Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Dez filmes e séries para fazer maratonas visuais
Sopranos
©IMDB James Gandolfini em Os Sopranos

Dez filmes e séries para fazer maratonas visuais

Já terminou a sua série favorita e não sabe o que fazer? Espreite estes dez filmes e séries e prepare-se para a maratona

Por Tiago Neto
Publicidade

É frequente, após terminar uma série ou filme, não se saber ao que mais deitar os olhos. Ou porque as expectativas estão muito altas ou porque não temos a profundidade e distanciamento suficiente para o fazer. Mas quando o intervalo vai longo, ou o aborrecimento insuportável, o que nos parecia uma série demasiado longa e incompreensível ou uma trilogia sem sentido começa a entrar no menu. E, sem darmos por isso, estamos novamente viciados. Na lista abaixo estão alguns dos títulos frequentemente rotulados com o "não quero ver", o "não vou perceber", ou o "não faz sentido", mas também opções mais leves, que nos levam horas sem que consigamos dar por isso. Caminhe connosco por estes dez filmes e séries para fazer maratonas visuais.

Recomendado: Clássicos de cinema para totós

Dez filmes e séries para fazer maratonas visuais

1. A Guerra dos Tronos

É o maior fenómeno televisivo dos últimos anos, tendo conquistado até aqueles que diziam que não gostavam de séries de fantasia. Adaptada dos livros de George R.R. Martin, As Crónicas de Gelo e Fogo editados em Portugal pela Saída de Emergência, A Guerra dos Tronos ensinou-nos a esperar o inesperado. Não é um cliché: esta foi a primeira série que matou protagonistas a torto e a direito. Chegou ao fim em 2019. Oito temporadas depois.

Para ver na HBO.

2. Boardwalk Empire

Com a década da Lei Seca a servir de pano de fundo, Boardwalk Empire gira em torno da história de Enoch "Nucky" Thompson (Steve Buscemi), o tesoureiro de Atlantic County, Atlantic City, Nova Jérsia, um personagem com ligações duvidosas. Corrupto, implacável e em contacto com alguns dos nomes mais sonantes do crime organizado da altura (Al Capone, Charles "Lucky" Luciano, Arnold Rothstein), Nucky vai serpenteando entre negócios e influências, enquanto mantém a presença política. Boardwalk Empire é uma experiência imersiva e bem contada, com supervisão de Martin Scorcese, que recebeu dois Globos de Ouro. São 57 episódios muito dignos de não desviar o olhar.

Para ver na HBO.

Publicidade

3. Os Sopranos

É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar de Os Sopranos. E não é por acaso: esta foi a série que marcou uma viragem na televisão, que provou que a qualidade na ficção não se resumia ao cinema. Nem as duas décadas que separam a estreia da série fazem esquecer James Gandolfini no papel de Tony Soprano, o pai de família e chefe da máfia de Nova Jérsia que recorre frequentemente à sua terapeuta para superar os problemas nos negócios e na vida privada. Criada por David Chase, a série, que chegou ao fim passadas seis temporadas, em 2007, venceu 21 Emmys e cinco Globos de Ouro. Portanto já consegue imaginar o que tem pela frente.

Para ver na HBO.

4. The Grand Tour

Quando, em 2015, Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond abandonaram o programa Top Gear, em conflito com a BBC, a comoção foi geral. Isto porque, para muitos, aquele era o melhor programa sobre carros da televisão, e uma das emissões-farol da estação britânica, com projecção mundial e fonte de amplos rendimentos. O trio sobreviveu e acabou por se render aos encantos do streaming, aumentando assim, e ainda mais, a liberdade para fazer o que bem lhes apetecia e claro, o orçamento. Razão pela qual cada episódio de The Grand Tour tem sempre um momento de meter as mãos à cabeça, acompanhado de gargalhada. A quarta temporada chega ainda este ano.

Para ver na Amazon Prime.

Publicidade

5. The Wire

Este drama policial da HBO, que durou cinco temporadas (foi de 2004 a 2008 num total de 60 episódios), é considerado uma das melhores séries de televisão de sempre. O criador David Simon, que também escreveu a série da NBC Homicide: Life on the Street, trabalhou muitos anos como repórter do Baltimore Sun, e isso contribui para o realismo da série. E é um dos argumentos para justificar a maratona. The Wire oferece um retrato hipnotizante da vida urbana, sob os pontos de vista da polícia, políticos, jornalistas, famílias pobres e elementos criminosos da cidade.

Para ver na HBO.

