
As séries da juventude sobrenatural
'Stranger Things' não é a primeira série de televisão sobre jovens envolvidos em intrigas sobrenaturais e de ficção científica. Recordamos aqui sete outras, dos anos 90 até aos nossos dias
Buffy, a adolescente que caça vampiros e outras criaturas das trevas, o jovem Super-Homem, um lobisomem "teen" ou uma bruxinha que tem um gato que fala e se mete em trapalhadas, eis alguns dos heróis e heroínas destas séries, que têm culto e ganharam Emmys.
As séries da juventude sobrenatural
‘Eerie, Indiana’

Esta série fantástica que teve Joe Dante como consultor durou apenas duas temporadas (1991-92), mas tornou-se num título de culto, e justificadamente. Omri Katz interpreta Marshall Teller, um adolescente que se muda com a família para a cidadezinha de Eerie, no Indiana, povoada por gente estranha e a abarrotar de fenómenos bizarros e criaturas anormais. Em Eerie, há cães inteligentes que conspiram para tomar conta do mundo, Elvis Presley vive lá no anonimato e o Bigfoot é presença habitual na zona. Num dos episódios, uma das personagens chega a tentar tomar conta da própria série, saindo dos cenários para o estúdio em que decorre a rodagem. Um crítico americano definiu Eerie, Indiana certeiramente como “Stephen King cruzado com Os Simpsons”.
‘Sabrina, a Bruxinha Adolescente’

São pouquíssimas as séries de televisão que juntam o fantástico e a comédia. A clássica Casei com uma Feiticeira é um caso muito raro, assim como Sabrina, a Bruxinha Adolescente, que esteve no ar entre 1996 e 2003. Melissa Joan Hart interpreta a personagem do título, uma liceal americana de 16 anos igual a muitas outras, mas que é também uma bruxa (boazinha). Sabrina mora com as tias Hilda e Zelda, e na casa há também um gato mágico falante, Salem (voz de Nick Bakay), que tem muito sentido de humor e uma fleuma e um sotaque muito british, e acaba sempre por se ver metido nas confusões em que Sabrina e as tias se envolvem. Foi várias vezes nomeada para os Emmys.
‘Buffy, Caçadora de Vampiros’

‘Smallville’

Quando era novo, Super-Homem/Clark Kent vivia com os pais, Martha e Jonathan, na cidadezinha de Smallville. Esta série (2001/2011) volta a esses dias para contar a juventude do Homem de Ferro (interpretado por Tom Welling). Clark tem que viver o dia-a-dia normal de um adolescente de uma vila rural, ao mesmo tempo que intervém como Super-Homem em acidentes e situações de perigo e enfrenta vários vilões, enquanto procura manter secreta a sua identidade de alienígena super-poderoso do planeta Krypton dos outros habitantes de Smallville, bem como da sua vizinha e apaixonada Lana Lang, e do seu amigo Lex Luthor. Que se tornará num dos seus maiores inimigos com o desenvolver da série.
‘Tales From the Neverending Story’
Toda a gente conhece o filme História Interminável, realizado em 1984 por Wolfgang Petersen com base no livro que Michael Ende escreveu em 1979 e se tornou num best-seller mundial. Muito menos conhecida é a série de televisão Tales From the Neverending Story, uma produção entre os EUA e o Canadá, que foi transmitida pela HBO em 2002, não tendo depois continuidade. A série também se apresentou com um formato alternativo de quatro telefilmes e conta como o pequeno Bastian chegou ao reino encantado de Fantasia, mas faz várias alterações narrativas e cronológicas à história do livro, mexendo ainda nas características de algumas personagens e introduzindo outras novas. Nunca passou em Portugal.

‘Carnivàle’

‘Lobisomem Adolescente’

Últimas de séries
Marvel em tons de negro: o Justiceiro está aí
Os 13 episódios de O Justiceiro da Marvel chegam nesta sexta-feira à Netflix e nós já espreitámos a série. É pesada e violenta, mas devora-se em três tempos.
Amazon vai adaptar "O Senhor dos Anéis" para televisão
Vem aí uma série O Senhor dos Anéis, já com várias temporadas asseguradas, e até alguns possíveis spin-offs. A responsabilidade é da Amazon, que comprou os direitos da obra clásica de JRR Tolkien.
'Lady Dynamite' de volta à Netflix
Há demasiadas boas séries na televisão. Só assim se explica que Lady Dynamite não tenha mais sucesso, apesar de ter sido unanimemente elogiada. A segunda temporada estreia-se esta sexta-feira, na Netflix.