Museu de Arte Contemporânea – Centro Cultural de Belém
© Francisco Romão Pereira

MAC/CCB – Museu de Arte Contemporânea/Centro Cultural de Belém

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A Time Out diz

Ao fim de 15 anos como Museu Colecção Berardo, o mesmo espaço, também conhecido como “módulo 3”, regressa à gestão do CCB, passando a chamar-se MAC/CCB – Museu de Arte Contemporânea/ Centro Cultural de Belém. Lá dentro, mantém-se tudo inalterado: uma viagem pelos principais movimentos artísticos dos séculos XX e XXI. A colecção estende-se por cerca de 1000 obras de mais de 500 artistas, com Marcel Duchamp, Piet Mondrian, Francis Bacon, Andy Warhol, Sol LeWitt, Fernando Botero e Andreas Gursky, entre muitos outros.

Detalhes

Endereço
MAC/CCB
Praça do Império
Lisboa
1449-003
Preço
12€/ 7€ residentes em Portugal (grátis Dom até 14.00)
Horário
Ter-Dom 10.00-18.30

Novidades

Intimidades em fuga. Em torno de Nan Goldin

Em 1985, Nan Goldin apresentava The Ballad of Sexual Dependency no MoMA, em Nova Iorque. No ano seguinte, a série fotográfica chegava na forma de livro e com o mesmo título. Composto por mais de 700 imagens, captadas entre 1979 e 1986, o trabalho permanece até hoje como um dos retratos mais íntimos da subcultura queer da Nova Iorque pós-Stonewall. A intimidade, omnipresença na lente da fotógrafa norte-americana, foi trazida para o centro da nova exposição do MAC/CCB. "Intimidades em fuga. Em torno de Nan Goldin" parte de 126 fotografias, expostas lado a lado numa única parede, procura outras reflexões em torno deste conceito através de obras de outros 35 artistas, portugueses e internacionais. MAC/CCB. Praça do Império. Ter-Dom 10.00-18.30. De 24 Out até 31 Ago. 7€ residentes (Dom até 14.00 grátis para residentes)

31 Mulheres. Uma Exposição de Peggy Guggenheim

A meio da reformulada exposição permanente do MAC/CCB, encontramos “31 Mulheres. Uma exposição de Peggy Guggenheim”. Mais do que uma homenagem à coleccionadora norte-americana, é uma referência oportuna à exposição que organizou em 1943, numa galeria de Nova Iorque – “Exhibition by 31 Women”. Documentos e fotografias de época abrem a exposição, que pode ser visitada até ao final de Junho. Estabelecido o enquadramento e apresentadas as 31 artistas que desafiaram a mentalidade patriarcal que na época vigorava até no meio artístico, a segunda sala revela alguns dos principais temas e estratégias exploradas por estas mulheres, tantas vezes votadas ao circuito das artes decorativas, como explica também Enguita. Cinco pequenos núcleos que permitem perceber o contexto e o trabalho das mulheres artistas que Peggy colocou sob o holofote. Pode ser visitada até 29 de Junho.

Uma deriva atlântica. As artes do século XX

“Uma deriva atlântica. As artes do século XX” é o título da nova exposição permanente do MAC/CCB, sob a alçada do Estado desde o final de 2022. A Colecção Berardo continua a ser predominante. Abre-se espaço, no entanto, para outros espólios em depósito, obras convidadas, mas sobretudo para uma nova leitura da produção artística ocidental, ao longo de quase sete décadas do século passado. A viagem começa em 1909 e estende-se até 1977. Os cubistas, dos fundadores Picasso e Braque aos seus grandes difusores Robert Delaunay, Fernand Léger e os irmãos Duchamp, ocupam a primeira sala, juntamente com futuristas, dadaístas e expressionistas, entre eles Amadeo de Souza-Cardoso e Eduardo Viana. A presença de artistas portugueses é notória. Vemos Lourdes Castro, Ana Hatherly, Helena Almeida, Vieira da Silva, Eduardo Batarda, Almada Negreiros, José de Guimarães, entre muitos outros. O eixo Paris-Nova Iorque continua a ser imprescindível para seguir os passos dos grandes movimentos artísticos. Contudo, a nova exposição permanente desce ao Atlântico Sul apresentar nomes e corpos de trabalho fora do centrismo euro-americano. Numa “abordagem crítica” de uma colecção que “fala sobretudo do Atlântico Norte”, as três curadoras propõem uma “abordagem mais inventiva e aberta”.

Interespécies

Com curadoria de Mariana Pestana, "Interespécies" marca a reabertura do Centro de Arquitectura do MAC/CCB. A exposição "reúne evidências históricas e contemporâneas do desejo humano de compreender, conectar-se e viver com outras espécies", como se lê no texto de apresentação. A arquitectura surge para lá da sua função utilitária, mas também nas suas dimensões relacional e crítica. Entre materiais de construção, videojogos, cartografias, aparelhos tecnológicos, poemas, maquetes e esculturas, a mostra aponta ainda para a dificuldade da disciplina a responder aos desafios climáticos e políticos actuais.

Chantal Akerman. Travelling

Considerada uma das dez melhores exposições de 2024 pela revista de arte Frieze, "Chantal Akerman. Travelling" é uma viagem pelo percurso da cineasta, escritora e artista belga que aterra no MAC/CCB, depois de se estrear no Bozar - Centro para as Belas-Artes, em Bruxelas. Dos primeiros filmes às últimas instalações, realizadas já em 2015, o ano da sua morte, é a primeira grande exposição em Lisboa dedicada a Akerman. Ao longo da carreira, a autora percorreu vários suportes artísticos – cinema, televisão, escrita, instalação –, mas também foram vários os cenários onde ocorreu a criação, da capital belga ao deserto mexicano. A curadoria é de Laurence Rassel.  

Cartazes sem Censura

Em vésperas de se assinalar mais um aniversário do 25 de Abril de 1974, o MAC/CCB recorda o intenso Verão Quente de 1975. No piso zero, a exposição "Cartazes sem Censura" apresenta um conjunto de materiais gráficos que marcaram uma época – "testemunhos visuais de um período de transformação política e social, resgatados dos muros e paredes onde foram originalmente afixados e preservados numa pasta de desenhos durante cinco décadas".
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