Oito séries de televisão passadas nos anos 80

A série de Nuno Markl, '1986', já está em exibição na RTP1. Recordamos aqui mais oito séries que também são ambientadas na década de 80, incluindo uma portuguesa.

Photograph: Robert AscroftThe Americans

Todos nos lembramos das grandes séries da década de 80. Estas, embora se passem nesta altura, foram feitas mais tarde – com uma única excepção – e têm quase todas um forte registo nostálgico.

Recomendado: Entrevista a Nuno Markl - "Todos gostamos de mamar na teta nostálgica." 

Oito séries de televisão passadas nos anos 80

‘Viagem ao Fundo do Mar’

Produzida por Irwin Allen, que se notabilizaria nos anos 70 pelos seus filmes-catástrofe, caso de A Aventura do Poseidon ou A Torre do Inferno, esta série de ficção científica de culto datada dos anos 60 ambienta-se num moderníssimo submarino nuclear, o Seaview, e decorre num futuro próximo da época que que foi feita: as décadas de 70 e 80. Foi exibida então pela RTP.

‘That 80’s Show’

Datada de 2002, e sucedendo a That 70’s Show, esta passada na década 70, That 80’s Show tem como protagonista Corey Howard, um rapaz que quer ser músico, vive em San Diego com o pai e a irmã, e trabalha numa loja de discos enquanto não consegue vingar na indústria musical. Várias celebridades menores dos anos 80 aparecem como convidadas nalguns episódios. Nunca foi exibida em Portugal.

Publicidade

‘Freaks and Geeks-A Nova Geração’

Criada por Paul Feig no final da década de 90, e produzida por Judd Apatow, esta série de comédia tem lugar no princípio da década de 80, num liceu dos subúrbios de Detroit. Como o título original indica, centra-se num grupo de outsiders e noutro de marrões, seguindo o seu dia-a-dia escolar e familiar, e lançou as carreiras de actores como James Franco, Seth Rogen ou Jason Segel.

+ O melhor de James Franco

‘Os Filhos do Rock’

Transmitida pela RTP em 2013 e 2014, Os Filhos do Rock passa-se entre 1978 e 1988, acompanhando o aparecimento e desenvolvimento de um grupo de rock fictício, Os Barões, e o seu esforço para se afirmar, durante esses anos em que se deu o boom da música pop/rock portuguesa. Criada por Pedro Varela, e dividida em duas partes, Lado A e Lado B, a série recorda ainda a movida lisboeta desses tempos.

Publicidade

‘Os Americanos’

Uma família de agentes do KGB que fingem ser americanos médios, os Jennings, e vivem nos arredores de Washington, protagonizam esta série de espionagem ambientada nos EUA, na década de 80, durante a presidência de Ronald Reagan e os últimos anos da Guerra Fria. Os Americanos saiu da pena de Joe Weisberg, um escritor e argumentista que foi agente da CIA na década de 90.

+ Dez séries de espionagem que fizeram história da televisão

‘Stranger Things’

Um dos grandes sucessos dos últimos tempos e criada para a Netflix pelos irmãos Matt e Ross Duffer, Stranger Things é, através da sua intriga de terror e ficção científica (FC) passada na cidade fictícia de Hawkins, no Indiana, e envolvendo um grupo de amigos adolescentes e as suas famílias, uma afectuosa celebração dos anos 80 através da cultura pop dessa década, em especial o cinema fantástico e de FC. Ainda continua em exibição.

+ As séries da juventude sobrenatural

Publicidade

‘Os Goldberg’

O quotidiano da família do título numa cidade da Pensilvânia, e as confusões em que se metem os seus três filhos, dois rapazes e uma rapariga, enquanto navegam pelos anos 80, compõem esta série muito autobiográfica, ou o seu criador e produtor, Adam Goldberg, não tivesse o mesmo nome do filho mais novo. Goldberg incorpora mesmo nos episódios excertos de home movies que fez em vídeo quando era miúdo. Está a passar actualmente no Fox Comedy.

'Comrade Detective’

Concebida para a Amazon, esta série cómica finge ser uma série policial romena da década de 80 concebida à imagem das americanas, mas encomendada pelo Partido Comunista da Roménia à televisão estatal para promover os valores socialistas. Comrade Detective foi rodada na Roménia com actores romenos, depois dobrados em inglês por nomes como Channing Tatum, Joseph Gordon-Levitt ou Chloe Sevigny, e simula ter sido redescoberta e restaurada nos nossos dias.

Publicidade

Mais séries históricas

As séries mais aguardadas de 2018

O ano novo traz consigo novas séries, como Mosaic ou 1986. Bem como novas temporadas de séries que já foram mais novas, de The X Files: Ficheiros Secretos a Segurança Nacional (Homeland, no original) passando por Jessica Jones. Eis as oito estreias mais aguardadas dos primeiros meses de 2018.

Ler mais
Por Luís Filipe Rodrigues

12 séries de médicos e hospitais

Dr. Kildare, M.A.S.H., Doutora Quinn, Serviço de Urgência, Dr. House, Anatomia de Grey ou Enfermeira Jackie são apenas algumas das séries de médicas que entraram para a história da televisão, dos anos 60 até aos nossos dias. 

Ler mais
Por Eurico de Barros
Publicidade

As melhores séries de comédia sobre política

Entre 'Sim, Senhor Ministro', ambientado nos corredores do poder de Inglaterra, e 'The Veep', passado na Casa Branca, sem esquecer uma raridade portuguesa, 'A Mulher do Senhor Ministro', eis seis séries para rirmos do mundo da política e dos seus actores.

Ler mais
Por Eurico de Barros

Comentários

0 comments