6. Harry Potter

Razões não faltam para ver ou rever os oito filmes do jovem feiticeiro, criado pela britânica J.K. Rowling, que nos transporta para Hogwarts, a escola de magia mais famosa do mundo. Enumerando algumas: voltar a ser criança; ter a possibilidade de ver tudo de empreitada, o que, contas feitas, é bastante tempo de consumo visual. Se os filmes não lhe chegarem, volte-se para os livros. Se isso não chegar, a internet está recheada com todo o tipo de apetrechos Potterianos como testes para perceber em que equipa ficaria. Os efeitos especiais também não são esquecidos. Mais? Tem criaturas fantásticas. Portanto conte bem o tempo que tem disponível antes de mergulhar de cabeça. 

Para ver na Netflix e na HBO.

Publicidade

7. O Padrinho

Realizado por Francis Ford Coppola, a partir do romance homónimo e campeão de vendas de Mario Puzo, O Padrinho é frequentemente considerado o melhor filme de gangsters de sempre, se não mesmo um dos melhores filmes de sempre, ponto. É uma história de violência mafiosa e, ao mesmo, um melodrama familiar, acompanhando o poderoso clã Corleone. Com um elenco de luxo que inclui, entre outros, Marlon Brando, vencedor do Óscar de melhor actor pela interpretação de Vito Corleone, James Caan, Robert Duvall Al Pacino ou Robert De Niro, são três partes carregadas de interpretações memoráveis.

8. O Senhor dos Anéis

Se a designarmos como uma das trilogias mais famosas da história da humanidade, não devemos estar a cometer nenhum exagero. Mas a verdade é que este trabalho de J.R.R. Tolkien esteve arredado do cinema muitas décadas. Não por falta de vontade, mas por falta de meios e talento para criar uma adaptação aceitável da mais importante obra de literatura fantástica do século XX. Até chegar Peter Jackson e realizar esta adaptação perfeita e quase fiel. São três capítulos e perto de dez horas que não vai querer que acabem.

Para ver na Netflix.

Publicidade

9. Star Wars

Encalhado no planeta deserto Tatooine, após resgatar a jovem rainha Amidala da invasão iminente de Naboo, o aprendiz de Jedi Obi-Wan Kenobi e o seu mestre Qui-Gon Jinn descobrem Anakin Skywalker; nove anos de idade, um jovem escravo extraordinariamente forte na Força. Anakin ganha um emocionante Podrace e com ele a sua liberdade, quando sai de casa para ser treinado como um Jedi. Os heróis retornam a Naboo, onde Anakin e a rainha enfrentam enormes forças de invasão, enquanto os dois Jedi enfrentam um inimigo mortal chamado Darth Maul. Este é o começo do enredo mas muito mais havia de se seguir, fazendo de Star Wars uma das mais bem sucedidas sagas da história do cinema. Conte com nove episódios carregados de acção, caras conhecidas e comece a fazer parte da Força agora.

10. The Matrix

Foi praticamente na viragem do milénio que a obra-prima das irmãs Wachowski apareceu no grande ecrã. The Matrix, que entretanto já foi objecto de estudo, transformado em jogo de vídeo, e partido numa trilogia, empurrou Keanu Reeves para um dos mais icónicos papéis do cinema. Thomas Anderson é Neo (Reeves) – anagrama de One – um programador e cibercriminoso que entra numa realidade paralela com o intuito de salvar a humanidade. Mas, para isso, deve derrotar um inimigo até então desconhecido. A viagem de Neo e dos seus companheiros, ao longo dos três filmes, é uma experiência singular, com efeitos especiais notáveis e sempre cativante.

O segundo título da saga está disponível na Netflix.

Mais ficção

Feud: Bette and Joan
©IMDB

As melhores séries do momento

Filmes

Não param de se estrear novas e boas séries. Com a chegada da Netflix, HBO, Amazon Prime e outras tantas ao radar nacional, a vida ficou bastante mais complicada. No bom sentido, claro. Tenha atenção aos spoilers que aqui vai ver e siga as nossas sugestões das melhores séries do momento.

Unbelievable
Netflix

As séries originais Netflix que tem de ver

Filmes

Não há volta a dar: a criação e aquisição de conteúdos originais é a grande aposta da Netflix (e outros serviços de streaming). Só assim se explicam os contratos milionários para produção de conteúdos exclusivos assinados com vários criadores de topo. Estas são as séries originais Netflix que tem de ver.

Publicidade
Delírio em Las Vegas
©IMDB

Oito filmes sobre drogas – da caricatura à dura realidade

Filmes

A década de 1960 foi o desaguar de todas as tensões e contra-culturas num só, e o que dali sobrou, perpetuar-se-ia até hoje.  Com o tempo, a sétima arte percebeu como desconstruir a adição, e como construir histórias à volta da mesma, sem que precisássemos de apontar o dedo. A lista que se segue dá-nos oito bons exemplos de como o consumo de drogas pode ser bem retratado. São os filmes sobre drogas que precisa de ver.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade