A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Edward Norton; Beleza Colateral

Os melhores filmes com Edward Norton

Na semana da estreia do seu novo filme, 'Os Órfãos de Brooklyn', elencamos os melhores filmes com Edward Norton

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Desde que se estreou à frente das câmaras, em 1996, Edward Norton trabalhou com grandes realizadores como Woody Allen, Milos Forman, David Fincher, Ridley Scott ou Wes Anderson. Fez desde filmes sérios e pesados a comédias mais descontraídas. Pelo meio, em 2000, estreou-se a realizar o perfeitamente olvidável Sedutora Tentação, que também protagonizou. Tinha sido uma experiência isolada até agora, passados quase 20 anos. Os Órfãos de Brooklyn estreia-se esta semana e é o segundo filme realizado pelo actor, que mais uma vez é o protagonista, ao lado de Bruce Willis, Gugu Mbatha-Raw, Willem Dafoe e Alec Baldwin. Aproveitámos a estreia para recordar alguns dos melhores filmes com Edward Norton.

Recomendado: Os filmes em cartaz esta semana

Os melhores filmes com Edward Norton

A Raiz do Medo (1996)

Edward Norton era virtualmente desconhecido quando entrou neste filme de Gregory Hoblit, com Richard Gere no papel principal. Mas a sua interpretação de um acólito, aparentemente esquizofrénico, acusado do homicídio de um influente arcebispo católico fez dele uma estrela do dia para a noite. E valeu-lhe as primeiras nomeações para um Óscar e um Globo de Ouro, nas categorias de melhor actor secundário.

Larry Flynt (1996)

Milos Forman dirigiu Edward Norton no biopic homónimo de Larry Flynt, o director de revistas pornográficas como a Hustler. Na altura, o elenco tinha nomes mais sonantes, como Woody Harrelson (nomeado para o Óscar pelo seu papel) ou Courtney Love, entre outros, mas Norton foi um dos que mais se destacou, encarnando um advogado que defende a liberdade de expressão do seu cliente, apesar de não concordar com a forma como ele a utiliza, e afirmando-se como o coração e a consciência do filme. 

Publicidade

América Proibida (1998)

O norte-americano voltou a ser nomeado para um Óscar, desta feita na categoria de melhor actor, pela interpretação do neo-nazi Derek Vinyard, que depois de uma temporada na prisão começa a questionar a ideologia que o meteu lá dentro. Apesar de alguns problemas entre Tony Kaye e Edward Norton durante a rodagem, mas sobretudo no período de pós-produção, a prestação é uma das mais memoráveis do actor.

Clube de Combate (1999)

Primeira regra: não se fala do Fight Club. Segunda regra: não se fala do Fight Club. Só que temos que falar do Fight Club de David Fincher (Clube de Combate, chamou-se em Portugal). Afinal, é um dos mais memoráveis filmes com Edward Norton. A história mete-nos na cabeça do narrador (Norton) e através da personagem de Tyler Durden (Brad Pitt) desconstrói e desafia a sociedade capitalista e a masculinidade tóxica. Um combate de cada vez.

Publicidade

A Última Hora (2002)

Edward Norton está magnífico no papel de um traficante de droga que vai cumprir pena e reavalia a sua vida, neste filme de Spike Lee que tem como pano de fundo físico, anímico e emocional a ressaca dos ataques do 11 de Setembro a Nova Iorque. A Última Hora é um dos melhores filmes sobre os Estados Unidos pós-nine-eleven. E, talvez, o melhor da carreira de Edward Norton.

O Ilusionista (2006)

Um ilusionista determinado em quebrar as leis da natureza e em moldar a realidade (Edward Norton, numa prestação que chega para elevar o filme acima da mediania) e um inspector de polícia pouco crente no mundo da magia (Paul Giamatti) enfrentam-se neste película de 2006, onde se destaca ainda Jessica Biel, num dos papéis principais. Neil Burger realizou e escreveu o argumento, a partir de um conto de Steven Millhauser.

Publicidade

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro G. Iñárritu, é a história de Riggan Thomson (Michael Keaton), actor famoso pela sua interpretação de um super-herói entretanto desactivado pelos estúdios, que arrisca tudo o que tem ao produzir, dirigir e interpretar uma peça na Broadway. Mas o personagem mais interessante é o Mike Shiner de Edward Norton, um actor metódico, tão brilhante quanto volátil. O papel valeu a Norton a sua terceira nomeação para um Óscar.

Os melhores filmes de...

  • Filmes

Personagem atrás de personagem, e filme atrás de filme, Brad Pitt cruzou caminhos com alguns dos nomes mais importantes da indústria, incluindo realizadores do calibre de Quentin Tarantino, Steven Soderbergh, Ridley Scott, David Fincher ou os irmãos Coen.

Johnny Depp
  • Filmes

Johnny Depp foi dirigido neste punhado de filmes, feitos a partir dos anos 90, quando se impôs em Hollywood, por cineastas como John Waters, Tim Burton ou Mike Newell. Juntámos os melhores filmes de Johnny Depp.

Publicidade
  • Filmes

Leonardo DiCaprio é uma das poucas figuras do cinema americano que pode reivindicar o estatuto de estrela de cinema e ser, ao mesmo tempo, um actor considerado e respeitado. Estes são só alguns dos seus melhores papéis.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade