrada de Entrecampos

terrenos antiga feira popular

Os novos edifícios vão ocupar vários terenos. Dentre eles destacam-se os terrenos municipais onde durante 42 anos (1961-2003) funcionou o antigo parque de diversões. É nesta área que se prevê a construção de edifícios de promoção privada destinados a escritórios, comércio e habitação. Para isso a Câmara Municipal de Lisboa prevê a venda dos terrenos em hasta pública, mas desta vez em parcelas autónomas. Neste caso, os 279 fogos para habitação serão postos no mercado em regime de venda livre. Na imagem, as obras do prolongamento da Rua da Cruz Vermelha até à Avenida da República.

operacao integrada entrecampos terreno

No entanto, serão construídos 700 apartamentos integrados no Programa Renda Acessível, 515 dos quais num lote de terreno municipal (na imagem) junto à Avenida das Forças Armadas, ali entre a Rua Adriano Correia de Oliveira e a Rua Sanches Coelho.

Publicidade
operacao integrada entrecampos scml

Os restantes fogos serão erguidos num terreno da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que se associou a esta operação com 63 fogos, num terreno da Rua Francisco Lyon de Castro (na imagem). Numa parcela contígua, também propriedade da SCML, será construída uma Unidade de Cuidados Continuados e um centro intergeracional com creche e lar. Mas estão previstas mais habitações na Avenida da República: 122 fogos em edifícios da Segurança Social - cujos serviços que serão transferidos para outros locais - que serão reabilitados ao abrigo de um protocolo entre o município e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Também lhe poderá interessar

Miradouro da Graça
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O melhor dos bairros de Lisboa

O que não faltam em Lisboa são coisas para fazer, independentemente do dia da semana. Quer ir às compras? Nós dizemos-lhe onde é que encontra as melhores lojas. Está à procura de um restaurante? Nós dizemos-lhe onde ir. Beber um copo? Sabemos onde estão os melhores bares. Nesta página encontra a resposta a todas as suas perguntas – e se não encontrar chame-nos à atenção que trataremos de lhe dar ouvidos e as devidas respostas. Eis um guia para tudo o que pode fazer nos bairros de Lisboa. Tudo organizado por zonas para que não se perca nunca.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com