
Seis coisas que não sabe sobre ‘The Mandalorian’
A segunda temporada de ‘The Mandalorian’ acaba de se estrear no Disney+. Para assinalar a ocasião, partilhamos meia dúzia de curiosidades sobre este spin-off de ‘Star Wars’.
O Disney+ chegou a Portugal em Setembro com vários exclusivos no catálogo, incluindo The Mandalorian, um spin-off de Star Wars já nomeado para os Emmys. Na segunda temporada, que acaba de se estrear, continuamos a acompanhar a improvável dupla de protagonistas – o caçador de recompensas Din Djarin, também conhecido como The Mandalorian, e o adorável “bebé Yoda” – numa viagem através de uma galáxia recheada de perigos. Entusiasmado? Antes de se sentar no sofá e carregar no play, aproveite para descobrir algumas curiosidades sobre a série.
Recomendado: O mundo de Star Wars ou o Titanic com 11 metros? Vai estar tudo nesta exposição de peças LEGO
Seis coisas que não sabe sobre ‘The Mandalorian’


1. Tudo começou no Rancho Skywalker
Jon Favreau, o criador da série, é também produtor executivo desta temporada, em conjunto com Dave Filoni, que conheceu no Rancho Skywalker há mais de uma década. Na altura, Favreau estava a trabalhar nos efeitos do primeiro Homem de Ferro e acabou por conhecer Dave, que o convidou para dar voz a Pre Vizsla, um guerreiro mandaloriano, em “The Mandalore Plot”, um arco de três episódios na segunda temporada da série animada Star Wars: A Guerra dos Clones (2008).


2. Pedro Pascal não sabia que ia ser o protagonista...
Na primeira reunião com os produtores executivos Jon Favreau e Dave Filoni, Pedro Pascal (A Guerra dos Tronos, Narcos) não fazia ideia de que estava a ser considerado para o papel principal. O actor conta que se lembra de estar numa sala rodeado de pósteres do universo Star Wars e de lhes perguntar para que papel ia fazer casting: “Esta criatura? Este robot?” Favreau e Filoni responderam, confusos, que ele era o protagonista.


3. ... E não é o único Mandalorian
Debaixo da armadura e do capacete de Din Djarin, nem sempre se encontra Pedro Pascal. Apesar de dar voz ao personagem, o actor é muitas vezes substituído pelos seus duplos, Lateef Crowder e Brendan Wayne – sim, o neto do lendário John Wayne.


4. Carl Weathers está de volta como actor e realizador
Quando se juntou ao elenco como Greef Karga, o líder da cooperativa de Caçadores de Recompensas, Carl Weathers (o Apollo Creed de Rocky) não esperava estar em cena tantas vezes. Inicialmente, o seu papel era mais pequeno, mas Jon Favreau gostou tanto dele que acabou por se tornar uma personagem recorrente e agora regressa também como realizador, num dos episódios desta segunda temporada. Segundo o produtor, “ele compreende a história e os personagens, assim como todo o elenco e a tecnologia utilizada”.


5. George Lucas visitou o local das filmagens
Apesar de já não estar directamente envolvido com a galáxia muito distante e os personagens que criou desde os anos 70, George Lucas chegou a visitar o local de rodagens deste spin-off. Segundo Jon Favreau, o criador da franquia foi encontrar-se com Dave Filoni, com quem tem uma relação de trabalho desde o tempo de Star Wars: A Guerra dos Clones (2008).


6. Werner Herzog entrou na série para financiar um filme
O icónico realizador alemão Werner Herzog interpreta um personagem importante neste spin-off de Star Wars – o cliente que junta o protagonista e o “bebé Yoda”. O realizador, que supostamente nunca tinha visto um filme da saga, só aceitou o papel porque foi o próprio Jon Favreau que lhe pediu, e porque o dinheiro lhe dava jeito para financiar uma longa-metragem que queria dirigir. O tal filme, Family Romance, LLC, estreou-se em Cannes e foi exibido na edição do Doclisboa do ano passado.
Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante...
Acha que sabe tudo sobre A Guerra das Estrelas?
Ao longo das últimas décadas, nenhuma outra saga pop foi objecto de tamanha devoção. Se está a ler estas linhas, é provável que seja um desses fanáticos. Mas será que sabe tudo sobre A Guerra das Estrelas? Está na hora da prova dos noves.
Os piores e os melhores filmes de Star Wars
Será O Império Contra-Ataca, realizado por Irvin Kershner em 1980, o melhor de todos os filmes de Star Wars? E será mesmo A Ameaça Fantasma (1999), de George Lucas, o pior? Agora que parece ter chegado ao fim a saga dos Skywalker, iniciada há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante, respondemos a estas e outras perguntas.
As 55 melhores personagens de Star Wars
Podem ser heróicas ou maléficas, fascinantes ou repulsivas, robóticas ou fofinhas – mas as melhores personagens de Star Wars são sempre memoráveis e escolher só uma é tão difícil (e relativo) como seleccionar o melhor capítulo desta saga. Por isso, juntámos os geeks de serviço para lhe apresentar aquelas que consideramos serem as 55 melhores personagens de Star Wars.