Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Meninas e meninos: há espectáculos infantis online

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

A origem das espécies
DR A Origem das Espécies na sala online do D. Maria II

Meninas e meninos: há espectáculos infantis online

É possível estar fechado em casa e ver teatro com os miúdos. A sério. Estes são os melhores espectáculos infantis online

Por Vera Moura
Publicidade

As cortinas, quando abrem, são para todos. Se aos crescidos não faltam peças de teatro para ver online, também os mais novos querem matar saudades de ir ver um espectáculo agora que não podem sair de casa. Algumas salas e companhias de teatro infantis resolveram o problema dos meninos, com transmissões nos seus sites ou redes sociais. Peças de teatro, musicais, marionetas e interpretações de contos: há espectáculos infantis para todos os gostos e para as famílias inteiras verem juntas, aninhadas no sofá. Meninos e meninas... o espectáculo vai começar! 

Recomendado: Coisas para fazer com os miúdos dentro de casa

Espectáculos infantis para ver online

D. Maria II
D. Maria II
DR

Teatro Nacional D. Maria II

As salas de teatro encerraram. Mas há uma que continua aberta e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana: é a sala online do Teatro Nacional D. Maria II, no Vimeo. Frei Luís de Sousa, Ifigénia, Montanha Russa e Sopro são algumas das peças de teatro disponíveis para as pessoas crescidas, mas os miúdos não foram esquecidos e podem assistir no conforto do lar – de pijama, se assim der na gana – a Alice no País das Maravilhas e a A Origem das Espécies.

Na nova salinha onlinea partir de 18 de Abril, as famílias com crianças entre os três e oito anos vão encontrar vídeos com actores a interpretar histórias e contos infantis todos os fins-de-semana, às 11.00. As leituras ficam disponíveis para serem vistas ou revistas a qualquer altura.

Museu da Marioneta do Porto
Museu da Marioneta do Porto
Pedro Sardinha

Teatro da Marioneta do Porto

“Para este tempo de recolhimento que todos vivemos, a equipa Marionetas do Porto propõe uma temporada de espectáculos que permite ao público descobrir ou revisitar peças emblemáticas dirigidas a todos, de forma a continuarmos juntos.” Foi assim que o Teatro de Marionetas do Porto fez as apresentações da Temporada Primavera em Casa, um programa gratuito que todas as quartas-feiras estreia um espectáculo que fica em cena durante uma semana – que é como quem diz, disponível na internet. Nada ou o Silêncio de Beckett, História da Praia Grande e Wonderland já passaram por este palco dos tempos modernos; esta semana chega a vez de A Cor do Céu, para miúdos a partir dos 4 anos. Mas fique de olho: na calha estão ainda Cinderela, Polegarzinho ou Frágil

Publicidade
Companhia Byfurcação
Companhia Byfurcação
DR

Byfurcação

Esta companhia de teatro infantil não é de se fechar em salas de espectáculo tradicionais (gosta de museus e de jardins), muito menos em casa, mas agora que tem mesmo de ser arranjou uma solução para continuar a chegar aos mais novos: o projecto Teatro à Porta Fechada, que inclui pequenos vídeos – que nunca chegam aos 10 minutos – com contos tradicionais. As histórias, disponíveis nas contas de Facebook, Instagram e Youtube da Byfurcação, são gravadas num único take, para replicar a experiência do teatro ao vivo. “Todos os pequenos lapsos fazem parte da emoção do momento. Os recursos são mínimos pois estamos fechados em casa, como todos”, explicam em comunicado. A Carochinha teve mais de 10 mil visualizações na primeira semana. Mas há muitas outras histórias para ver e ouvir: O Gato das Botas, A Cigarra e a Formiga, O Patinho Feio, O Capuchinho Vermelho, A Rã e o Touro ou A Princesa e o Sapo.

La Feria
La Feria
byRICARDO RODRIGUES

Teatro Politeama

Os musicais de Filipe La Féria costumam encher a sala do Politeama durante meses e meses – e os infantis não são excepção, com meninos de todas as idades a fazer fila indiana para entrar. Quando a pandemia começou a espalhar-se, estava em cena A Rainha do Gelo, que teve de ser congelado por tempo indeterminado. Mas os mais novos não ficaram sem os seus musicais: na página de Facebook do Politeama a festa continua. Quem tem estado atento, já teve oportunidade de ver O Principezinho e Peter Pan. Entre quinta e domingo, sempre às 15.00, é a vez de Sítio do Picapau Amarelo

Publicidade

Casa do Coreto | Lua Cheia

Ainda nem tínhamos perguntado, mas eles responderam logo. Porquê? “Porque mesmo em casa temos bichinhos carpinteiros e não conseguimos estar parados... Porque estamos de portas fechadas, mas de coração aberto. Porque para nós é importante manter o contacto com o nosso público familiar e escolar.” Eis as razões para a Casa do Coreto e a Lua Cheia terem lançado o programa A Casa em Casa, com conteúdos virtuais para os mais novos. Agakuke em casa, O Caso Grave da Sensível, Melissa, aventuras de uma aranhiça e Mão Amarela já estão disponíveis. Basta carregar no play para, meninos e meninas, o espectáculo começar.

#TimeIn

Publicidade
Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade