A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Matilda
DR - Netflix

Netflix infantil: 21 filmes e séries para entreter os miúdos

Os adultos estão autorizados a sentar-se no sofá com os miúdos para ver estes filmes e séries infantis na Netflix.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Um bocadinho de televisão nunca fez mal a ninguém – desde que os trabalhos de casa já estejam feitos, claro! A Netflix tem uma secção dedicada aos mais novos com milhares de títulos para todas as idades. Desde os grandes êxitos de gigantes como a Dreamworks até produções próprias da plataforma de streaming e filmes e séries de produtoras mais pequenas e alternativas. Se a energia é tanta que a casa já está virada do avesso, passe-lhes o comando da televisão e deixe-os sossegados no sodá a escolher entre estes filmes e séries.

Recomendado: Os piores e os melhores filmes da Disney

Netflix infantil: 21 filmes e séries para entreter os miúdos

1. Matilda de Roald Dahl: O Musical

É a segunda adaptação ao cinema do livro Matilda, uma obra do britânico Roald Dahl, autor de outros livros infantis conhecidos do pequeno público, como Charlie e a Fábrica de Chocolate ou James e o Pêssego Gigante. Este filme da Netflix é uma versão de um premiado musical que andou em tour pelo mundo, e volta a contar a história de Matilda Wormwood, uma criança muito inteligente e com poderes telecinéticos que não teve grande sorte com os pais, que estão muito longe de apreciar os seus talentos. Assim como a directora da escola, a maléfica Miss Agatha Trunchbull, aqui interpretada pela brilhante Emma Thompson.

2. O Monstro Marinho

Uma longa-metragem de animação que tem como protagonistas Jacob Holland, um intrépido caçador de monstros marinhos, e a pequena Maisie Brumble, que um dia se esconde no seu barco. Jacob só dá por ela quando já está em alto mar, tendo assim que a levar numa viagem a águas desconhecidas e muito perigosas.

Publicidade

3. Ponyo

É um dos filmes de animação saídos do reputado Studio Ghibli, dedicado ao cinema de animação e co-fundado por Hayao Miyazaki, o realizador deste filme e de outras obras como A Viagem de Chihiro ou O Castelo Andante. Em Ponyo, conhecemos um menino de cinco anos, Sōsuke, que se aproxima de uma jovem princesa-peixinho-dourado que sonha tornar-se humana, numa história que faz lembrar A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen.

4. Mundo Jurássico: Acampamento Cetáceo

É uma série de animação saída do planeta Parque Jurássico/ Mundo Jurássico, que já resultou em seis longas-metragens de imagem real. A estreia de Mundo Jurássico: Acampamento Cetáceo aconteceu dois anos antes do lançamento do filme Mundo Jurássico: Domínio (2022), e é ideal para os mais novos terem um acesso mais alargado ao parque temático cheio de dinaussauros. É que esta série tem 49 episódios e muitas aventuras que começam com a chegada de seis adolescentes ao Parque Jurássico. À semelhança dos filmes, terão de unir forças para sobreviver após a bicharada se escapar ao cativeiro.

Publicidade

5. Angry Birds

É a grande oportunidade para todos perceberem porque raio é que a passarada anda sempre tão furiosa. A figura central é Red (o pássaro com menos poderes no famoso jogo, mas onde também ocupa um lugar de destaque) que é sentenciado a aulas de gestão de raiva. Até que um dia a ilha onde vive esta plural e talentosa comunidade de pássaros é invadida por porcos que inicialmente tentam conquistar o território com falinhas mansas.

6. A Escola do Bem e do Mal

Paul Feig (The Office, Zoey's Extraordinary Playlist) realiza esta adaptação do livro de fantasia de Soman Chainani, sobre duas melhores amigas, Sophie e Agatha, que são levadas para uma escola de magia onde se treinam aspirantes a heróis e vilões, para proteger o equilíbrio entre o Bem e o Mal. Uma história narrada por Cate Blanchett, no papel da "historiadora", num elenco jovem que também conta com a veterana Charlize Theron.

Publicidade

7. A Pior das Bruxas

Nesta série inspirada nos livros de Jill Murphy, que já vai na quarta temporada, a protagonista é Mildred Hubble, uma menina de dez anos obcecada por fantasias imaginárias que, depois de ajudar uma bruxinha a voltar para a Academia Cackle, acaba por descobrir que também tem poderes especiais.

8. Beat Bugs

Nunca é cedo demais para os introduzir no admirável mundo dos Beatles. Esta série de animação australiano-canadiana já tem três temporadas, e alguns episódios especiais, e acompanha as aventuras de cinco adoráveis insectos que todos os episódios aprendem uma lição à boleia das canções inesquecíveis da banda britânica dos anos 60. Sempre com convidados como Eddie Vedder.

Publicidade

9. Carmen Sandiego

Nesta série de acção e aventura, Carmen Sandiego é uma orfã atrevida que entra na Academia VILE, uma escola para ladrões. E a rapidez com que faz amigos é praticamente a mesma com que cria inimigos. Mas não se deixem enganar: mestra na arte de roubar, a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com todos os planos maléficos.

10. Festa das Palavras

Bali, Fani, Kiko e Lulu são um canguru, um elefante, um panda e uma chita – os protagonistas desta série americana para bebés. A ideia é ajudar os pequenotes a desenvolver competências sociais e o vocabulário de forma descontraída e divertida. A Netflix tem as quatro primeiras temporadas disponíveis.

Publicidade

11. Hilda

Esta é uma animação baseada no romance gráfico homónimo de Luke Pearson. Produzida pela Silvergate Media e a Mercury Filmworks, esta série exclusiva da Netflix conta a história da aventureira Hilda, uma miúda de cabelos azuis que, com a sua raposa Twig, viaja da sua casa, num vasto deserto mágico cheio de elfos e gigantes, para a agitada cidade de Trolburgo, onde encontra novos amigos e criaturas misteriosas. Vencedora de um prémio BAFTA de animação em 2019, a primeira temporada está disponível no original, em inglês, e na versão dobrada. A segunda temporada também já estreou.

12. Klaus

Nomeada para um Óscar, esta é a primeira longa-metragem de animação original Netflix. Realizada pelo espanhol Sergio Pablos (Gru – O Maldisposto), com Carlos Martínez López, a partir de um argumento de Jim Mahoney e Zach Lewis, pretende reimaginar a origem do Pai Natal e conta com César Mourão, Mia Rose e Luís Mascarenhas na versão dobrada para português. Os protagonistas são um carteiro egoísta e um solitário fabricante de brinquedos que, através de uma amizade improvável, vão levar alegria e entusiasmo ao lugar mais frio, sombrio e infeliz do mundo.

Publicidade

13. Lemony Snicket: Uma série de desgraças

Uma produção original da Netflix que adapta a famosa série de livros The End e conta a história de três irmãos órfãos, Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, a tentar sobreviver à perseguição do Conde Olaf – interpretado por Neil Patrick Harris – que quer a fortuna das crianças. Vale muito a pena pelos cenários e guarda-roupa, que transportam a família inteira para um ambiente de sonho – neste caso, de pesadelo.

14. O Nosso Planeta

Nem só de desenhos animados fofinhos vive a Netflix infantil. O Nosso Planeta é uma série de oito episódios para maiores de sete anos com paisagens de cortar a respiração e imagens incríveis de animais raros. A mensagem está lá e é bem séria: o impacto do Homem no habitat natural destas espécies é irrecuperável – e está nas mãos dos miúdos tornar o nosso planeta um lugar melhor para todos (sobre)viverem.

Publicidade

15. O Príncipe Dragão

Esta série de fantasia de animação foi criada para a Netflix por Aaron Ehasz e Justin Richmond e produzida pela companhia Wonderstorm. Com três temporadas disponíveis, conta como os irmãos e príncipes humanos Callum e Ezran começam uma inesperada parceria com Rayla, uma elfa assassina enviada para matá-los, para encontrarem paz para os seus reinos em guerra.

16. Os Últimos Miúdos Na Terra

Baseado na série de livros homónima, que conta com mais de um milhão de exemplares vendidos, este original da Netflix mostra como um aguerrido adolescente orfão sobrevive ao apocalipse com a ajuda dos seus amigos, depois de zombies e monstros invadirem a sua cidade. Com três temporadas, a primeira tem apenas um episódio com pouco mais de uma hora e as seguintes têm dez episódios com cerca de 23 a 24 minutos cada.

Publicidade

17. Pachamama: Uma Aventura nos Andes

Nomeado para os prémios César, este filme de animação francês, realizado por Juan Antin, conta a história de um corajoso rapaz, que sonha ser xamã e parte numa arriscada missão para recuperar uma estátua sagrada que foi roubada da sua aldeia.

18. Pergunta aos Storybots

Como funciona um computador? Quantas espécies de animais há no mundo? Como se constipam as pessoas? Estas são algumas das perguntas (difíceis) que os miúdos têm a mania de fazer – e que nem sempre os pais sabem responder. Os pequenos Storybots estão cá para isso e tentam fazê-lo em apenas meia hora e sem dar secas às crianças. Esta série infantil mistura animação com pessoas reais – algumas delas bem conhecidas, como Snoop Dogg a interpretar um sistema operativo, Christina Applegate a fazer de dona de uma pastelaria, ou Edward Norton a encarnar um vendedor de equipamento eletrónico.

Especial Famílias

  • Miúdos

Janeiro já lá vai, mas o novo ano não perde o fôlego e oferece muitas coisas para fazer com crianças, grandes e pequenas. Para aproveitar os tempos livres da melhor maneira, reunimos mais de uma dezena de sugestões de espectáculos, de teatro, dança ou circo, concertos, oficinas criativas e exposições mais ou menos imersivas e interactivas. Com a papinha toda feita, não há desculpas: junte a família toda e comece a pensar nas coisas divertidas que querem fazer por Lisboa e arredores fora nos próximos tempos. Preparado?

 

  • Miúdos

Com um ano novinho em folha pela frente, não há desculpa para deixar de aproveitar ao máximo os fins‑de-semana em família. Se precisa de entreter as crianças até ficarem sem pilha e ser hora de voltar para a cama, mas andar na rua não é opção por culpa da meteorologia, explore outras sugestões para encher o sábado e o domingo. Há teatro, exposições e muitas outras propostas para, arriscamos escrever, todos os gostos e feitios. Só tem de escolher como os entreter. Se ficar na dúvida, não nos pergunte a nós: pergunte-lhes a eles.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade