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Mercadito da carlota
© Blog da Carlota

O que é que o Mercadito Blog da Carlota tem?

Mil metros quadrados, uma centena de marcas portuguesas e mais de nove mil visitantes. Está de volta e nós falámos com Fernanda Velez, a organizadora do maior dos mercados em Lisboa

Mauro Gonçalves
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Mauro Gonçalves
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Sábado é dia de ir às compras a Belém. Parece que o Mercadito Blog da Carlota não quer arredar pé do CCB, suspeita que se volta a confirmar com mais uma edição. Em 100 marcas, mais de metade é a pensar nos mais pequenos, tal como a programação, uma fantochada pegada, no melhor dos sentidos. A ocasião pede e nós fomos conversar com Fernanda Velez, mãe da Carlota (da Carminho) e dona disto tudo.

Bem, parece que o Mercadito não faz tenções de arredar pé do CCB.

Não está nos planos. Há várias características que fazem deste o melhor local até agora. É amplo, a tenda tem mais de mil metros quadrados, é central e é plano, o que é bom para os carrinhos de bebé. Consegue perfeitamente receber as cerca de nove mil pessoas que normalmente o Mercadito Bolg da Carlota recebe.

E com que antecedência é que começam os preparativos?

Dois meses, sendo que o último mês é mesmo muito intensivo. No fundo, o trabalho começa com o blogue. Lá, as peças que eu mostrava começaram a esgotar muito depressa e a ideia seguinte foi arranjar um espaço físico para divulgar as marcas portuguesas. Existiam menos, muitas estavam só online, outras no Norte ou mais a Sul.

Mas também, já não são só as marcas com loja online que querem estar no mercado, certo?

Completamente. Começou a haver mais procura e com isso vieram mais marcas. Algumas ficaram pelo caminho, outras consolidaram-se. Algumas já têm loja física, mas não deixam de estar no Mercadito, que continua a representar facturações muito elevadas. Posso dizer que, em termos de marcas infantis e até de marcas para mulher, às vezes, um dia no mercado equivale a seis meses de vendas em loja.

E tem dado para acompanhar o ritmo a que surgem novas marcas?

Desde o primeiro Mercadito Blog da Carlota até agora, surgiram centenas de marcas de criança e também de senhora. As pessoas confiam na selecção que aqui têm. Sabem que não vão encontrar uma senhora que faz uns babetes ao domingo à noite. É uma montra do que se faz em Portugal. Um dos factores para o sucesso do Mercadito é precisamente o critério de selecção. Hoje, há mil mercados em Lisboa, mas este continua a ser o mais bem-sucedido. Isso acontece porque há uma curadoria, que no fundo está ligada ao que eu mostro no blogue e, logo, ao meu gosto pessoal.

Entretanto, o Mercadito também está a mudar.

O blogue e, consequentemente, o mercado acompanham a minha vida. Hoje em dia, eu também estou muito mais virada para mim, daí haver mais marcas de moda feminina. Já passei aquela fase da maternidade e começo a voltar aos meus interesses: a decoração e a moda.

E não pensa em fazer mais do que duas edições por ano?

As pessoas estão fartas de me pedir mais mercados, mas, para mim, a fórmula é esta: fazer dois por ano e na mudança de estação, que é quando faz sentido comprar roupa para os miúdos. Fisicamente, também não aguentaria mais do que isto. As inscrições esgotam no momento em que as lanço e ficam imensas marcas em lista de espera. Se eu quisesse encher dois CCBs, hoje em dia, enchia. Mas sim, para haver critério de selecção, 100 marcas é o limite.

Centro Cultural de Belém. Sáb 10.00-19.00. Entrada: 2€ (gratuita até aos 12 anos).

No Porto: Hotel Sheraton, Rua Tenente Valadim, 146. Dia 2 de Abril 10.00-19.00. Entrada livre.

No Mercadito: cinco novas marcas para ficar de olho

Maria do Mar Shop
©DR

Maria do Mar Shop

Para os miúdos é um verdadeiro sonho, dos brinquedos à decoração, mas os adultos também têm muito com que se entreter na Maria do Mar Shop. A loja do Parque das Nações vai aproveitar o Mercadito para apresentar uma das grandes novidades desta Primavera: chama-se Ban.Do (na imagem), é uma marca da Califórnia e vai deixar toda a gente a suspirar por dias mais quentes.

Pitaya
©DR

Pitaya

A marca é do Porto, mas dá um saltinho a Lisboa para mostrar a nova colecção aos mouros. Os estampados e as cores berrantes não são a praia da Pitaya. O que vai encontrar são peças de corte elaborado e tons neutros que nunca são demais do guarda-roupa de uma mulher.

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Lobster
Fotografia: Manuel Manso

Lobster

Tem casa montada nas Amoreiras e é um verdadeiro charme. Para o Mercadito, a Lobster leva uma selecção de blazers e jaquetas que vai deixar a clientela pelo beicinho. Quando tiver mais tempo, visite a loja original. Pelo ambiente e pelos extras, vai ver que vale a pena.

Sopro Jewellery
©DR

Sopro Jewellery

O conceito de básico da Sopro Jewellery vai um bocadinho além do socialmente estabelecido. A atenção aos detalhes está sempre lá e, mesmo nas peças mais simples, os traços de uma joalharia mais elaborada não arredam pé.

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Sweet Spot
©DR

Sweet Spot

Outro projecto vindo do Norte. Apesar de meter muito styling ao barulho, é na decoração que a Sweet Spot dá cartas. A especialidade são as colagens artísticas, com uma fórmula perfeita para viajar por todos os imaginários estéticos e mais alguns.

Outras coisas para fazer este fim-de-semana

  • Coisas para fazer

Escolher um sítio para jantar, um concerto a não perder, uma boa sessão de cinema, uma visita para se deixar guiar, uma feira para dar largas às compras. Parece simples, mas às vezes dá trabalho. É para isso que cá estamos. Não dê mais voltas à cabeça a decidir o que fazer no fim-de-semana. A não ser que lhe digamos para ir andar na montanha russa.

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